Lenços de Namorados
ESLA
No âmbito da lecionação da poesia trovadoresca, as professoras de Português, Sofia Losa e Lídia Fernandes, (das turmas D, E, F/F1 e G do 10.º ano e as turmas A e G do 11.º ano) desafiaram os alunos a conhecer um pouco mais sobre as tradições e costumes do norte do país. Assim, os alunos fizeram uma viagem no espaço e no tempo! Ficaram a conhecer um pouco mais sobre o Minho e uma tradição que remonta ao século XVII - Os Lenços de Namorados. Foi surpreendente o entusiasmo dos alunos, que lançaram mãos à obra, pesquisando sobre a origem desta tradição. Uma vez mais, as professoras desafiaram as turmas, desta vez, a pintarem lenços segundo os modelos bordados pelas artesãs que, cuidadosamente, mantêm viva esta tradição.
A violência no namoro acontece quando o/a nosso/a parceiro nos magoa (física, emocional ou sexualmente) e nos controla a nós e à nossa relação. É um ato de violência, pontual ou contínuo, que tem como objetivo ter mais poder e controlo do que a outra pessoa envolvida na relação.
Quando somos empurrados, agarrados ou presos, nos atiram objetos, nos dão bofetadas/pontapés/murros, nos ameaçam de nos bater, nos bloqueiam a porta ou a saída, não nos deixam sair de determinado sítio. Quando somos obrigados a praticar atos sexuais contra a nossa vontade ou quando somos acariciados/tocados sem que queiramos. Quando nos chamam nomes ou gritam, nos humilham ou fazem comentários negativos sobre nós, nos intimidam e ameaçam. Quando nos partem ou estragam objetos, controlam a nossa forma de vestir, controlam os nossos tempos livres e o que fazemos durante o dia, nos ligam constantemente ou enviam mensagens, ameaçam terminar a relação como estratégia de manipulação, nos dizem que mais ninguém ficaria connosco, nos fazem sentir culpados/as por alguma coisa que fizemos que não foi errada, nos fazem sentir que não merecemos ser amados/as, nos dizem que somos nós que provocamos a violência. Quando nos envergonham ou humilham em público, sobretudo junto de amigos; quando mexem no nosso telemóvel ou vigiam o que fazemos nas redes sociais sem permissão; quando somos proibidos de conviver com os nossos amigos e família.
A violência no namoro pode fazer-nos sentir muito sozinhos, assustados, envergonhados, culpados, inseguros, confusos, tristes e ansiosos. Mas é importante lembrarmo-nos que a violência NUNCA é aceitável. NUNCA, sob qualquer motivo, alguém tem o direito de ser violento/a connosco!
Sem comentários:
Enviar um comentário