in: https://porvir.org/tic-kids-online-frequencia-acesso-internet-criancas-alertas/
TIC Kids Online: frequência de acesso à internet por crianças gera novos
alertas
Pesquisa destaca a importância de discutir publicidade e enfatiza o papel
das parcerias na promoção de um uso seguro da internet por crianças e
adolescentes
por Vinícius de Oliveira 29 de outubro de 2024
Com 93% da população brasileira de 9 a 17 anos sendo usuária da internet,
seja pelo celular, computador ou, cada vez mais cedo, pela televisão, entender
os hábitos e os riscos online aos quais estão expostos — muitas vezes quando estão sozinhos, trancados em seus próprios quartos —
tem sido um ponto de atenção para pesquisadores, famílias e educadores. A
pesquisa TIC Kids Online, conduzida pelo Cetic.br (Centro Regional de Estudos
para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), departamento do NIC.br
(Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), trouxe novos dados que ajudam
a entender esse cenário. A edição 2024 do levantamento revela, por exemplo, que
cerca de 40% dos jovens de 11 a 17 anos não conseguem reconhecer conteúdos
patrocinados, indicando uma lacuna nas habilidades digitais necessárias para
uma navegação crítica e segura.
O que sabemos sobre o uso (e a proibição) de celular nas
escolas
Esse contato com conteúdos personalizados por algoritmos tem ocorrido em
idades em que o cadastro nas plataformas ainda não é permitido. Plataformas
digitais, como o YouTube, são amplamente utilizadas por jovens de 9 a 12 anos,
mas muitos encontram dificuldades para identificar conteúdos publicitários,
como vídeos de unboxing (nos quais uma pessoa abre a embalagem de um produto e
compartilha sua experiência) e materiais voltados à venda de produtos. Essa dificuldade
se torna ainda maior quando esses conteúdos estão “disfarçados” entre vídeos de
entretenimento que facilmente prendem a atenção de crianças e adolescentes.
Em 2024, a pesquisa investigou, pela primeira vez, a frequência de uso das
plataformas digitais por essa faixa etária. O estudo revelou, por exemplo, que
70% dos usuários de 9 a 17 anos utilizam o WhatsApp regularmente, sendo que 53%
acessam a plataforma várias vezes ao dia. O YouTube, o Instagram e o TikTok
também têm altas taxas de uso, o que reforça o papel central das redes sociais
na rotina dos jovens.
Frequência de uso “várias vezes ao dia” ou “todos os dias/quase todos os dias”, por faixa etária: |
Crianças de 9 a 10 anos YouTube: 70% WhatsApp: 52% TikTok: 34% Instagram: 23%
YouTube: 71% WhatsApp: 52% Instagram: 42% TikTok: 41% Adolescentes de 13 a 14 anos WhatsApp: 73% Instagram: 78% Adolescentes de 15 a 17 anos WhatsApp: 91% Instagram: 81% Perfil próprio em plataformas digitais – usuários de 9 a 17 anos WhatsApp: 69% Instagram: 63% TikTok: 45% YouTube: 42% Facebook: 19% Discord: 8% X (antigo Twitter): 7% Percepção sobre uso de redes sociais 72% acreditam que podem usar redes sociais sozinhos. Apenas 57% dos responsáveis compartilham essa percepção.
|