quinta-feira, 7 de maio de 2020

(Anti)Calamidade
Leia

Memórias póstumas de Brás Cubas
https://youtu.be/5ZiZ5I8wjUs

Brás Cubas é um homem rico e solteiro que, depois de morto, resolve dedicar-se à tarefa de narrar sua própria vida. Dessa perspetiva, emite opiniões sem se preocupar com o julgamento que os vivos possam fazer dele. Da sua infância, regista apenas o contato com um colega de escola, Quincas Borba, e o comportamento de menino endiabrado que o fazia maltratar o escravo Prudêncio e atrapalhar os amores adúlteros de uma amiga da família, D. Eusébia. Da juventude, resgata o envolvimento com uma prostituta de luxo, Marcela.
Depois de regressar de uma temporada de estudos na Europa, vive uma existência de moço rico, despreocupado e fútil. Conhece a filha de D. Eusébia, Eugénia, e despreza-a por ser coxa. Envolve-se com Virgília, uma namorada da juventude, agora casada com o político Lobo Neves. O adultério dura muitos anos e desfaz-se de maneira fria. Brás ainda se aproxima de Nhã Loló, parenta de seu cunhado Cotrim, mas a morte da rapariga interrompe o projeto de casamento.
Desse ponto até o fim da vida, Brás dedica-se à carreira política, que exerce sem talento, e a ações beneficentes, que pratica sem nenhuma paixão. O balanço final, tão melancólico quanto a própria existência, arremata a narrativa de forma pessimista: “Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria”.
 Veja... sff.
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segunda-feira, 4 de maio de 2020

(Anti)Calamidade
Leia
 
Lírica de Camões
http://users.isr.ist.utl.pt/~cfb/VdS/camoes.html
http://www.faroldasletras.pt/camoes_sonetos.html

Quando se pensa na lírica camoniana, é preciso lembrar que o escritor vivenciou a época clássica da literatura portuguesa, marcada pelo regresso ao país, em 1526, do poeta Sá de Miranda. De Itália, ele trouxe o soneto, forma racionalista de interpretar o mundo em 14 versos. Isto dá-se no contexto do Renascimento, caraterizado pela ascensão da burguesia ao poder, por progressos técnicos e científicos, como a imprensa, os descobrimentos portugueses e espanhóis e a busca de novos limites para o pensamento que ultrapassassem a cultura medieval e pela tradição religiosa. Em Camões convivem dois mundos: a poética tradicional e o estilo renascentista. A primeira está ligada a formas poéticas tradicionais como cantigas, vilancetes e trovas, com o uso da chamada medida velha (redondilha menor e maior, respetivamente com cinco ou sete sílabas métricas) e temas tradicionais populares. É o caso da menina que vai à fonte e abordagens do amor ligadas à saudade.

quinta-feira, 30 de abril de 2020

in: https://blogue.rbe.mec.pt/biblioteca-de-recursos-digitais-2337103


Biblioteca de Recursos Digitais

Ensinar e aprender online

14.03.20
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Os recursos digitais são cada vez mais formativos e educativos, não só porque estão acessíveis a todos, em qualquer lugar e a qualquer hora, mas, sobretudo, porque promovem aprendizagens informais que se consubstanciam nas formais.
Cada educador/professor/formador deverá selecionar o recurso que pretende e apresentá-lo de forma clara e simples, sugerindo-se que siga as quatro etapas apresentadas no post O ensino a distância na escola | etapas e plataformas.

Clicar na imagem acima para aceder à biblioteca...
Estes recursos, cujo acesso  é aberto e universal e que estão em atualização permanente, estão organizados em cinco tipologias:
1. Salas de streaming - tal como o nome indica, aqui, encontra vídeos com potencial educativo, organizados por áreas, como ciência, leitura e até cidadania.
2. Livros digitais - repositório de eBooks para descarregar e/ou ler em diferentes plataformas; disponibilizam-se também audiolivros.
3. Índice de autores - menu organizado por autores que recolhe conteúdos relacionados, muito diversificados e apelativos para utilização educativa. Aqui encontra entrevistas, biografias, documentários..., em suportes variados (podcast, vídeo, imagem, texto...).
4. Os media em revista(s) - revistas temáticas que apresentam artigos atuais e significativos que contribuem para o aprofundamento dos diferentes assuntos. Aqui se encontram artigos nacionais e internacionais, desde a neurociência à gamificação.
5. Podcasts - para os amantes do áudio, aqui se disponibilizam recursos incontornáveis para ambiente educativo/formativo na voz de professores, alunos, mas também especialistas e personalidades de renome em cada uma das suas áreas.
A título de exemplo, apresentam-se duas propostas de atividades criadas e implementadas por professores bibliotecários, a partir desta Biblioteca digital:
1. Aprender nos Media | O artigo de opinião | Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor
2. Aprender nos Media | Cidadania | Agrupamento de Escolas de Gavião
in: https://www.rbe.mec.pt/np4/2511.html

Operação 7 Dias com os Media 2020

Operação 7 Dias com os Media 2020
Objetivo
Refletir e discutir os usos e o impacto dos media e das redes sociais na vida individual e coletiva.
DescriçãoTrata-se de uma iniciativa do Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM), que a RBE integra. Escolas, bibliotecas, universidades, instituições da sociedade civil e cidadãos em geral são convidados a promover atividades que suscitem a atenção e discussão em torno dos media e das redes sociais. Ocorre anualmente em  maio, na semana do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, mas pode ser  promovida em data mais conveniente para a entidade organizadora.
Destinatários Professores e alunos de todos os níveis de ensino. Famílias e cidadãos em geral
Parceiros Comissão Nacional da Unesco (CNU), Conselho Nacional da Educação (CNE), Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS), Direção-Geral da Educação (DGE), Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT),  Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027),  Rádio e Televisão de Portugal (RTP)
Data de início 2012-2013

Atualização

Uma música própria criada pela Rádio ZigZag, vozes inspiradoras de diversos quadrantes, desafios para incentivar a participação de todos são algumas novidades da 8.ª edição dos 7 Dias com os Media. Marcada como sempre para a semana de 3 a 9 de maio, em 2020 será uma edição sem sair de casa, devido ao contexto gerado pela pandemia COVID-19.
Desta vez, o GILM lança também alguns Desafios para estimular a participação de famílias, professores, alunos, amigos, vizinhos e da comunidade em geral.
Desinformação, fake news e cibersegurança são os temas que, pela sua atualidade e relevância, se impõem como tónica desta edição. No entanto, como em anos anteriores, continua a ser possível a abordagem de outras temáticas, desde que relacionadas com os objetivos da iniciativa, e a partilha dos respetivos materiais e atividades. Nos formatos e suportes que os participantes escolherem (desenho, fotografia, cartaz, notícia, vídeo, podcast…)!
Quem quiser participar deverá fazer o registo da(s) atividade(s) e partilhar os resultados da(s) mesma(s) através do 7diasmedia@gmail.com. É possível seguir a iniciativa nas suas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube)!
Contamos com a participação das Bibliotecas Escolares, desta vez incentivando atividades que podem ser realizadas de forma lúdica e sem sair de casa!

 https://youtu.be/T7Wx_tWRq0A

Ler mais [+]




Veja também:
Informações [PDF]
in: https://aprender-digital8.webnode.pt/literacia-da-informacao/

RBE

Literacia da informação

As práticas de literacia da informação visam dotar os alunos de conhecimentos que os capacitem para o acesso, produção e uso crítico da informação e para uma comunicação eficaz, ética e socialmente responsável. O aluno procura, avalia criticamente e trata os dados, atendendo à credibilidade das fontes e respeitando princípios éticos e normativos. A biblioteca escolar assume-se como lugar privilegiado de acesso a recursos diversificados e de desenvolvimento desta literacia, em ambientes cada vez mais tecnológicos e complexos.

Identificar temas/ problemas


in: https://aprender-digital8.webnode.pt/literacia-dos-media/

RBE

Literacia dos media

As práticas de literacia dos media visam dotar os alunos de conhecimentos necessários para o seu uso criativo e informado. O aluno usa os media e espaços sociais de interação e comunicação de forma ética e responsável para produzir, comunicar e participar civicamente. A biblioteca escolar cria condições de acesso e oportunidades de aprendizagem, capacitando os jovens para a compreensão crítica da mensagem mediática, de forma a contribuir para a sua inclusão numa sociedade dominada pelas tecnologias e pelos media.


Conhecer

in: https://aprender-digital8.webnode.pt/literacia-da-leitura/

RBE

Literacia da leitura

A literacia da leitura inclui o uso, reflexão e compreensão de textos multimodais. Integra também o domínio de diferentes formas de expressão: oral, escrita e multimédia. O aluno lê e comunica, explorando conteúdos e situações para responder aos seus gostos, interesses e necessidades. Trabalhar a leitura e as literacias a ela associadas, num contexto de mudança em que equipamentos, tecnologias e ambientes de acesso e de trabalho são hoje uma realidade fluida, requer capacidades cada vez mais complexas. A biblioteca escolar proporciona ambientes formativos e de acolhimento promotores da leitura, de uma cidadania ativa e da aprendizagem ao longo da vida.


Ler

Selecionar e aconselhar leituras

Redes sociais de leitura

Goodreads

Rede social de leitura ligada à Amazon, que permite encontrar sugestões, partilhar as próprias impressões de leitura e integrar/criar grupos de discussão.
O leitor pode adicionar livros à sua própria estante e marcá-los como já lidos, em leitura, ou a ler.
Possibilita a pesquisa por categorias e temas.
Para aceder a todas as funcionalidades, necessita de registo.
Tem muitos títulos em português.

Tutorial

Redes sociais

As redes sociais generalistas também podem servir para criar grupos de partilha e discussão de leituras.


Berta Isla - Javier Marías

CAMÕES

 V CENTENÁRIO DE CAMÕES! CAMÕES, ENGENHO E ARTE! Participa...