segunda-feira, 14 de outubro de 2019



 Portal do Bibliotecario
Portal do Bibliotecário

http://portaldobibliotecario.com/biblioteca/definicao-de-biblioteca-escolar/?fbclid=IwAR2ccwCheZpXQh8f5BoOhNzv0rzJyx56L3uO3KU0iFbyn4yQFUVl7mDcwWs
Profissão, concursos, trabalho, inovação, biblioteca, educação, informação, conhecimento, notícias tudo sobre o universo da Biblioteconomia você encontra aqui.
 agosto 26, 2019
Definição de Biblioteca Escolar
 
A biblioteca escolar é entendida como espaço de aprendizagem e tem por objetivo fomentar a leitura, possibilitar o acesso, promover situação de contato com a leitura a todos os educandos, tornando uma alternativa de inclusão social. De acordo com Andrade (2005), todos os recursos devem ser mobilizados, a fim que as crianças e os jovens tenham acesso ao conhecimento, que possibilitará a inserção social e a realização humana.
Para Andrade (2005) a biblioteca, por ser uma instituição milenar e que durante séculos garantiu a sobrevivência dos registros do conhecimento humano, apresenta na atualidade seu potencial reconhecido como como espaço de mediação do processo de formação de leitores e integrante fundamental no processo educacional. Sabemos que as bibliotecas têm a função que ultrapassa a ação de arquivamento, pois contribui de modo efetivo na formação leitora de crianças e jovens, em que a informação e conhecimento assumem destaque central.
Para Pimentel (2007, p.22) as bibliotecas podem ser classificas como: escolar, especializada, infantil, pública e nacional. A autora apresenta algumas características de como deve ser o espaço da biblioteca escolar, o que nem sempre é concebido na execução do projeto. Por isso, muitas das vezes, elas funcionam em espaços inadequados. Desta forma, necessita-se de soluções criativas para torná-la um ambiente adequado, ou ao menos razoável, para atender ao público:“O ideal é que as instalações da biblioteca fossem abrigadas em um prédio próprio, projetado para esse fim, em local de pouco barulho e de fácil acesso às pessoas”.
Pereira (2006) concebe a biblioteca escolar como laboratório de autoaprendizagem. Pois oferece aos seus usuários diversos materiais bibliográficos (bem como não bibliográficos) e propicia aos estudantes conhecer várias informações diversificadas que contribuem para o processo de aprendizagem, de alfabetização, de ampliação da atividade de leitura, da formação de leitores autônomos. Assim, promove o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos alunos.
Você também pode gostar:
De acordo com Pimentel, Bernardes e Costa (2007), o espaço da biblioteca escolar deve ser concebido como um espaço dinâmico e indispensável na formação do cidadão. Ela abrirá, no ensino básico, os caminhos que despertem nos alunos a curiosidade, o senso crítico e os tornarão cidadãos plenos. Diante disso, o espaço da biblioteca escolar não deve se resumir a lugar de realização de atividades pedagógicas configuradas como aula, servindo de espaço de punição a tarefas não realizadas ou limitação à realização de pesquisas. Torna-se importante pensar na biblioteca escolar como “[…] um espaço perfeito para que todos nela atuam possam utilizá-la como uma fonte de experiência, exercício da cidadania e formação para toda a vida”. (PIMENTEL; BERNARDES E COSTA, 2007, p.25)
Os autores compreendem que a biblioteca escolar faz a junção entre salas de aula e o currículo escolar e está intrinsecamente ligada ao processo de ensino-aprendizagem que, além de promover a leitura e uma gama de informações, propiciará ações para atender à comunidade, o que permite construir elos propícios para a formação cidadã. O fato das bibliotecas estarem localizadas em escolas e serem organizadas para integrarem-se com as atividades de sala de aula e no desenvolvimento do currículo escolar, de modo que “[…] funciona como um centro de recursos educativos, integrado ao processo de ensino aprendizagem, tendo como objetivo primordial desenvolver e fomentar a leitura e a informação […]”. (PIMENTEL; BERNARDES e COSTA, 2007, p.23)
Assim, a definição de biblioteca escolar parece atrelada à função que ocupa no espaçoda instituição escolar. De modo que sua função, segundo Pimentel (2007), é a de contribuir para o desenvolvimento curricular e ampliar a visão de mundo de seus usuários, tornando os cidadãos responsáveis e contribuindo, assim, para a formação integral dos sujeitos.
Tendo em vista que nem sempre leitura e biblioteca escolar são valores definidos como prioritários, o papel das bibliotecas deverá ser revisto pelo sistema de ensino e pelas escolas, transformando-as em um espaço de convivência, de debate, de reflexão e de fomento à leitura. A agenda escolar e o projeto político-pedagógico da escola, tomando a leitura e biblioteca como uma de suas prioridades, podem contribuir para alterar e definir novos objetivos para a educação. (BERENBLUM, 2009, p.33)
Neste sentido, a compreensão de biblioteca escolar como “[…] um espaço de convivência, de debate, de reflexão e de fomento à leitura”, conforme sinaliza Berenblum (2009, p.33), é fundamental para abrir a discussão sobre a biblioteca escolar e as atuações em práticas educativas. Daí um passo importante seria contemplá-la como prioridade no Projeto Político-Pedagógico, a fim de que todos que integram a instituição escolar certifiquem-se de sua função, compreendendo o que ela é, de fato, e não minimizada a um depósito de livros.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Berta Isla - Javier Marías

Evocação do dia internacional dos Direitos Humanos

Evocação do dia internacional dos Direitos Humanos Na sequência de outras sessões de cinema promovidas pela equipa da biblioteca, no dia 16 ...