sexta-feira, 17 de maio de 2024

Dia internacional dos Museus

 


O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi organizado pela primeira vez em 1977, pelo ICOM (International Council of Museums), com o objetivo de sensibilizar a sociedade civil para a importância dos museus enquanto meio fundamental de intercâmbio e enriquecimento de culturas, desenvolvimento da compreensão mútua, cooperação e paz entre os povos.

Todos os anos, o ICOM escolhe um tema específico para debater durante esta comemoração global. Este ano, o tema é “Museus para a Educação e a Investigação”. O tema deste ano é de enorme relevância, tendo em conta a necessidade de a sociedade ter consciência do papel fundamental da educação no combate a alguns dos desafios mais prementes da atualidade, tais como, a desigualdade social e a iliteracia patrimonial.

Celebra-se este ano, também no mesmo dia, a Noite Europeia dos Museus, uma iniciativa criada em 2005, pelo Ministério da Cultura de França, e que rapidamente alastrou por diversos países, permitindo aos visitantes usufruírem de uma experiência cultural diferente em período noturno e participarem nas múltiplas atividades promovidas pelos Museus.

Em cada ano, multiplicam-se os museus que participam nas comemorações, através da realização de múltiplas atividades dirigidas aos mais diferentes tipos de público. Em Portugal são muitas as iniciativas em Museus e Fundações e que os abrem de forma muito especial ​a todos.

Assim, convidamos toda a comunidade educativa a visitar os nossos museus em Portugal ou, não sendo possível presencialmente, visitarem de forma virtual os museus da vossa preferência.

Bom dia dos Museus e boa visita!

Pode consultar, no seguinte link, toda a calendarização e eventos disponíveis:

https://dim.museusemonumentospt.pt/


Alguns sites com diversas sugestões:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Berta Isla - Javier Marías

 in: https://www.escolamais.com/inteligencia-emocional-na-educacao/   Qual a importância da inteligência emocional na educação? A  intel...