sexta-feira, 3 de maio de 2013

Projetos de Recomendação - Listas A, B, C, D e E

Projeto de Recomendação – 10º C – Lista A



1º - Anulação da ordem de serviço nº8 (telemóveis)

Permissão para a utilização dos equipamentos electrónicos no recinto escolar, sendo os alunos responsáveis pelos mesmos e pelos seus actos, não tendo a comunidade escolar quaisquer encargos com tais equipamentos, tal como está escrito no regulamento interno da escola;

2º - Melhorar a qualidade do pão e dos serviços de organização do bar da escola

Melhoramento da qualidade do pão e do serviço de organização do bar, com intenção de melhorar as receitas da escola, apelando a uma alimentação controlada e mais equilibrada dos alunos, que fazem as suas refeições na escola. Quanto ao serviço de organização, apelamos à disponibilização de um segundo computador para melhorar a eficácia do atendimento do bar;

3º - Eliminação das provas de aferição internas

Apelamos à eliminação das provas de aferição internas da escola, uma vez que os alunos já realizam testes intermédios, provenientes do Ministério da Educação e Ciência, para a preparação dos exames nacionais. Face ao exposto, não faz sentido haver mais um elemento de avaliação que exija um maior esforço psicológico por parte dos alunos e dos professores. Estes passaram também a dispensar parte do seu tempo reduzido para cumprir o programa lectivo da disciplina, na vigilância de provas, o que se torna prejudicial, não só para os professores, como igualmente para os alunos, no seu aproveitamento escolar.



A Comissão Eleitoral

30/04/13

Inês Aguiar

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Páginas de Cidadania na BE da ESLA - 10º D





 

A turma D, de 10º ano começou já a preparar a sua campanha eleitoral... parabéns!!!!
Amanhã, este centro de recursos divulgará todos os projetos de recomendação ... Já falta pouco!!!!

Páginas de Cidadania na BE da ESLA - 10º F






Mais uma turma que finaliza o seu projeto de recomendação ... muito orgulhosa, face ao empenho e trabalho de cidadania demonstrados!!!!Parabéns!!!

Newsletter nº 23 da BE da ESLA - maio



Sugestões da tua BE - maio

À descoberta dos Clássicos … Jean Baptiste Racine (La Ferté-Milon, Aisne, 22 de dezembro de 1639 - Paris, 21 de abril 1699)



Dramaturgo e poeta francês, mestre da tragédia clássica francesa, Jean Racine nasceu a 21 de dezembro de 1639, em La Ferté, e morreu a 21 de abril de 1699, em Paris. Embora com algumas pequenas peças já escritas, foi Andromaque, representada em 1667, que assegurou a sua reputação. Seguiram-se Britannicus (1669), Bérénice (1670), Bajazet (1672), Iphigénie (1674) e Phèdre (1677). Escreveu ainda dramas religiosos: Esther (1689) e Athalie (1691). O seu teatro, que procura corresponder aos cânones da tragédia grega, expõe o drama de seres possuídos por uma paixão capaz de os destruir.

Jean Racine (1639-1699), seguramente, é um dos grandes mestres do teatro moderno e, em conjunto com Shakespeare, com Corneille e com Molière, representa até hoje referência obrigatória para aqueles que desejam reconstituir a trajetória das artes dramáticas do ocidente.

Pouco ou quase nada se fala de sua habilidade em reciclar as obras da Antiguidade Clássica greco-latina em prol de uma nova arte dramática que surge a partir do renascimento e que se desenvolve até os dias de hoje. A capacidade de “reciclar” ou, simplesmente, “aludir” não é nova, como podem imaginar alguns que se debruçam, sistematicamente, sobre a tão propalada e reverenciada intertextualidade, pedra de toque da pós-modernidade.

Durante muito tempo, mormente no período romântico, muitos autores foram taxados de pouco originais e, até mesmo, de plagiadores por tomarem motivos das práticas letradas da Antiguidade Clássica e os colocarem a serviço de uma poética inovadora. Tal vitupério, contudo, não possuía e não possui escopo teórico algum, pois o que faziam, ao tratar o manancial poético antigo, nada mais era do que aplicar determinados conceitos retóricos antigos dentro do processo de invenção (inuentio) que, entre outras coisas, previa o reaproveitamento de temas, segundo categorias próprias à paidéia coetânea do produto pretendido.

Tais inferências críticas, no entanto, soam hoje absolutamente anacrónicas. Racine, portanto, a partir das disputas simétricas entre Orestes e Pirro, os discursos fluviais de Agripina, as súplicas apaixonadas de Burrhus e as acusações de Ulisses, além de representar uma tradição clássica que, aparentemente, definhará nos estertores do século XVIII, contribui como êmulo, apropriando-se de desenhos antigos para retratar a alma do homem de seu século e uma cultura francesa do século XVII.

Vem à tua BE e … Deixa-te seduzir por Racine … Mestre da Tragédia Clássica Francesa!

terça-feira, 30 de abril de 2013

Páginas de Cidadania na BE da ESLA - 10º C







A turma C, de 10º ano já entregou o seu projeto de recomendação à comissão eleitoral deste programa/projeto. Já se encontra na fase de preparação da campanha eleitoral... muito orgulhosa pelo interesse e participação cívica!

Recursos TIC para as bibliotecas escolares


Para mais informações, consulte: http://cuadernodejorgepedrosa2.blogspot.com.es/p/orientacion.html

Berta Isla - Javier Marías

CAMÕES

 V CENTENÁRIO DE CAMÕES! CAMÕES, ENGENHO E ARTE! Participa...