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PARA ONDE VOU HOJE? E AMANHÃ?
Como é que podemos definir objetivos de modo a que eles se concretizem? Desde logo, utilizando uma linguagem que a mente inconsciente reconheça.
Costumo perguntar com frequência às pessoas com quem interajo quais são os seus objetivos.
Na maior parte das vezes, obtenho respostas como “Sei lá, não costumo pensar nisso!”. A minoria responde à mesma pergunta coisas como “Quero ter mais dinheiro”, “Quero que me saia o Euromilhões”, “Não quero perder o emprego”, “Não quero perder o meu namorado” ou “Quero ter um carro novo”.
Posteriormente, pergunto com que frequência costumam atingir os seus objetivos e é nesta fase que a coisa começa a descambar, pois a percentagem é mínima, ou seja, poucas vezes atingem os seus objetivos e sei que, dentro desta minoria, há quem realmente faça por lá chegar mas por um motivo ou por outro as coisas não acontecem como pretendiam.
Então como é que podemos definir objetivos de modo a que eles se concretizem? Desde logo, utilizando uma linguagem que a mente inconsciente reconheça. Talvez esteja a perguntar-se “porquê a mente inconsciente”? Porque os objetivos são definidos pela mente consciente, mas é a mente inconsciente que se põe em marcha para os atingir…
Assim sendo, que tipo de linguagem podemos usar de modo a que os nossos objetivos sejam reconhecidos pela nossa mente inconsciente?
De acordo com a Programação Neuro Linguística (PNL), existem alguns fatores que são úteis considerar quando definimos um objetivo.
Então como é que podemos definir objetivos de modo a que eles se concretizem? Desde logo, utilizando uma linguagem que a mente inconsciente reconheça. Talvez esteja a perguntar-se “porquê a mente inconsciente”? Porque os objetivos são definidos pela mente consciente, mas é a mente inconsciente que se põe em marcha para os atingir…
Assim sendo, que tipo de linguagem podemos usar de modo a que os nossos objetivos sejam reconhecidos pela nossa mente inconsciente?
De acordo com a Programação Neuro Linguística (PNL), existem alguns fatores que são úteis considerar quando definimos um objetivo.
A PNL usa o Modelo S.M.A.R.T. e cujos critérios vou partilhar consigo de seguida. O primeiro critério a ter em conta quando definimos um objetivo é que este deve ser Simples e Específico porque quando um objetivo é específico tem mais probabilidades de ser atingido do que algo vago. Imagine que o seu objetivo é ter um carro novo e que de repente ganha num concurso um carro novinho em folha mas que é amarelo florescente com pintas azuis. Talvez seja excêntrico/a ao ponto de o aceitar mas a maior parte das pessoas talvez recusasse e ficasse frustrado com um prémio assim… Então, ao definir o objetivo irá querer especificar a marca do carro, modelo, cor, cor dos estofos, extras, etc. Inclua tudo o que for importante para si.
O segundo critério diz que o objetivo deve ser Mensurável e Cheio de significado (Meaningful). Mensurável porque se diz que o seu objetivo é ter mais dinheiro e de seguida alguém lhe der um euro talvez não ache grande piada, mas tecnicamente tem mais dinheiro. Ou se o seu objetivo for ser aumentado, diga quanto, em dinheiro ou em percentagem. Ah, e pelo sim pelo não, diga quanto quer de aumento líquido para não haver surpresas! E deve ser cheio de significado porque caso contrário é provável que não tenha a motivação para o perseguir e atingir (Sobre este ponto falaremos mais para o final do artigo).
O segundo critério diz que o objetivo deve ser Mensurável e Cheio de significado (Meaningful). Mensurável porque se diz que o seu objetivo é ter mais dinheiro e de seguida alguém lhe der um euro talvez não ache grande piada, mas tecnicamente tem mais dinheiro. Ou se o seu objetivo for ser aumentado, diga quanto, em dinheiro ou em percentagem. Ah, e pelo sim pelo não, diga quanto quer de aumento líquido para não haver surpresas! E deve ser cheio de significado porque caso contrário é provável que não tenha a motivação para o perseguir e atingir (Sobre este ponto falaremos mais para o final do artigo).
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PARA ONDE VOU HOJE? E AMANHÃ? PARTE 2
Agora que já sabe como definir objetivos utilizando uma linguagem que o cérebro reconhece e talvez até já tenha começado a elaborar os seus objetivos, gostaria de partilhar mais algumas dicas que poderão aumentar a eficácia de todo o processo.
No artigo anterior, falei de como é importante que os objetivos sigam alguns critérios como por exemplo:
No artigo anterior, falei de como é importante que os objetivos sigam alguns critérios como por exemplo:
– Simples e Específico
– Mensurável e Cheio de Significado
– Atingível e Como se estivesse a acontecer
– Responsável e Realista
– Temporizado e Pela Positiva
– Mensurável e Cheio de Significado
– Atingível e Como se estivesse a acontecer
– Responsável e Realista
– Temporizado e Pela Positiva
O que podemos acrescentar a tudo isto? O seu objetivo está dependente apenas de si, ou depende de mais pessoas? Tenha em conta que, quanto mais pessoas estiverem envolvidas nele, maiores serão os imprevistos e consequentemente, as probabilidades de não o atingir. Este aspeto não se refere apenas ao decorrer do objetivo, mas também ao início.
Pode ser iniciado apenas por si? O ideal é que assim seja. Está bem identificado? Ou seja, está totalmente claro para si o que pretende? Ser catavento nestas coisas costuma dar resultados diferentes dos esperados…
Está informado sobre tudo o que envolve o objetivo? Costumo dar este exemplo: imagine que pretende abrir uma empresa em Moçambique e está tão focado no objetivo que nem tem tempo para ler jornais e desconhece que saiu uma notícia que diz que o governo moçambicano suspendeu a abertura de empresas estrangeiras nos próximos 5 anos!
E isto leva-me ao próximo fator a ter em conta: Tem flexibilidade? Ou seja, tem mesmo que ser em Moçambique, ou poderia ser em Angola, ou Cabo Verde, por exemplo? É útil assumir que não há apenas uma maneira de chegar ao objetivo. Seja flexível sem comprometer o resultado final.
Então agora que já analisou todos estes fatores, está na altura de passar à fase seguinte e que consiste em dar forma ao objetivo. É importante visualizar o seu objetivo mas como, em que fase?
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