sexta-feira, 3 de maio de 2013

MIXÓRDIA DE TEMÁTICAS - História da Filosofia em folclore - Ricardo Araújo Pereira



Mixórdia de temáticas, Ricardo Araújo Pereira
História da Filosofia em folcklore:
Immanuel Kant - http://www.youtube.com/watch?v=isaWtTT1UaA ... Clique e surpreenda-se!!!

Maquetes de Torres de Vigia - 9º anos













Orientados brilhantemente pelas professoras Lia Lamarão e Marta Castro, Educação Visual, este foi o resultado dos trabalhos realizados e expostos na BE da ESLA ...Belo!

Preparação da Campanha Eleitoral - 10º C - Lista A











Vale a pena trabalhar com alunos tão empenhados ... obrigada!

Projetos de Recomendação - Listas A, B, C, D e E - Páginas de Cidadania na BE da ESLA

Projeto de recomendação 10ºF – Lista E


1ª- Eliminação da ordem de serviço nº 8,tendo em conta a alínea r, do artigo 10º do Estatuto do Aluno.

2ª-Melhoria da qualidade da comida do buffet.

3ª- Abertura dos balneários exteriores para todas as turmas no decorrer das atividades letivas.

4ª-Mudança dos tempos de aula de 50 para 45 minutos.

Argumentos/razões para justificarem as medidas.

1ª- De acordo com o estatuto do aluno no artigo 10º, Secção II dos Deveres dos Alunos, alínea r, onde se inibe o uso de telemóveis nos locais onde decorram aulas ou outras atividades formativas. Como tal, a lei geral não proíbe o uso de telemóveis ou equipamentos tecnológicos no recinto escolar. Em segundo lugar, gostaríamos que essa responsabilidade fosse dos próprios alunos (somos a favor de uma educação e não de uma proibição).

2ª- A qualidade de alguns produtos alimentares disponibilizados no buffet deveria ser melhorada, uma vez que se tem verificado a diminuição do consumo, pelo facto do pão não permitir uma fácil ingestão e digestão.


3ª- Uma vez que na atividade física é fundamental, é-nos útil a abertura dos balneários para nos equiparmos e podermos aproveitar melhor o tempo desta disciplina. Gostaríamos que esta abertura fosse assegurada pelos delegados de turma do secundário.


4ª Considera-se oportuna a alteração dos tempos letivos de 50 m para 45 m, uma vez que seria facilitadora de uma melhor organização do horário escolar, permitindo-nos a saída diária da escola mais cedo e respetiva melhoria do aproveitamento escolar.



A Comissão Eleitoral

02/05/13

Inês Aguiar

Projetos de Recomendação - Listas A, B, C, D e E

Projeto de recomendação – 10ºD – Lista D


Medidas:

1ª- Eliminação da ordem de serviço número 8 e respetiva autorização da sua utilização dentro do recinto escolar, tendo em conta a sua proibição dentro da sala de aula.

2ª- Melhoria nos alimentos e produtos servidos no bar e refeitório.

3ª- Prolongamento dos dias disponíveis aos alunos para atividades extra curriculares e visitas de estudo - até 5 dias úteis.

4ª- Suprimento da proibição da presença dos alunos nas salas de aulas ou blocos fora do horário de aulas.

5ª- Eliminação das provas de aferição.

6ª- Desinfestação de insetos à porta e dentro dos blocos.

Argumentos:

1ª medida

- Relativamente ao uso do telemóvel no recinto escolar, os alunos, em geral, deveriam ter o direito de o poder utilizar no recinto escolar, pois isso não prejudica o aproveitamento e funcionamento escolar.



2ª medida

- Tendo em conta a pouca variedade de alimentos e outros produtos disponibilizados no bar, entendida por parte dos docentes e discentes, apelamos para a melhoria / qualidade dos mesmos, tanto no bar como no refeitório, em particular o pão, devido à sua consistência de difícil deglutição e digestão, mesmo tendo em conta as orientações enviadas pelo Ministério da Educação e Ciência.

3ª medida

- Quanto a visitas de estudo acreditamos que cada aluno por si só devia ter a autonomia de usufruir até cinco dias úteis.

4ª medida

- Uma vez que grande parte da escola é rodeada por árvores de diferentes tipos, consequentemente surgem alergias às quais os alunos estão sujeitos, daí a necessidade de permanecer nos blocos e salas de aula nos intervalos. Por outro lado, deve ter-se também em conta as condições meteorológicas, nem sempre favoráveis à permanência dos discentes fora dos blocos.

5ª medida

- Na medida em que nós, como alunos estamos sujeitos a testes e exames, as provas de aferição subcarregam-nos tal como aos professores, influenciando a nossa dinâmica e aproveitamento escolares.

6ª medida

- Abordamos também a falta de salubridade na escola. À entrada dos blocos deparamo-nos diariamente com enxames de insetos e recentemente podemos encontrá-los também nas salas de aula. Sugerimos a instalação de “Mata moscas elétricos” para o bem - estar comum e higiene de todos.



A Comissão Eleitoral

02/05/13

Inês Aguiar



Projetos de Recomendação - Listas A, B, C, D e E

Projeto de recomendação - 10º B – Lista C



1ª Medida – Eliminação das provas de avaliação

Argumentos:

A realização destas provas aferidas requer tempo de aula ou tempo numa tarde que deveria estar ocupada com atividades extra-curriculares (ex. Desporto escolar, projetos de cidadania, entre outros), trabalhos de grupo ou o próprio tempo de estudo dos alunos.

2ª Medida – Reformulação da regra dos telemóveis

Argumentos:

Pedido à diretora da escola para que dê responsabilidade aos alunos para utilizar o telemóvel no recinto escolar e polivalente, tal como foi permitido aos docentes na sala de professores e aos funcionários na sala de pessoal.

Chamamos, igualmente, a atenção para o facto de que a 3ª infração desta regra corresponde a 3 dias de suspensão, punição igual à de posse de droga ou consumo de substâncias aditivas (drogas, álcool, tabaco) dentro do recinto escolar.

Os alunos deverão ser sensibilizados para a responsabilidade e não utilização dos telemóveis na sala de aula, através da divulgação por panfletos, comunicados, palestras, etc., sempre com o objetivo de incentivar a responsabilidade cívica e ética dos alunos.

3ª Medida - Reformulação dos critérios de avaliação

Argumentos:

Os critérios de avaliação deverão ser melhorados, visto que as atitudes na sala de aula (comportamento, pontualidade, assiduidade, material, etc.) têm um valor muito mais baixo, este ano letivo, em relação aos testes de avaliação. Se as atitudes tivessem um peso maior, o sentido de responsabilidade dos alunos seria maior, tornando-os pessoas melhores, visto que a formação cívica é um dos principais objetivos da educação.

Para além disso, os momentos de avaliação têm datas muito próximas, o que não permite a preparação adequada dos alunos. Necessidade de ainda uma melhor organização na calendarização dos testes e trabalhos avaliativos.

4ª Medida – Alteração do pão servido no bar

Argumentos:

Os pães servidos no bar são de difícil ingestão e digestão e deveria ser feito um esforço para adquirir pães de qualidade superior para o bar. Caso esta medida fosse concretizada, as receitas iriam aumentar, havendo um maior lucro, permitindo a concretização de vários projetos específicos/ particulares do agrupamento.

A Comissão Eleitoral

02/05/13

Inês Aguiar

Projetos de Recomendação - Listas A, B, C, D e E

Projeto de Recomendação – 10º A – Lista B


1) Melhoria das condições dos bens alimentares do bar;

2) Melhoramento das condições sanitárias – Substituição das torneiras;

3) Eliminação das provas de aferição internas;

4) Acesso livre aos programas relacionados com a educação;

5) Eliminar a ordem de serviço nº8 de utilização de telemóveis no recinto escolar, tendo em conta a Lei nº 51/2012, de 5 de setembro.

Argumentos:

1) Os alunos fazem a maioria das suas refeições fora do recinto escolar, em primeiro lugar pela má qualidade do pão disponibilizado à comunidade escolar, e por outro lado pela deficiente organização de filas no bar da escola, mesmo tendo em atenção o limitado número de funcionários;

2) Mau funcionamento das instalações sanitárias, como por exemplo: torneiras, portas e autoclismos. Inexistência de produtos que possam melhorar a higiene de certos ambientes, como por exemplo: “mata-moscas” ou ambientadores;

3) A realização de provas de aferição interna é considerada por nós uma perda de tempo que poderia ser utilizado para outros fins educativos. A existência destas implica um ritmo de ensino mais acelerado, inibidor da consolidação de aprendizagens em função da pressão psicológica imposta;

4) Acesso mínimo a programas que possam beneficiar a educação dos alunos, tais como: Photoshop, Adobe, entre outros, a disponibilizar nos computadores das salas de aula e dos centros de recursos existentes no agrupamento;

5) De acordo com a Lei geral do Estatuto do Aluno, a proibição de não se fazer transportar ou utilizar equipamentos tecnológicos (telemóveis) deve continuar a ser respeitada, uma vez que se trata de um dever definido legalmente, no entanto, defendemos uma utilização destes equipamentos fora das salas de aulas e blocos, tendo em conta, não só os casos execionais de urgência, mas também o uso responsável e cívico dos mesmos.

A Comissão Eleitoral (Inês Aguiar)

02/05/13

Berta Isla - Javier Marías

CAMÕES

 V CENTENÁRIO DE CAMÕES! CAMÕES, ENGENHO E ARTE! Participa...