segunda-feira, 13 de novembro de 2017

CONCURSO RBE


in: http://blogue.rbe.mec.pt/tag/concursos

concurso.png
 
A prevenção da corrupção faz-se com todos, todos os dias
Sabendo-se que as intervenções na área da prevenção ganham maior eficácia quando iniciadas junto da população mais jovem e considerando a experiência recolhida nos últimos cinco anos de trabalho com as escolas dos ensinos básico e secundário, o Conselho de Prevenção da Corrupção (CCPC ), em colaboração com o Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) e com o apoio de diversos parceiros, lança a 6ª edição do Concurso Imagens Contra a Corrupção.

Pretende-se desafiar os alunos a abordarem de forma crítica o sentido de situações presentes em textos diversos (romances, banda desenhada, textos informativos ou outros), que despertem o interesse dos jovens e onde se identifiquem infrações ou casos de corrupção. Os alunos, motivados por estas descobertas, devem refletir em conjunto com os seus professores a importância dos valores de ética e de cidadania, bem como o reflexo destes na prática quotidiana de todos nós.

Público-alvo
O concurso destina-se a turmas ou grupos de alunos do 4º ano do 1º ciclo, dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, que frequentam os estabelecimentos de ensino das redes pública ou privada.
 
 
Calendarização
  • Até 24 de novembro de 2017 – inscrição / preenchimento de formulário online , no sítio do CPC ;
  • Até 29 de março de 2018 - apresentação dos trabalhos / preenchimento de formulário online, no sítio do CPC ;
  • Até 30 de abril de 2018 - divulgação dos resultados;
  • Até final de maio de 2018 - entrega de prémios em evento público a anunciar pelo CPC.



NOTA PRÉVIA 
A PREVENÇÃO DA CORRUPÇÃO FAZ-SE COM TODOS, TODOS OS DIAS
6 ª edição |2017/2018Sabendo-seque as intervenções na área da prevenção ganham maior eficácia quando iniciadasjunto da população mais joveme considerando aexperiência recolhida nosúltimos cinco anos de  trabalho  com  as escolas dos  ensinos  básico  e  secundário, o Conselho  de  Prevenção  da Corrupção(CPC),em  colaboração  com  o  Plano  Nacional  de  Leitura2027(PNL2027) ecom  o apoio de diversosparceiros,lança a 6ª edição do Concurso Imagens Contra a Corrupção.Pretende-sedesafiar  os  alunos  a  abordarem de  forma  críticao  sentido desituações  presentes em textosdiversos(romances,   banda   desenhada,   textos   informativos   ou   outros), que  despertem  o interesse  dos  jovens  e onde  se identifiqueminfraçõesoucasos  decorrupção. Os alunos,motivados  por  estas  descobertas,  devem  refletir  em  conjunto  com  os  seus  professores  a importância  dos valores  de  ética  ede cidadania,  bem  como o  reflexo  destes na  prática quotidiana de todos nós.O ConcursoImagens  Contra  a  Corrupçãodesenvolve-se nos  termosdo  regulamento  que  se segue.
REGULAMENTO
O Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC), no âmbito das competências que lhe são atribuídas, promove,   em   parceria   com   o Plano   Nacional   de   Leitura   (PNL2027), a Escola   Superior   de Comunicação Social, a Fundação INATEL, o Visionarium, aRede de Bibliotecas Escolarese o Centro de  Arte  e  Comunicação  Visual –ARCO,um  concurso  nacional subordinadoao  tema ImagensContra a Corrupção.
21.Objetivos O Concurso desenvolve‐se no quadro dos objetivos gerais do CPC no  domínio  da  prevenção  da corrupção e das infrações conexas e deverá contribuir para:criar,  na  comunidade  escolar,espaços  de  reflexãosobre  questões  relacionadas  com  a corrupção, a ética e acidadania;promover  leituras e  explorar  textos  de  interesse  para  os  alunos, no  âmbito de temáticas relacionadas com o tema doconcurso;estimular a imaginação, acriatividadeeo espírito crítico dos alunos;levar os jovens a explorarem um conjunto articulado de saberes, da língua portuguesa às tecnologias e às artes, envolvendo-os com novas literacias.2.Público-alvo O concurso destina-se a turmas ou grupos de alunos do 4º ano do 1º ciclo, dos2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, que frequentamosestabelecimentos de ensino das redes pública ouprivada.3. DesenvolvimentoOs trabalhos realizadosdevem: 3.1. contermensagens que reflitam temáticasrelacionadas com valores éticos e com oexercício da cidadania, com especial enfoque na prevenção da corrupção;3.2. respeitar  as modalidades  de  apresentação correspondentes  acada  ciclo  e  nível  de  ensino, ainda que possam assumir diversas soluções artísticas e gráficas:4º  ano  do  1º  ciclo –expressão  plástica(utilização  livre  de  materiais  e  de  técnicas  como  o desenho, a pintura e a colagem, entre outras);2º ciclo –banda desenhada;3º ciclo –vídeo de curta duração (máximo 1 minuto e meio/90 segundos);ensino secundário –cartaz;
33.3. ser gravados emformato digital e apresentados num único ficheiro;3.4. ser apresentados  em  conjunto,comuma breve  síntese explicativa,  que  refira  a ideia  que inspirou o trabalho, o conteúdodo mesmo e o processo de elaboração(500e 1000 carateres, incluindo espaços), devendo ainda indicar-se: -nº de alunos envolvidos noconcurso;-nº deprofessoresenvolvidosno concurso;-nº deoutros elementos da comunidade escolarque tenham participado;-nº aproximado de horas detrabalho despendidasao longo do processo.4. Apresentação dos trabalhos 4.1.Os trabalhos apresentados devem respeitar os seguintes requisitos: terem conteúdosintegralmenteoriginais;não   conterem nomes   ou imagens   de   figuras   públicas,   bem   como de símbolos   de instituições ou de entidades públicas ouprivadas;serem  realizados no  agrupamento  ou  na  escola  a  que pertence a  turma ou  o  grupode alunos seus autores(máximo 30 alunos). 4.2.Asescolas sede em conjunto com os respetivosautores apresentam otrabalho noformato digitalque  considerem  mais  conveniente,  podendoo ficheiro ser gravado porqualquerequipamento, desde quenão exceda os100MB.4.3.Cada  agrupamento/escola não agrupada pode  submeter  até  umtrabalho  por  cada ciclo  / nível de ensino (4º ano / 1º, 2º ciclo ou 3º ciclo do ensino básicoouensino secundário), num máximo de 4trabalhos. 4.4.Ainscrição  no  concurso  e  a  entrega  dos  trabalhossão  feitas  exclusivamentepelos agrupamentos de escolas ou pelas escolas não agrupadas, através do preenchimento dos respetivos formuláriosdisponíveisonline, no sítio:www.cpc.tcontas.pt,  naárea Projetos Educativos / Concurso Imagens contra a Corrupção -Edição 2017/18.
45.CalendarizaçãoAté 24 de novembro de 2017 –inscrição / preenchimento deformulárioonline, no sítio do CPC;Até  29  de  março  de  2018 -apresentação dostrabalhos/preenchimentodeformulário online, no sítio do CPC;Até 30 deabril de2018 -divulgação dos resultados;Até final de maio de 2018 -entrega de prémios em evento público a anunciar pelo CPC.6.J ú r i  n a c i o n a lO júridoConcursoImagensContraaCorrupção:6.1.écompostopor3elementos,umdesignadopeloConselhodePrevençãodaCorrupção (quepreside), outropelo  Plano  Nacional  de  Leitura2027,  sendo  oterceiroelemento  um especialista indicado  pela  Escola  Superior  de  Comunicação Socialou  pelo  Centro  de  Arte  e Comunicação  Visual -Ar.Co, em  função  daespecificidadedas áreas envolvidas  notipo  de trabalhoque  o  presente  Regulamento  indicapara  cada  ciclo/  nível  de  ensino.  O  CPC designará ainda 3 vogais suplentes.6.2.premiaráo  melhor  trabalho  relativamente  a  cada  ciclo/nível  de  ensino, devendodecidir sobre a atribuição de menções honrosas ou de prémios exaequo;6.3.valorizarána apreciaçãodos trabalhos:aqualidade, aadequação e a atualidade da mensagem;o processo de trabalho seguido durante aconceção, sendo tidas em conta as informações disponibilizadas na síntese explicativa;assoluções adotadas naconcretização da ideia;acriatividade artística;6.4.poderá decidir não atribuir qualquer prémio, caso considere que os trabalhos propostos não cumprem os requisitos referidos nesteRegulamento;6.5.deliberará   sobre   os   casos   omissos   ou   as   divergências   na   interpretação   do   presenteRegulamento;6.6.tomará ascompetentes decisões e delas não caberárecurso.
57.P r é m i o s7.1.Serão  reconhecidos  com  diplomas  todos  os  professores  ealunos ligados  aos  trabalhos distinguidos pelojúri nacional do Concurso.7.2.Serão  premiados  os  melhores  trabalhos  apresentados  a concurso  por  ciclo  /  nível  de ensino, nos termosseguintes:4ºano   do   1ºciclo-Aventurasna   Caravela   Vera   Cruz(grupo   turma)/   Apoio ARPORVELA;2º e 3º Ciclos -Visita e atividades no VISIONARIUM(grupo até 30 alunos);Ensino Secundário -Fim de semana numa unidade hoteleira do INATEL (atividades de grupo -até 30 alunos);7.3.As escolas ou agrupamentos de escolas dosalunos vencedoresserão contemplados com a aquisição  de títulos  para  reforço  defundo documental  das  suas  bibliotecas,  cabendoa orientação deste à Rede de Bibliotecas Escolares/apoio do PNL2027;7.4.Os  prémios  são  intransmissíveis,  pelo  que  só  poderãoserusufruídospelos  alunos /turma(s)premiados/as.7.5.Nos sítios doCPC e do PNL2027 serão divulgadosos trabalhos premiados;7.6.O CPC e o PNL2027poderão,caso assim o entendam epor comum acordo, divulgar outros trabalhos apresentados a concurso que consideremrelevantes.8.D i s p o s i ç õ e s   f i n a i s  8.1.Asescolas  devem,no  âmbito  deste  Concurso, obter  autorização para  a  utilização  pública da imagem de todos os que venham a participar nos trabalhos apresentados;8.2.AoConselho  de  Prevenção  da  Corrupção  e aos  seus  parceiros  não poderá  ser  imputadoqualquer    tipo    de    responsabilidade    relativamente    a    qualquer    facto    gerador de incumprimento do estabelecido no presenteregulamento;8.3.A participação neste concurso pressupõe o entendimento adequado e a aceitação integral dos termos desteregulamento;

68.4.Os   trabalhos   entregues   são   propriedade   do   Conselho   de   Prevenção   da   Corrupção, podendo ser utilizadosno âmbito da suaação.Para esclarecimento de qualquer dúvida, contacte, por favor: edite.coelho@tcontas.pt/ tel. 217945106filomenamariacravo@tcontas.pt/ tel. 217945298

Sem comentários:

Enviar um comentário

Berta Isla - Javier Marías

 in: https://www.escolamais.com/inteligencia-emocional-na-educacao/   Qual a importância da inteligência emocional na educação? A  intel...