terça-feira, 17 de novembro de 2015

TESTEMUNHOS DE ANTIGOS ALUNOS DA ESLA

Muito obrigado, Inês, pelas palavras e carinho... Também estarás sempre no nosso coração. 
Bem hajas.



quinta-feira, 12 de novembro de 2015


MUITO ATUAL?

in: http://bacafa.blogspot.pt/2012/04/espada-de-demostenes.html

A espada de Demóstenes.

Reza uma lenda da Grécia antiga que um cortesão vivia bajulando o tirano Dionísio, o Velho. 

Passava seu tempo falando que Dionísio era um grande homem, afortunado e poderoso. 
O nome do bajulador era Dâmocles. E a história era contada pelos grandes oradores na Roma 
antiga.


Ocorre que certo dia, de tanto ouvir o cortesão dizer que ele era o homem mais feliz do mundo
 por suas riquezas, o tirano ofereceu-se para trocar de papel com o lambe-botas. Os olhos de
 Dâmocles brilharam, e então passou a ser servido com os melhores vinhos e as melhores 
comidas pelos mais bonitos escravos e escravas, nas mais belas e confortáveis acomodações. 
E ele se refestelava no luxo que lhe era proporcionado por Dionísio.

Curtindo sua alegria e seus momentos de pompa e suntuosidade, repentinamente Dâmocles
 percebeu que sobre sua cabeça havia uma espada pendurada apenas por um finíssimo fio.
 Todo seu prazer e entusiamo foi literalmente engolido a seco. De um momento para outro,
 as raras comidas, os caríssimos vinhos, as macias almofadas, as cheirosas exóticas flores, 
os solícitos escravos ficaram em segundo plano e não mais tinham a mesma importância.

Dâmocles pensou em sair rapidamente de baixo daquela espada, cujo fio que a sustentava
 poderia arrebentar, causando um ferimento fatal em sua cabeça. Entretanto, o medo lhe 
tomou conta. Pensou que se se movimentasse poderia ele próprio causar o rompimento 
do fio e sua consequentemente morte. Seu êxtase foi trocado pela sua insegurança e preocupação.

Dionísio, então, que de bobo não tinha nada, explicou a seu amigo que era assim que se sentia
 dia após dia, justamente por conta da riqueza e poder que possuía. A todo momento 
preocupava-se de ser traído, envenenado, alvo de injúrias ou coisas que o valham. Dâmocles 
não quis mais o poder e a riqueza. Dizem que nunca mais sequer pensou em trocar de lugar
 com os poderosos.

E a expressão “a espada de Dâmocles” passou, assim, a significar um perigo iminente ou a 
preocupação que certos poderes, benefícios e vantagens nos trazem.

Pois bem. Lembrei dessa expressão quando soube das notícias envolvendo o senador
 goiano Demóstenes Torres. Não que algum dia eu tivesse acreditado nessa aura que ele 
próprio criou para si de paladino da justiça e defensor da moral política.

Lembrei-me de Demóstenes, o original, um político grego conhecido pela sua oratória, que 
inspirou e inspira muitos ainda. O Demóstenes da cidade goiana de Anicuns, porém, 
mostrou-se um estafeta de bicheiro cuja retórica cingiu-se a querer chamar a atenção por 
uma suposta defesa da hombridade política. O político que falava aos quatro ventos mal dos
 desvios de Brasília, utilizando o púpito do Senado Federal como trampolim midiático, 
quedou pelos mesmos atos que condenou. Quedou pelos mesmos atos que hipocritamente condenou. 

Demóstenes, o estelionatário da opinião pública, não perdeu somente peso. Perdeu publicamente
 sua honra. Não sei se teve tempo de ganhar o tal milhão que o bicheiro segurava. O fio que 
segurava a espada arrebentou.

Lamentável ver senador – ou juiz – amigo íntimo de contraventor preso. 

Os gregos têm muito a nos ensinar. Alguns não aprendem. No final descobrimos mesmo que a 
política se tornou uma verdadeira caixa de Pandora, dona das piores surpresas.

CONCURSOS

PARTICIPA

Começa hoje a 3.ª edição do Concurso Sitestar.pt!

Inscrições até 15 de janeiro

LOGO_PEQUENO
Com o Concurso Sitestar.pt, os alunos das escolas de Portugal Continental e regiões autónomas da Madeira e dos Açores têm a oportunidade de construir websites com o domínimio .pt, para divulgarem conteúdos relevantes nas áreas da ciência e do conhecimento, da inclusão social, das expressões artísticas e do desporto e a publicá-los de forma criativa e inovadora.
Este ano a grande surpresa do concurso consiste na possibilidade de também as escolas promoverem a criação de jornais escolares online, como meio de comunicação de divulgação de trabalhos realizados no âmbito escolar.
Com este concurso, os alunos terão ainda a oportunidade de compreender a importância da responsabilidade intelectual e legal na construção dos seus próprios conteúdos e na divulgação dos mesmos, assim como a respeitar regras de segurança, privacidade, direitos conexos e propriedade.
Em www.sitestar.pt está disponível toda a informação sobre a legislação aplicável bem como um conjunto de recomendações relativas à proteção dos direitos de propriedade intelectual e direitos conexos.
Para participar, os alunos deverão:
  1. Ler o Regulamento do Concurso;
  2. Ter entre os 14 e os 18 anos e pertencer ao ensino básico, secundário ou vias profissionalizantes;
  3. Concorrer a título individual, a pares ou em grupos de 3 alunos;
  4. Ser acompanhados de um professor responsável;
  5. Pertencer a uma escola DECOJovem;
  6. Escolher uma das 4 categorias disponíveis: Saber&Ciência, Faz a diferença!, Jovens com Talento e Notícias na Escola.
Há prémios para os melhores websites! 
Qualquer dúvida neste âmbito deve ser dirigida para sitestar@sitestar.pt.
Este concurso é uma iniciativa da DECO e do DNS.PT que conta com o apoio da DGE, GDA, IGAC, INPI, SPA, FCT e ANPRI.

REGULAMENTO
O DNS.PT e a DECO promovem a 3ª edição do Concurso Sitestar.pt, uma iniciativa nacional que convida
a comunidade educativa a desenvolver sites em português e sob domínio.pt durante o ano letivo de
2015/2016.
O concurso Sitestar.pt convida os jovens a desenvolverem e a divulgarem conteúdos relevantes nas áreas
da ciência e do conhecimento, da inclusão social, das expressões artísticas e do desporto e a publicá-los
de forma criativa e inovadora. É igualmente objetivo deste concurso dar a oportunidade às escolas de
promoverem a criação de jornais escolares online, para divulgação do trabalho realizado em âmbito escolar.
O Concurso Sitestar.pt pretende que os jovens participantes assumam a responsabilidade intelectual e legal
pelos trabalhos a concurso, aprendendo assim a respeitar as regras de segurança, privacidade, direitos
conexos e propriedade.
Em www.sitestar.pt está disponível toda a informação sobre a legislação aplicável bem como um conjunto
de recomendações relativas à proteção dos direitos de propriedade intelectual e direitos conexos. Qualquer
dúvida neste âmbito deve ser dirigida para sitestar@sitestar.pt.
INTRODUÇÃO
O Concurso Sitestar.pt destina-se aos alunos do Ensino Básico, Ensino Secundário e Vias Profissionalizantes,
com idades entre os 14 e 18 anos. Podem concorrer alunos de estabelecimentos de ensino públicos e privados
de Portugal Continental e Regiões Autónomas, desde que aderentes ao projeto DECOJovem.
A DECOJovem é um projeto de educação do consumidor da DECO. Para obter mais informação e aderir,
visite www.decojovem.pt *
*Não existem quaisquer custos de adesão à DECOJovem.
PÚBLICO-ALVO
OBJETIVOS
• Promover a literacia para os media digitais junto dos jovens;
• Incentivar os jovens a utilizar a Internet e as suas ferramentas e também a criar sites
enquanto editores e participantes ativos no desenvolvimento da internet;
• Alertar os jovens enquanto consumidores para os seus direitos e deveres na área do digital;
• Divulgar conteúdos e ideias inovadoras dos jovens e das escolas;
• Promover o TLD nacional (extensões .pt), demonstrando as vantagens de ter um domínio .pt, a marca
de Portugal na Internet.
Serão aceites a concurso sites que se enquadrem dentro das seguintes categorias:
CATEGORIA 1 - SABER & CIÊNCIA: contempla a criação de sites sobre as diferentes áreas da ciência
e do conhecimento em que os alunos tenham especial interesse para partilha de saberes, de experiências
e de trabalhos. Nesta categoria é também possível integrar a criação de sites de clubes que fazem
parte das escolas.
CATEGORIA 2 – FAZ A DIFERENÇA!: contempla o desenvolvimento de sites que divulguem iniciativas
de voluntariado e inclusão social onde os jovens se encontrem envolvidos. Nesta categoria é também
possível integrar a criação de sites de clubes que fazem parte das escolas.
CATEGORIA 3 – JOVENS COM TALENTO: contempla a criação de sites dedicados à expressão artística
(música, teatro, pintura, etc.) assim como, atividades desportivas em que os jovens participem e que
desejem promover. Nesta categoria é também possível integrar a criação de sites de clubes que façam
parte das escolas.
CATEGORIA 4 – NOTICIAS NA ESCOLA: contempla a criação de jornais escolares online de divulgação
do trabalho realizado em contexto escolar. Nesta categoria será avaliada a plataforma online do
jornal. Não serão aceites jornais em formato digital.
CATEGORIAS DO CONCURSO
Podem concorrer equipas compostas por alunos (1 a 3 alunos) e por um professor que ficará responsável
pela inscrição e acompanhamento da equipa.
É possível a participação de várias equipas do mesmo estabelecimento de ensino, podendo um mesmo
professor responsável inscrever-se com mais do que uma equipa.
Cada equipa pode candidatar-se com mais do que um projeto, desde que em categorias diferentes.
QUEM PODE CONCORRER
Para participar no concurso, o professor responsável deverá seguir os seguintes passos:
Aceder à plataforma www.escolas.decojovem.pt e confirmar se a escola que representa pertence à rede
DECOJovem. Caso esta ainda não pertença à rede de escolas DECOJovem, deverá registar a escola para
poder participar com os seus alunos no Concurso Sitestar.pt;
Depois de se registar e iniciar sessão na plataforma www.escolas.decojovem.pt, escolha a opção Sitestar3
e registe a(s) equipa(s) participantes no concurso na área Equipas;
Até ao dia 15 de janeiro de 2016 terão que ser apresentadas as propostas de ideia de sites. Para tal, o
professor responsável deve aceder à área Paticipações, na plataforma www.escolas.decojovem.pt e
preencher a Proposta de ideia para cada um dos sites a submeter a concurso, indicado os seguintes dados:
• Nome da equipa e categoria a que concorrem;
• Título do site;
• Endereço pretendido (.PT)
• Memória descritiva:
- Enquadramento e justificação (até 1 000 caracteres);
- Objetivos do projeto (até 500 caracteres),
- Destinatários (até 250 caracteres)
- Apresentação detalhada do projeto: descrição dos conteúdos e sua importância (até 1 500 caracteres),
estrutura do site (até 1 000 c aracteres); calendário e execução (até 750 caracteres) e parcerias (até 250
caracteres);
- Descrição das tarefas que ficarão afetas a cada membro da equipa (até 750 caracteres).
A proposta de ideia tem como objetivo facilitar o planeamento e organização do trabalho a desenvolver
pelas equipas e deve ser explicativo de cada site que se pretende produzir e submeter a concurso. O seu
preenchimento é obrigatório para posterior submissão do site a concurso.
COMO PARTICIPAR
O Concurso Sitestra.pt irá decorrer em 2 fases:
1ª FASE // Prazo: 15 de janeiro de 2016
APRESENTAÇÃO DA IDEIA DE SITE
Serão aprovados um máximo de 120 projetos que passam à 2ª fase do concurso.
Até 15 de janeiro de 2016, o professor responsável deverá efetuar a inscrição e submeter a proposta de
ideia, conforme ponto 6.
Todas as propostas serão analisadas pelo Júri que selecionará, no máximo, 120 propostas (até 30 propostas
por categoria) de ideias para sites que passarão à 2ª fase do Concurso. O resultado será anunciado
em www.sitestar.pt no dia 2 de fevereiro de 2016.
Por cada proposta selecionada a equipa receberá um voucher válido por 12 meses que permitirá à equipa
construir o site.
O voucher inclui:
• um domínio .PT
• uma ferramenta de criação de site
• alojamento e um endereço de correio eletrónico
2ª FASE // Prazo: 15 de abril de 2016
DESENVOLVIMENTO DA IDEIA E CONSTRUÇÃO DO SITE
Serão premiados 12 sites.
A partir do momento que as equipas dispõem do voucher, devem iniciar a construção do site, de acordo
com a proposta apresentada e selecionada. Todos os sites terão que estar concluídos até 15 de abril de
2016 e, até essa data, o professor responsável deve aceder à plataforma www.escolas.decojovem.pt e,
na área Participações, submeter o link do site desenvolvido em cada uma das ideias apresentadas a
concurso.
A organização reserva-se o direito de desativar de imediato e sem pré-aviso, todos os bens e serviços
associados ao voucher, caso os participantes não concluam o seu trabalho nos prazos estipulados ou
não respeitem o definido na Ficha de Proposta.
Os sites serão selecionados pelo Júri tendo em atenção os critérios de avaliação. Em cada categoria
serão distinguidos 3 sites com a atribuição de 1º, 2º e 3º lugar.
Os sites vencedores serão anunciados no site oficial do concurso em www.sitestar.pt a 6 de maio de
2016.
AS FASES DO CONCURSO SITESTAR.PT
1ª FASE: APRESENTAÇÃO DA IDEIA DE SITE
Nesta fase serão selecionadas no máximo 120 propostas de ideias de sites que recebem o voucher: um
domínio.pt, uma ferramenta de criação de site e respetivo alojamento e um endereço de correio eletrónico,
válido por 12 meses.
Para cada categoria serão, no máximo, selecionadas o seguinte número de propostas de ideias:
PRÉMIOS
CATEGORIAS PROPOSTAS SELECIONADAS
CATEGORIA 1 Saber & Ciência Até 30
CATEGORIA 2 Faz a diferença! Até 30
CATEGORIA 3 Jovens com talento Até 30
CATEGORIA 4 Noticias na Escola Até 30
Até 120 propostas selecionadas
CATEGORIA SELEÇÃO PRÉMIOS
CATEGORIA 1 Saber & Ciência 1º prémio Smartphone
2º prémio Action Cam
3º prémio Colunas Portáteis
CATEGORIA 2 Faz a diferença! 1º prémio Smartphone
2º prémio Action Cam
3º prémio Colunas Portáteis
CATEGORIA 3 Jovens com talento 1º prémio Smartphone
2º prémio Action Cam
3º prémio Colunas Portáteis
CATEGORIA 4 Noticias na escola 1º prémio Voucher 500€
2º prémio Voucher 300€
3º prémio Voucher 150€
O júri reserva-se o direito de não escolher o número de propostas estabelecido por categoria, se entender
que as mesmas não são adequadas ou não servem os objetivos propostos.
2ª FASE: DESENVOLVIMENTO DA IDEIA E CONSTRUÇÃO DO SITE
Para cada uma das categorias serão selecionados, entre os 30 sites desenvolvidos, até 12 sites que
receberão os seguintes prémios:
A todos os membros das equipas distinguidas no âmbito das Categorias 1, Categoria 2 e Categoria 3 será
atribuído o prémio de acordo com o lugar de classificação. No âmbito destas categorias, os professores
responsáveis pelas equipas também serão premiados.
A cada equipa distinguida na Categoria 4 será atribuído um voucher no valor definido para cada classificação
para a aquisição de equipamento ou material que reverte em benefício do projeto. Não serão atribuídos
prémios aos membros das equipas.
O júri reserva-se o direito de não atribuir prémios, se entender que os sites desenvolvidos não adequados
ou não servem os objetivos propostos.
A avaliação dos trabalhos terá em conta os seguintes critérios de avaliação:
1ª FASE: APRESENTAÇÃO DA IDEIA DE SITE
Enquadramento e justificação (20%)
Objetivos gerais e e specíficos do site (20%)
Destinatários (15%)
Descrição dos conteúdos e s ua importância (20%)
Estrutura do site (15%)
Calendário de execução (5%)
Parcerias a estabelecer (5%)
2ª FASE: DESENVOLVIMENTO DA IDEIA E CONSTRUÇÃO DO SITE
Criatividade e originalidade (25%)
Relevância e importância dos conteúdos (25%)
Qualidade e execução técnica (25%)
Cumprimento do regulamento e dos objetivos da categoria a concurso (25%)
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃODO CONCURSO SITESTAR.PT
O Júri será composto por representantes das seguintes entidades:
1ª FASE: APRESENTAÇÃO DA IDEIA DE SITE
ANPRI – Associação Nacional de Professores de Informática;
Associação DNS.PT.
DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor;
DGE – Direção Geral de Educação;
2ª FASE: DESENVOLVIMENTO DA IDEIA E CONSTRUÇÃO DO SITE
ANPRI – Associação Nacional de Professores de Informática;
Associação DNS.PT;
DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor;
DGE – Direção Geral de Educação;
GDA - Gestão dos Direitos dos Artistas;
IGAC – Inspeção-Geral das Atividades Culturais;
INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial
SPA - Sociedade Portuguesa de Autores;
As decisões do Júri são definitivas e não sujeitas a recurso.
JÚRI
1ª FASE: APRESENTAÇÃO DA IDEIA DE SITE
Inscrição no concurso e s ubmissão da ficha de proposta: até 15 de janeiro de 2016
Avaliação dos projetos: 16 de janeiro a 1 de fevereiro de 2016
Divulgação das fichas de propostas selecionadas: 2 de fevereiro de 2016
2ª FASE: DESENVOLVIMENTO DA IDEIA E CONSTRUÇÃO DO SITE
Construção e submissão dos sites: até 15 de abril de 2016
Divulgação dos vencedores: 6 de maio de 2016
PRAZOS DO CONCURSO
a) A participação no concurso implica o conhecimento e aceitação, integral e sem reservas, dos termos e
condições previstos no presente Regulamento.
b) A organização (DECO/DNS.PT) reserva o direito de alterar as condições do regulamento tornando-se
efetivas após a sua divulgação em ;
c) Qualquer situação omissa não prevista no presente Regulamento será apreciada e decidida pela Organização
(DECO/DNS.PT).
d) A Organização (DECO/DNS.PT) não se responsabiliza por eventuais erros informáticos que impeçam a
validação da participação.
e) A Organização (DECO/DNS.PT) reserva-se o direito de, em qualquer momento, introduzir alterações e
aditamentos ao presente Regulamento, dando a devida publicidade dos mesmos, não sendo devida
qualquer compensação pecuniária ou outra por isso.
f) A Organização (DECO/DNS.PT) reserva-se o direito de, em qualquer momento, modificar, suspender ou
cancelar o Concurso ou o prémio a atribuir, em caso de situações imprevistas, excecionais ou supervenientes.
g) Os premiados autorizam gratuitamente uma eventual divulgação do(s) respetivo(s) trabalho(s), em
qualquer meio de divulgação, para efeitos publicitários do Concurso, não implicando tal autorização
qualquer cedência, temporária ou definitiva, dos direitos de autor sobre o trabalho.
h) Constitui responsabilidade exclusiva dos participantes assegurar ou proteger a confidencialidade,
propriedade intelectual ou outros direitos de autor sobre os respetivos trabalhos.
DISPOSIÇÕES FINAIS
Quaisquer dúvidas respeitantes ao Concurso podem ser esclarecidas junto da DECO, através
dos seg uintes c ontactos: Telefone: 213 710 249 En dereço e letrónico: s itestar@sitestar.pt
Todas as informações referentes ao Concurso estão disponíveis no site da iniciativa em www.sitestar.pt
CONCURSOS

PARTICIPA
28.10.15
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O concurso Chef Fish desafia as escolas a elaborar receitas de produtos do mar, ajudando os alunos, enquanto consumidores, a fazer escolhas sustentáveis em prol do respeito pelo Oceano e seus recursos.

A DECOJovem, convida todas as escolas do país a refletir sobre a temática da alimentação com atividades de sensibilização e informação lúdico-pedagógicas.
Este ano letivo, todos os alunos desde o 1.º ciclo do ensino básico ao ensino secundário/profissional poderão participar no Concurso Chef Fish.
Para participar neste concurso, os alunos, com a ajuda dos seus professores, deverão constituir equipas e produzir vídeos com receitas culinárias de pescado originais, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar e consequentemente as suas famílias, para a adoção de comportamentos mais sustentáveis, na escolha e consumo do pescado, em prol do respeito e preservação do Oceano e dos seus recursos.
Como material de apoio ao concurso, os professores terão, ainda, disponível no site da DECOJovem, o E-book Chef Fish, com informação útil sobre Literacia dos Oceanos e dicas importantes para os consumidores, tais como: a importância da escolha de peixe sustentável; o pescado preferido dos portugueses com referência à disponibilidade dos stocks marinhos; como escolher o melhor pescado e como o conservar; nova rotulagem de produtos de pescado; e a importância de comer peixe para uma alimentação saudável e equilibrada.

Produzir vídeos com receitas culinárias de pescado, revelando escolhas saudáveis e sustentáveis, no consumo de produtos do mar

Quem pode concorrer?

Estão definidos 3 escalões de participantes (sempre acompanhados com um professor responsável):
  • Escalão A – equipas de 3 alunos do 1.º CEB
  • Escalão B – equipas de 3 alunos do 2.º e 3.º CEB e cursos vocacionais
  • Escalão C – equipas de 3 alunos do ensino secundário e vias profissionalizantes
É possível a participação de várias equipas da mesma escola, podendo um mesmo professor inscrever-se com mais do que uma equipa.
Antes de inscrever as equipas no concurso, o professor deverá verificar se a sua escola pertence à rede de escolas DECOJovem.
Se ainda, não é escola DECOJovem, descubra como aderir.

Antes de concorrer deve ler com atenção o regulamento do concurso disponibilizado para a comunidade escolar, que contém toda a informação completa. Mas para já deixamos aqui os principais tópicos.

Como concorrer?

O Professor Responsável da equipa deverá:
  1.  Aceder e descobrir os conteúdos dos sites Conhecer o Oceano e Kit do Mar, para compreender melhor a estratégia e a abordagem de promoção do pescado na alimentação saudável.
  2. Aceder ao Concurso Chef Fish na plataforma escolas.decojovem.pt e iniciar sessão com username e password. Caso não tenha os dados de acesso, terá de registar primeiro a sua escola na DECOJovem
  3. Adicionar a(s) equipa(s), identificando os seus elementos, em Equipas  (até 7 dezembro 2015)
  4. Preencher a Ficha de Projeto, em Participaçõesindicando nome do vídeo, equipa, resumo do vídeo, meios de divulgação  (até 7 dezembro 2015)
  5. Produzir o vídeo da receita culinária com produtos do mar, cumprindo os seguintes passos:
    1. O vídeo deve conter a preparação, confeção e empratamento de uma receita com produtos do mar (peixe, marisco, moluscos, etc.);
    2. No início do vídeo deve constar, obrigatoriamente, o template de vídeo do Concurso Chef Fish;
    3. Após a confeção da receita, deve constar obrigatoriamente uma frase alusiva ao site Conhecer o Oceano referido no E-book Chef Fish;
    4. No final do vídeo deve constar obrigatoriamente a ficha técnica da equipa, com: identificação da escola, equipa, professor responsável, alunos e escalão;
    5. O vídeo deve ter a duração máxima de 3:00 Minutos;
    6. É obrigatório que todos os alunos apareçam no vídeo culinário;
    7. No vídeo, é obrigatório que os alunos refiram se a sua escolha de pescado é sustentável e a  importância de consumir pescado para uma alimentação saudável.
  6. Publicar o vídeo no YouTube. Aquando da publicação deverão ativar a legendagem do vídeo para a língua inglesa (também, poderão criar as suas próprias legendas no Youtube) e como PÚBLICO;
  7. Aceder à Ficha de Projeto de cada vídeo, em Participações, e colocar o Link do YouTube;
  8. Submeter o vídeo a Concurso;  (até 8 fevereiro 2016)
  9. Os vídeos aprovados pela DECO ficarão visíveis para visualização na Galeria de Vídeos do concurso. Será possível aos utilizadores do site atribuir “gostos” e promover a partilha dos vídeos pelo Facebook e Twitter;
  10. A avaliação do júri do concurso decorrerá na semana de 8 a 12 de março de 2016 e os vencedores serão anunciados a 15 de março de 2016 – Dia Mundial do Consumidor.

Prémios

Por cada escalão do concurso, cada professor responsável e cada aluno das equipas vencedoras receberão uma action cam com capacidade de gravação debaixo de água.

Material de apoio

Além da visita ao site Conhecer o Oceano e Kit do Mar, para conhecerem melhor as estratégias definidas na promoção e conservação do pescado, os professores têm disponível o E-book Chef Fish, com informação útil sobre Literacia dos Oceanos e dicas importantes para os consumidores de pescado, tais como a importância da escolha de peixe sustentável; a disponibilidade dos stocks populacionais de pescado mais comercializado em Portugal; como escolher o melhor pescado e como o conservar; nova rotulagem de produtos de pescado e a importância de comer peixe para uma alimentação saudável e equilibrada.

Para a participação e divulgação do concurso, faça o download dos materiais.

Para consulta do Regulamento aceda ao site: http://decojovem.pt/alimentacao/concurso-chef-fish/

CONCURSOS

PARTICIPA
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Os alunos podem celebrar a chegada de "O Principezinho" ao grande ecrã. Neste sentido está em curso uma actividade multidisciplinar, onde se procura utilizar as valências nas áreas de português e artes para estimular a imaginação dos alunos e premiá-los. 


A actividade baseia-se na elaboração de contos curtos ilustrados pelos alunos, onde descrevam o seu encontro com o Principezinho. Todos os trabalhos terão de ser entregues até ao final de Novembro de 2015. 

REGULAMENTO
1. A Pris Audiovisuais organiza este passatempo de escrita criativa e ilustração de acordo com
este Regulamento.
2. Podem participar no Passatempo todos os alunos, de ambos os sexos, até aos 19 anos, que
tenham residência legal em território português com a exceção de qualquer membro,
empregada ou colaborador direto das entidades organizadoras ou outras pessoas que tenham
relação com a organização do Passatempo e/ou seus familiares em primeiro grau. Só é possível
uma participação por pessoa/equipa.
3. A participação pode ocorrer individualmente ou em turma. O trabalho da participação
individual deverá ser entregue até 27 de Dezembro 2015. A participação em turma deverá ser
entregue até 31 Novembro 2015.
4. A participação será de caráter gratuito e ao participar no Passatempo será requisito
imprescindível indicar o(s) nome(s), e-mail(s) e número de telefone do participante ou de um
dos seus pais ou representantes legais.
5. Os participantes menores de idade deverão ter o consentimento dos seus pais ou
representantes legais para participar no Passatempo. Os pais ou representantes legais poderão
cancelar a qualquer momento a participação no Passatempo, mediante o envio de uma carta à
JanKenPon para a seguinte morada: JANKENPON, Rua Rocha Santos 1, 1900-394 Lisboa (Ref.ª
“PASSATEMPO O PRINCIPEZINHO)
6. Os vencedores, os seus pais ou representantes legais no caso de estes serem menores de
idade, dão, mediante a aceitação deste Regulamento, o seu consentimento para que a
organização do passatempo possa utilizar o seu nome para ações que estejam relacionadas
com o Passatempo, com a sua promoção e/ou publicidade em qualquer meio.
7. A participação será considerada válida mediante a entrega de um trabalho de escrita criativa
e ilustração a partir da frase “Um dia encontrei o Principezinho e ele pediu-me para desenhar
uma ovelha...” para o e-mail passatempo.o.principezinho@gmail.com
8. Cada trabalho deve ser constituído por: duas páginas de composição escrita com o relato do
que aconteceria se o aluno ou a turma encontrassem o principezinho num dia; e uma
ilustração a representar a narrativa.
9. Os trabalhos devem ser entregues por e-mail e no corpo do mail é obrigatório incluir os
seguintes elementos: resumo da história, nome do(s) concorrentes(s), contacto telefónico e de
e-mail do responsável de educação (no caso de participação de turma, o contacto deverá ser
do professor responsável), identificação da escola.
10. Um júri formado por representantes selecionados pelas entidades organizadoras fará a
seleção das duas obras vencedoras, respetivamente para o Prémio de Turma e o Prémio
Familiar (daqui em diante designados como “Vencedores”).
11. Os pais ou representantes legais das participantes dão, mediante a aceitação deste
Regulamento, o seu consentimento expresso para publicar junto das comunicações deste
concurso, o nome completo dos Vencedores, a sua naturalidade e idade, assim como o
trabalho em si.
12. Os prémios serão obrigatoriamente atribuídos (sendo a exceção se o Passatempo não tiver
quaisquer participantes ou se for cancelado) ao vencedor escolhido e serão escolhidos 3
suplentes para o caso de não ser possível contactar os Vencedores, ou se estes rejeitarem o
seu prémio.
13. A organização entrará em contacto por e-mail com o(s) Vencedore(s) ou com um dos seus
pais ou representantes legais, no caso de este ser menor de idade, para informar da sua
condição de Vencedor e para dar todos os detalhes relativos à entrega do prémio.
14. Se não for possível contactar com o(s) Vencedor(es) ou com um dos seus pais ou
representantes legais num prazo de 48 horas, será determinado que o(s) Vencedor(es) não
cumpre os requisitos de participação. Se o(s) Vencedor(es) não cumprir com algumas das
condições presentes neste Regulamento, se não aceitar apresentar a documentação
correspondente, ou rejeitar o prémio, perderá qualquer direito sobre o mesmo, o qual será
atribuído aos primeiros Suplentes.
15. Para obter a condição de Vencedor, será requisito indispensável que apresente a fotocópia
do respetivo documento de identificação ou outro documento válido. No caso dos Vencedores
serem menores de idade e não disporem de documento de identificação ou outro documento
válido, os pais ou tutores legais do mesmo poderão ser os beneficiários do prémio, tendo que
apresentar cópia do respetivo documento de identificação ou de outro documento válido.
16. Os dados pessoais fornecidos voluntariamente pelos participantes no Passatempo serão
incluídos num ficheiro automatizado de dados. A finalidade do referido ficheiro é a gestão
adequada das participações no Passatempo, assim como a gestão da entrega de prémios aos
Vencedores. Este dados não podem ser utilizados para promover temas externos a este
Passatempo, nem ser entregues ou comercializados por entidades externas ao passatempo.
17. Os trabalhos vencedores não poderão ser colocados online sem autorização da
organização do concurso até 3 semanas depois da promoção realizada pela organização do
passatempo.
18. Este Passatempo poderá ser declarado sem participantes.
19. A organização reserva-se o direito de cancelar este Passatempo em qualquer ocasião, sem
justificação formal pelo mesmo.
20. A participação no Passatempo implica a aceitação na íntegra do presente Regulamento.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Berta Isla - Javier Marías

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