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Tecnologia na educação: um bem ou um risco?
Integrante do time de especialistas internacionais do GEM Report 2023, da Unesco, Lucia Dellagnelo comenta os principais pontos do relatório – entre eles, os processos para implementar o uso adequado da tecnologia na educação
por Lúcia Dellagnelo 1 de agosto de 2023
Lançado em 26 de julho pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o GEM Report 2023 sobre tecnologia na educação tem suscitado forte reação na comunidade educativa. Para alguns, o relatório apresenta uma visão negativa da tecnologia na educação ao destacar os riscos de aumento de desigualdade no acesso a oportunidades de aprendizagem, de empobrecimento de relações humanas e de perda de autonomia de professores e estudantes.
É preciso compreender o contexto no qual o documento foi elaborado. Após a pandemia da Covid-19, governos de vários países estão dedicando boa parte do orçamento da educação para investimentos em tecnologia. Muitos desses investimentos estão sendo realizados com base em uma visão limitada e reducionista, sem considerar os elementos necessários para que a tecnologia tenha impacto positivo na educação e consiga reduzir desigualdades educacionais que persistem em todas as partes do mundo.
A chave para entender a mensagem principal do relatório está em seu subtítulo, “Uma ferramenta nos termos de quem?”, que clama por uma maior participação da comunidade educativa na definição dos valores, princípios e processos que devem guiar o uso de tecnologia na educação. Elaborar políticas de educação digital que garantam acesso equitativo à tecnologia para todos os professores e estudantes, propondo conteúdos digitais e metodologias pedagógicas relevantes e apropriados para diferentes contextos – e contemplem formação de professores – exige competências complexas de formuladores de política e gestores de sistemas educacionais. (...)
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