No âmbito da disciplina de Técnica de Pedagógica de Intervenção Educativa, as alunas do Curso Profissional de Técnico de Ação Educativa, do 10º ano e da turma M1, realizaram um trabalho sobre os Princípios Gerais do Código de Ética e Conduta no trabalho com crianças e jovens.
sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
Exposição “Conheces?...É do meu país!”
No âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares - A Ligar Comunidades -, os alunos das diversas nacionalidades escolheram uma personagem de destaque do seu país e elaboraram uma breve biografia com identificação e fotografia. A biografia foi redigida nas suas línguas maternas e em língua portuguesa, com o apoio de docentes de PLNM e da equipa da Biblioteca.
Eis o resultado!
segunda-feira, 18 de novembro de 2024
in: https://www.escolamais.com/inteligencia-emocional-na-educacao/
Qual a importância da inteligência emocional na educação?
A inteligência
emocional na educação tem o objetivo de ensinar o aluno a desenvolver
a capacidade de reconhecer, entender e gerenciar as próprias emoções, bem como
as emoções dos outros ao seu redor.
Para isso, é
necessária uma combinação de diversas competências socioemocionais, como
autocontrole, empatia, responsabilidade, entre outras.
Essa inteligência
permite que o aluno construa relacionamentos saudáveis, ao
conseguir entender as emoções e se comunicar de forma clara e eficaz com
colegas, professores e familiares.
Além disso, também
pode ajudar o aluno a lidar melhor com os desafios do ambiente escolar e a
tomar decisões mais conscientes, tornando-o protagonista do próprio
aprendizado.
Desenvolver a
inteligência emocional requer prática e autodisciplina no dia a dia escolar,
mas é uma habilidade que pode trazer muitos benefícios para a vida pessoal,
acadêmica e profissional do estudante. Continue lendo e saiba mais sobre o
assunto!
Objetivos da educação emocional
A inteligência
emocional na educação pode ser desenvolvida por meio da educação
socioemocional, abordagem pedagógica que vai além do desenvolvimento das
habilidades cognitivas.
Veja, a seguir, alguns
dos principais objetivos dessa prática.
Estimular o autoconhecimento e a automotivação
Para o aluno entender
as suas emoções e as dos outros, é importante praticar o
autoconhecimento. Afinal, só podemos lidar com os desafios quando
entendemos e nomeamos o que estamos sentindo. Porém, esse processo precisa de
motivação.
A motivação instiga o
aluno a se entender, bem como compreender como construir relacionamentos
saudáveis. Essas duas habilidades podem ser desenvolvidas por meio da
inteligência emocional na educação.
(...)
in: https://porvir.org/tic-kids-online-frequencia-acesso-internet-criancas-alertas/
TIC Kids Online: frequência de acesso à internet por crianças gera novos
alertas
Pesquisa destaca a importância de discutir publicidade e enfatiza o papel
das parcerias na promoção de um uso seguro da internet por crianças e
adolescentes
por Vinícius de Oliveira 29 de outubro de 2024
Com 93% da população brasileira de 9 a 17 anos sendo usuária da internet,
seja pelo celular, computador ou, cada vez mais cedo, pela televisão, entender
os hábitos e os riscos online aos quais estão expostos — muitas vezes quando estão sozinhos, trancados em seus próprios quartos —
tem sido um ponto de atenção para pesquisadores, famílias e educadores. A
pesquisa TIC Kids Online, conduzida pelo Cetic.br (Centro Regional de Estudos
para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), departamento do NIC.br
(Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), trouxe novos dados que ajudam
a entender esse cenário. A edição 2024 do levantamento revela, por exemplo, que
cerca de 40% dos jovens de 11 a 17 anos não conseguem reconhecer conteúdos
patrocinados, indicando uma lacuna nas habilidades digitais necessárias para
uma navegação crítica e segura.
O que sabemos sobre o uso (e a proibição) de celular nas
escolas
Esse contato com conteúdos personalizados por algoritmos tem ocorrido em
idades em que o cadastro nas plataformas ainda não é permitido. Plataformas
digitais, como o YouTube, são amplamente utilizadas por jovens de 9 a 12 anos,
mas muitos encontram dificuldades para identificar conteúdos publicitários,
como vídeos de unboxing (nos quais uma pessoa abre a embalagem de um produto e
compartilha sua experiência) e materiais voltados à venda de produtos. Essa dificuldade
se torna ainda maior quando esses conteúdos estão “disfarçados” entre vídeos de
entretenimento que facilmente prendem a atenção de crianças e adolescentes.
Em 2024, a pesquisa investigou, pela primeira vez, a frequência de uso das
plataformas digitais por essa faixa etária. O estudo revelou, por exemplo, que
70% dos usuários de 9 a 17 anos utilizam o WhatsApp regularmente, sendo que 53%
acessam a plataforma várias vezes ao dia. O YouTube, o Instagram e o TikTok
também têm altas taxas de uso, o que reforça o papel central das redes sociais
na rotina dos jovens.
Frequência de uso “várias vezes ao dia” ou “todos os dias/quase todos os dias”, por faixa etária: |
Crianças de 9 a 10 anos YouTube: 70% WhatsApp: 52% TikTok: 34% Instagram: 23%
YouTube: 71% WhatsApp: 52% Instagram: 42% TikTok: 41% Adolescentes de 13 a 14 anos WhatsApp: 73% Instagram: 78% Adolescentes de 15 a 17 anos WhatsApp: 91% Instagram: 81% Perfil próprio em plataformas digitais – usuários de 9 a 17 anos WhatsApp: 69% Instagram: 63% TikTok: 45% YouTube: 42% Facebook: 19% Discord: 8% X (antigo Twitter): 7% Percepção sobre uso de redes sociais 72% acreditam que podem usar redes sociais sozinhos. Apenas 57% dos responsáveis compartilham essa percepção.
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sexta-feira, 15 de novembro de 2024
terça-feira, 12 de novembro de 2024
Exposição BESLA
QUEDA DO MURO DE BERLIM
No 8 de novembro de 1989 passou mais um ano sobre um dos acontecimentos marcantes da
História recente da Europa – a queda do muro de Berlim – que possibilitou a reunificação da
Alemanha e simbolizou o fim da Guerra Fria.
Depois da II Guerra mundial (1939-45) e ao longo de mais de 40 anos, o mundo esteve sob a
influência ideológica de duas potências antagónicas, Estados Unidos da América (EUA) e União
das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), caracterizando o período da Guerra Fria.
Essa divisão ideológica entre Capitalismo e Comunismo era visível em todo o mundo. Na Europa, a
Alemanha estava dividida em dois países – RFA, capitalista e RDA, comunista, assim como a
cidade de Berlim, que por sua vez estava dividida por um muro de 66 km de extensão. O muro,
construído em 1961 e derrubado em 09 de novembro de 1989, dividiu famílias e modos de
vida. Era conhecido como o muro da vergonha (embora hoje haja muitos outros muros da
vergonha).
A sua queda, em 1989, simbolizou o fim da Guerra Fria o que originou uma mudança profunda
na ordem geopolítica, social e cultural da Europa e do mundo.
Profª. Rosa Fernandes
segunda-feira, 11 de novembro de 2024
in: https://quindim.com.br/blog/escrever-a-mao-e-melhor-para-o-aprendizado/?utm_source=flipboard&utm_content=rbe_pt%2Fmagazine%2FEscrita
Escrever à mão é melhor para o aprendizado?
A escrita à mão envolve vários sentidos e é essencial para a memorização e ao desenvolvimento neurológico e motor das crianças
Por Paula Calçade | 16 de agosto de 2023
Em termos científicos, aprender a escrever à mão – e praticar a escrita – ativa uma ligação direta com o cérebro, que recebe um feedback das coordenações motoras juntamente à sensação do toque do lápis e do papel para depois nossa visão reconhecer a letra caligrafada. Esse processo é fundamental para a aprendizagem e a memorização, principalmente entre as crianças e os adolescentes. Mas, apesar dessa importância, a pesquisa Alfabetiza Brasil, do Ministério da Educação (MEC), realizada em 2021, apontou que apenas quatro em cada dez crianças do 2º ano do Ensino Fundamental estavam alfabetizadas no país naquele ano, o que acende um alerta para professores e pais incentivarem mais a escrita em sala de aula e dentro de casa.
Com a intensa digitalização presente em diferentes setores da sociedade, escolas ao redor do mundo se apressaram para encher as salas de aula e os laboratórios com computadores e tablets. Nesse contexto, livros impressos e cadernos deixam de ser o foco da aprendizagem nas instituições escolares e em casa – além de estar no centro do debate de políticas públicas para a educação e a infância. No entanto, a escrita à mão se mostra essencial para o processo de alfabetização, o aprendizado de diferentes áreas do conhecimento e até mesmo ao desenvolvimento neurológico e subjetivo dos alunos.
Veja também: O que é disgrafia e disortografia e como saber se seu filho tem alguma delas.
Quais são os benefícios de escrever à mão?
Berta Isla - Javier Marías
CAMÕES
V CENTENÁRIO DE CAMÕES! CAMÕES, ENGENHO E ARTE! Participa...
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Trabalhos realizados pelos alunos do 4o D, no âmbito do projeto de Filosofia para crianças. Agradeço o precioso contributo da docente titu...
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22 de Maio de 2024 DIA DO AUTOR PORTUGUÊS "Embora não sendo todos os que estão, a nossa homenagem pretende alcançar a globalidade de q...