sexta-feira, 3 de maio de 2013

Projetos de Recomendação - Listas A, B, C, D e E

Projeto de recomendação - 10º B – Lista C



1ª Medida – Eliminação das provas de avaliação

Argumentos:

A realização destas provas aferidas requer tempo de aula ou tempo numa tarde que deveria estar ocupada com atividades extra-curriculares (ex. Desporto escolar, projetos de cidadania, entre outros), trabalhos de grupo ou o próprio tempo de estudo dos alunos.

2ª Medida – Reformulação da regra dos telemóveis

Argumentos:

Pedido à diretora da escola para que dê responsabilidade aos alunos para utilizar o telemóvel no recinto escolar e polivalente, tal como foi permitido aos docentes na sala de professores e aos funcionários na sala de pessoal.

Chamamos, igualmente, a atenção para o facto de que a 3ª infração desta regra corresponde a 3 dias de suspensão, punição igual à de posse de droga ou consumo de substâncias aditivas (drogas, álcool, tabaco) dentro do recinto escolar.

Os alunos deverão ser sensibilizados para a responsabilidade e não utilização dos telemóveis na sala de aula, através da divulgação por panfletos, comunicados, palestras, etc., sempre com o objetivo de incentivar a responsabilidade cívica e ética dos alunos.

3ª Medida - Reformulação dos critérios de avaliação

Argumentos:

Os critérios de avaliação deverão ser melhorados, visto que as atitudes na sala de aula (comportamento, pontualidade, assiduidade, material, etc.) têm um valor muito mais baixo, este ano letivo, em relação aos testes de avaliação. Se as atitudes tivessem um peso maior, o sentido de responsabilidade dos alunos seria maior, tornando-os pessoas melhores, visto que a formação cívica é um dos principais objetivos da educação.

Para além disso, os momentos de avaliação têm datas muito próximas, o que não permite a preparação adequada dos alunos. Necessidade de ainda uma melhor organização na calendarização dos testes e trabalhos avaliativos.

4ª Medida – Alteração do pão servido no bar

Argumentos:

Os pães servidos no bar são de difícil ingestão e digestão e deveria ser feito um esforço para adquirir pães de qualidade superior para o bar. Caso esta medida fosse concretizada, as receitas iriam aumentar, havendo um maior lucro, permitindo a concretização de vários projetos específicos/ particulares do agrupamento.

A Comissão Eleitoral

02/05/13

Inês Aguiar

Projetos de Recomendação - Listas A, B, C, D e E

Projeto de Recomendação – 10º A – Lista B


1) Melhoria das condições dos bens alimentares do bar;

2) Melhoramento das condições sanitárias – Substituição das torneiras;

3) Eliminação das provas de aferição internas;

4) Acesso livre aos programas relacionados com a educação;

5) Eliminar a ordem de serviço nº8 de utilização de telemóveis no recinto escolar, tendo em conta a Lei nº 51/2012, de 5 de setembro.

Argumentos:

1) Os alunos fazem a maioria das suas refeições fora do recinto escolar, em primeiro lugar pela má qualidade do pão disponibilizado à comunidade escolar, e por outro lado pela deficiente organização de filas no bar da escola, mesmo tendo em atenção o limitado número de funcionários;

2) Mau funcionamento das instalações sanitárias, como por exemplo: torneiras, portas e autoclismos. Inexistência de produtos que possam melhorar a higiene de certos ambientes, como por exemplo: “mata-moscas” ou ambientadores;

3) A realização de provas de aferição interna é considerada por nós uma perda de tempo que poderia ser utilizado para outros fins educativos. A existência destas implica um ritmo de ensino mais acelerado, inibidor da consolidação de aprendizagens em função da pressão psicológica imposta;

4) Acesso mínimo a programas que possam beneficiar a educação dos alunos, tais como: Photoshop, Adobe, entre outros, a disponibilizar nos computadores das salas de aula e dos centros de recursos existentes no agrupamento;

5) De acordo com a Lei geral do Estatuto do Aluno, a proibição de não se fazer transportar ou utilizar equipamentos tecnológicos (telemóveis) deve continuar a ser respeitada, uma vez que se trata de um dever definido legalmente, no entanto, defendemos uma utilização destes equipamentos fora das salas de aulas e blocos, tendo em conta, não só os casos execionais de urgência, mas também o uso responsável e cívico dos mesmos.

A Comissão Eleitoral (Inês Aguiar)

02/05/13

Projetos de Recomendação - Listas A, B, C, D e E

Projeto de Recomendação – 10º C – Lista A



1º - Anulação da ordem de serviço nº8 (telemóveis)

Permissão para a utilização dos equipamentos electrónicos no recinto escolar, sendo os alunos responsáveis pelos mesmos e pelos seus actos, não tendo a comunidade escolar quaisquer encargos com tais equipamentos, tal como está escrito no regulamento interno da escola;

2º - Melhorar a qualidade do pão e dos serviços de organização do bar da escola

Melhoramento da qualidade do pão e do serviço de organização do bar, com intenção de melhorar as receitas da escola, apelando a uma alimentação controlada e mais equilibrada dos alunos, que fazem as suas refeições na escola. Quanto ao serviço de organização, apelamos à disponibilização de um segundo computador para melhorar a eficácia do atendimento do bar;

3º - Eliminação das provas de aferição internas

Apelamos à eliminação das provas de aferição internas da escola, uma vez que os alunos já realizam testes intermédios, provenientes do Ministério da Educação e Ciência, para a preparação dos exames nacionais. Face ao exposto, não faz sentido haver mais um elemento de avaliação que exija um maior esforço psicológico por parte dos alunos e dos professores. Estes passaram também a dispensar parte do seu tempo reduzido para cumprir o programa lectivo da disciplina, na vigilância de provas, o que se torna prejudicial, não só para os professores, como igualmente para os alunos, no seu aproveitamento escolar.



A Comissão Eleitoral

30/04/13

Inês Aguiar

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Páginas de Cidadania na BE da ESLA - 10º D





 

A turma D, de 10º ano começou já a preparar a sua campanha eleitoral... parabéns!!!!
Amanhã, este centro de recursos divulgará todos os projetos de recomendação ... Já falta pouco!!!!

Páginas de Cidadania na BE da ESLA - 10º F






Mais uma turma que finaliza o seu projeto de recomendação ... muito orgulhosa, face ao empenho e trabalho de cidadania demonstrados!!!!Parabéns!!!

Newsletter nº 23 da BE da ESLA - maio



Sugestões da tua BE - maio

À descoberta dos Clássicos … Jean Baptiste Racine (La Ferté-Milon, Aisne, 22 de dezembro de 1639 - Paris, 21 de abril 1699)



Dramaturgo e poeta francês, mestre da tragédia clássica francesa, Jean Racine nasceu a 21 de dezembro de 1639, em La Ferté, e morreu a 21 de abril de 1699, em Paris. Embora com algumas pequenas peças já escritas, foi Andromaque, representada em 1667, que assegurou a sua reputação. Seguiram-se Britannicus (1669), Bérénice (1670), Bajazet (1672), Iphigénie (1674) e Phèdre (1677). Escreveu ainda dramas religiosos: Esther (1689) e Athalie (1691). O seu teatro, que procura corresponder aos cânones da tragédia grega, expõe o drama de seres possuídos por uma paixão capaz de os destruir.

Jean Racine (1639-1699), seguramente, é um dos grandes mestres do teatro moderno e, em conjunto com Shakespeare, com Corneille e com Molière, representa até hoje referência obrigatória para aqueles que desejam reconstituir a trajetória das artes dramáticas do ocidente.

Pouco ou quase nada se fala de sua habilidade em reciclar as obras da Antiguidade Clássica greco-latina em prol de uma nova arte dramática que surge a partir do renascimento e que se desenvolve até os dias de hoje. A capacidade de “reciclar” ou, simplesmente, “aludir” não é nova, como podem imaginar alguns que se debruçam, sistematicamente, sobre a tão propalada e reverenciada intertextualidade, pedra de toque da pós-modernidade.

Durante muito tempo, mormente no período romântico, muitos autores foram taxados de pouco originais e, até mesmo, de plagiadores por tomarem motivos das práticas letradas da Antiguidade Clássica e os colocarem a serviço de uma poética inovadora. Tal vitupério, contudo, não possuía e não possui escopo teórico algum, pois o que faziam, ao tratar o manancial poético antigo, nada mais era do que aplicar determinados conceitos retóricos antigos dentro do processo de invenção (inuentio) que, entre outras coisas, previa o reaproveitamento de temas, segundo categorias próprias à paidéia coetânea do produto pretendido.

Tais inferências críticas, no entanto, soam hoje absolutamente anacrónicas. Racine, portanto, a partir das disputas simétricas entre Orestes e Pirro, os discursos fluviais de Agripina, as súplicas apaixonadas de Burrhus e as acusações de Ulisses, além de representar uma tradição clássica que, aparentemente, definhará nos estertores do século XVIII, contribui como êmulo, apropriando-se de desenhos antigos para retratar a alma do homem de seu século e uma cultura francesa do século XVII.

Vem à tua BE e … Deixa-te seduzir por Racine … Mestre da Tragédia Clássica Francesa!

Berta Isla - Javier Marías

Dia internacional dos Museus

  O Dia Internacional dos Museus , celebrado anualmente a 18 de maio, foi organizado pela primeira vez em 1977, pelo ICOM (International Cou...