segunda-feira, 18 de novembro de 2024

 in: https://porvir.org/tic-kids-online-frequencia-acesso-internet-criancas-alertas/

Freepik

Inovações em Educação

TIC Kids Online: frequência de acesso à internet por crianças gera novos alertas

                 

Pesquisa destaca a importância de discutir publicidade e enfatiza o papel das parcerias na promoção de um uso seguro da internet por crianças e adolescentes

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 29 de outubro de 2024

Com 93% da população brasileira de 9 a 17 anos sendo usuária da internet, seja pelo celular, computador ou, cada vez mais cedo, pela televisão, entender os hábitos e os riscos online aos quais estão expostos — muitas vezes quando estão sozinhos, trancados em seus próprios quartos — tem sido um ponto de atenção para pesquisadores, famílias e educadores. A pesquisa TIC Kids Online, conduzida pelo Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), departamento do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), trouxe novos dados que ajudam a entender esse cenário. A edição 2024 do levantamento revela, por exemplo, que cerca de 40% dos jovens de 11 a 17 anos não conseguem reconhecer conteúdos patrocinados, indicando uma lacuna nas habilidades digitais necessárias para uma navegação crítica e segura.

 O que sabemos sobre o uso (e a proibição) de celular nas escolas

Esse contato com conteúdos personalizados por algoritmos tem ocorrido em idades em que o cadastro nas plataformas ainda não é permitido. Plataformas digitais, como o YouTube, são amplamente utilizadas por jovens de 9 a 12 anos, mas muitos encontram dificuldades para identificar conteúdos publicitários, como vídeos de unboxing (nos quais uma pessoa abre a embalagem de um produto e compartilha sua experiência) e materiais voltados à venda de produtos. Essa dificuldade se torna ainda maior quando esses conteúdos estão “disfarçados” entre vídeos de entretenimento que facilmente prendem a atenção de crianças e adolescentes.

Em 2024, a pesquisa investigou, pela primeira vez, a frequência de uso das plataformas digitais por essa faixa etária. O estudo revelou, por exemplo, que 70% dos usuários de 9 a 17 anos utilizam o WhatsApp regularmente, sendo que 53% acessam a plataforma várias vezes ao dia. O YouTube, o Instagram e o TikTok também têm altas taxas de uso, o que reforça o papel central das redes sociais na rotina dos jovens.

Frequência de uso “várias vezes ao dia” 

ou “todos os dias/quase todos os dias”, por faixa etária:

Crianças de 9 a 10 anos
YouTube: 70%
WhatsApp: 52%
TikTok: 34%
Instagram: 23%

Crianças de 11 a 12 anos
YouTube: 71%
WhatsApp: 52%
Instagram: 42%
TikTok: 41%

Adolescentes de 13 a 14 anos
WhatsApp: 73%
Instagram: 78%

Adolescentes de 15 a 17 anos
WhatsApp: 91%
Instagram: 81%

Perfil próprio em plataformas digitais – usuários de 9 a 17 anos
WhatsApp: 69%
Instagram: 63%
TikTok: 45%
YouTube: 42%
Facebook: 19%
Discord: 8%
X (antigo Twitter): 7%

Percepção sobre uso de redes sociais
72% acreditam que podem usar redes sociais sozinhos.
Apenas 57% dos responsáveis compartilham essa percepção.

(...) 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Berta Isla - Javier Marías

CAMÕES

 V CENTENÁRIO DE CAMÕES! CAMÕES, ENGENHO E ARTE! Participa...