Cubo Mágico faz 40 anos e ganha versão virtual no Google
Invenção do húngaro Erno Rubik, que se tornou o brinquedo mais vendido de sempre, marca presença nos «doodles» do motor de busca
Por: Redacção / AR | 2014-05-19 16:10
O Cubo Mágico, que só viria a ganhar o nome do criador em 1980, quando a Ideal Toy Corp iniciou a comercialização, era primeiramente um auxiliar de ensino. Seis faces, nove quadrados e uma cor em cada uma delas. O plano de transformá-lo em brinquedo não estava na mente de Rubik, o professor de matemática que apenas queria ajudar os alunos a compreender melhor os princípios da geometria.
Agora, comemoram-se 40 anos de invenção. O cubo tornou-se virtual e marca presença esta segunda-feira no Google, nos chamados «doodles» do motor de busca. Com o rato é possível combinar os 54 quadrados em faces da mesma cor. Com a rapidez a depender da experiência e do engenho do utilizador.
O Doodle interativo da Google é um modelo do cubo de Rubik (3x3x3) que permite ao utilizador alterar a posição das colunas de forma a fazer coincidir as cores. O utilizador consegue fazer girar o cubo muito facilmente através de simples arrastamentos horizontais e verticais com o rato.
Foi também incorporado um contador de movimentos e de tempo que permite aos utilizadores visualizarem o resultado final e depois partilhar nas redes sociais favoritas, criando uma pequena competição entre os amigos.
Se precisar de um pouco de inspiração antes de experimentar o novo Doodle da Google, veja o vídeo do holandês Mats Valk que consegue resolver o cubo de Rubik (3x3x3) em apenas 5,55 segundos!
http://www.tvi24.iol.pt/503/tecnologia/google-cubo-magico-cubo-de-rubik-geometria-tvi24-ultimas-noticias/1556110-4069.html
Sem comentários:
Enviar um comentário