terça-feira, 15 de novembro de 2022

Novidades

 Já ouviram falar de Sándor Márai?







Quanto a Sándor Márai, este escritor húngaro nasceu em 1900, na pequena cidade de Kassa, uma cidade húngara que hoje pertence à Eslováquia e deixou para a posterioridade mais de 50 livros de poesia, prosa e teatro. Infelizmente, este autor, praticamente desconhecido até 1989, cometeu suicídio nesse ano após o falecimento da sua esposa.
     Sándor Márai é considerado um dos maiores autores húngaros. O seu primeiro trabalho foi lançado na Hungria aos 24 anos.
     Márai também se revela, na sua obra, como um verdadeiro apaixonado pelos valores civis e morais. Em 1919, Sándor decide mudar-se para Berlim e depois para Frankfurt e é durante essa época que começa a trabalhar como jornalista.
     Em 1945, recebe o convite para tornar-se membro da Academia Húngara das Ciências. No ano de 1945, autoexila-se nos Estados Unidos devido a divergências ideológicas com o regime comunista do país.
     Devido aos seus princípios de liberdade, teve a sua carreira abafada pelo regime comunista. O período mais produtivo do autor foi de 1928 a 1948. Apesar de morar nos Estados Unidos, Márai escreveu  sempre em húngaro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Berta Isla - Javier Marías

Evocação do dia internacional dos Direitos Humanos

Evocação do dia internacional dos Direitos Humanos Na sequência de outras sessões de cinema promovidas pela equipa da biblioteca, no dia 16 ...