terça-feira, 1 de outubro de 2019

in: https://www.teatrodasfiguras.pt/pt/agenda.aspx

Agenda de Eventos



    • CATALUA
      Serviço Educativo
  • 06 out 2019
    CATALUA
    Domingo | 10h30 e 11h30
    • IN BETWEEN
      Performance
  • 18 out 2019
    IN BETWEEN
    Sexta, Quinta-feira e Sábado | 18h00 - 20h30
in: https://blogue.rbe.mec.pt/tag/eventos

Miúdos a votos • 4.ª edição • Lançamento

Miúdos a votos
A Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior voltam a organizar a eleição dos livros preferidos das crianças e jovens portugueses, através desta iniciativa que promove a leitura e o desenvolvimento de competências de cidadania ativa. Os números registados no ano letivo transato são indicadores inequívocos do êxito deste projeto: participaram 727 escolas de todo o país (e ainda França, Angola e Moçambique) nas quais votaram 78 382 alunos, em listas constituídas a partir de mais de 23 000 nomeações.
Para além da importância desta ação na promoção da leitura, realizada entre pares, a partir das suas próprias escolhas, a iniciativa Miúdos a Votos constitui um exercício ímpar de cidadania, valorizando a responsabilidade do ato de votar. Este propósito ganha particular relevância num ano em que os cidadãos portugueses exercem o poder político através de sufrágio universal, igual e direto em eleições para a Assembleia da República. Se, por um lado, há uma preocupação crescente com as taxas de abstenção em Portugal, por outro lado, há estudos que sustentam que a probabilidade de as pessoas irem votar aumenta com a sua consciencialização de que o voto é um dever cívico essencial que concorre para a manutenção da democracia. Porque não começar de pequenino?
Como já é do conhecimento geral, nesta iniciativa será dada a possibilidade às crianças e jovens, através de uma eleição realizada em todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostam, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real: a do Presidente da República.
Tal como nos anos anteriores, a iniciativa é aberta a todas as escolas, sejam públicas ou privadas, abrangendo alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. É também alargada a estabelecimentos de ensino no estrangeiro que lecionem os mesmos anos de escolaridade e que tenham o Português como primeira língua.
calendário, o regulamento e algumas perguntas frequentes estão disponíveis abaixo.
Miúdos a votos conta com o apoio da Comissão Nacional de Eleições, do Plano Nacional de Leitura 2027, da Pordata e da Rádio Miúdos.
A informação está também disponível no sítio de Visão Júnior.
A edição da festa final do ano passado, que teve lugar no dia 31 de maio na Fundação Calouste Gulbenkian, ainda pode ser vista aqui>>

Veja também:
Regulamento [PDF]Regulamento
 
Calendarização [PDF]Calendarização
 
Perguntas frequentes [PDF]Perguntas frequentes
in: http://www.rbe.mec.pt/np4/2374.html

SOBE+

Projeto SOBE+
Tendo em conta o interesse do modelo de intervenção do Projeto SOBE para a melhoria da literacia em saúde e para a promoção da saúde em geral e prevenção da doença, este passou a designar-se Projeto SOBE+, alargando assim o seu âmbito a outras áreas da saúde.
Mantém-se o foco na integração da temática da saúde oral no currículo e em ambiente escolar, concorrendo para a melhoria dos conhecimentos e dos comportamentos, junto das crianças e das comunidades envolventes. Sempre que possível e adequado, estende-se a abrangência do projeto a temáticas com ele relacionadas.
Continuamos a parceria iniciada no ano letivo 2018/2019 com o Projeto Heróis da Fruta, contando com o apoio da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI). Este ano, a narrativa que dá o mote às atividades do projeto prende-se com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável e assim, mantendo o foco na promoção da saúde oral, introduzimos a questão da reciclagem das escovas dos dentes. Quem nos auxiliará nesta questão é o EcoEscovinha. Trata-se de um projecto de responsabilidade social que visa a RECICLAGEM das escovas de dentes, assim como a promoção da escovagem regular e eficaz e a troca de escova de 3/3 meses. A recolha de escovas de dentes é seletiva, não devendo ser depositadas nos ecopontos do plástico. A missão deste ano é mobilizar as escolas para, junto das suas autarquias, encontrarem localmente a melhor forma de recolher as escovas e as fazer chegar à empresa que as converte em mobiliário de jardim. Para que não haja custos associados à entrega destes resíduos, todo este processo deverá ter a chancela EcoEscovinha.
Integrado no Projeto SOBE, surge o subprojeto Escovar na Escola, através do qual a Direção-Geral da Saúde irá distribuir 150.000 kits para a escovagem dos dentes (copo, escova e dentífrico). Este subprojeto visa incentivar as escolas e jardins-de-infância, que implementam ou desenvolvem projetos de saúde oral, a incluir a escovagem dos dentes efetuada pelos alunos diariamente, em ambiente escolar. A distribuição dos materiais relativos às candidaturas aprovadas será realizada a partir de outubro de 2019 pelos ACES. As candidaturas estarão abertas até ao limite do stock.
Rede pública aqui>>>
Rede privada e solidária aqui>>>
A partir dos materiais lúdico-pedagógicos existentes nas bibliotecas escolares e em www.sobe.pt, pretende-se que a temática da saúde oral seja desenvolvida em todas as áreas curriculares (leitura, escrita, matemática, artes,..). Sugere-se que, para além das atividades escolares, sejam criados projetos indutores da adoção de boas práticas de saúde que incluam as famílias.
in:

Media@ção | Concurso 2020

Media@ção 2019
Está aberta a 3.ª edição do concurso Media@ção, à qual podem candidatar-se alunos de ensino básico e secundário de escolas públicas, privadas, profissionais e, ainda, escolas portuguesas ou da rede de ensino de português no estrangeiro.
Conscientes de que alguns dos problemas que se têm acentuado e ganho visibilidade no atual contexto social e político merecem a atenção e o empenhamento de todos, definimos como tema, para este ano, a relação Media, desinformação e desenvolvimento sustentável.
Pretende-se que os trabalhos relacionem o uso dos media e o atual problema da desinformação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável n.º 5 (Igualdade de Género), n.º 13 (Ação Climática) ou n.º 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes), a saber, que relacionem os media e a desinformação com problemas de igualdade/ violência de género, questões ambientais ou formas várias do designado discurso de ódio.
Para concorrer basta submeter os vídeos ou podcast candidatos através do formulário disponível em  <https://forms.gle/AVZFsJqqcd2EbjJv8>. O termo para envio dos trabalhos é o dia 28 de março de 2020. A entrega de prémios ocorrerá no final do ano letivo, em data e locar a indicar.
Leia atentamente o Regulamento e não deixe de ir ao canal Media@ção, onde pode  conhecer os trabalhos vencedores de edições anteriores e consultar os tutoriais de apoio ao concurso disponíveis em A linguagem audiovisual!
Qualquer dúvida deve ser colocada através do endereço media@mail-rbe.org

Veja também: A linguagem audiovisualPrémios 2019Prémios 2018

Cartaz [PDF]Cartaz
 
Regulamento [PDF]Regulamento 
  
in: https://blogue.rbe.mec.pt/tag/recursos

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A Primeira Volta ao Mundo é uma nova série documental do Canal História que recorre a depoimentos de 53 especialistas internacionais e usa actores para entrevistas ficcionadas com os protagonistas da expedição.
Foi em 1519, a 20 de Setembro, que o português Fernão de Magalhães (1480-1521), navegador português ao serviço de D. Carlos I de Espanha, partiu de Sanlúcar de Barrameda, em Espanha. Três anos depois, com Magalhães morto, Juan Sebastián Elcano voltaria ao início para finalizar aquela que ficou registada como a primeira viagem de circum-navegação da Terra. A efeméride dos 500 anos de tal feito é assinalada com uma nova série documental do Canal História dividida em seis episódios. A Primeira Volta ao Mundo, uma produção espanhola, arranca neste sábado, às 22h15.
O objectivo da série é explorar não tanto “a gesta, mas sim o gesto”, afirmou Sergio Ramos, vice-presidente de programação da versão ibérica do canal, na apresentação de A Primeira Volta ao Mundo na Biblioteca Nacional de Madrid esta quarta-feira à tarde. Ou seja, queriam mostrar como era o dia-a-dia em alto-mar dos entre 230 e 270 tripulantes das cinco naus da expedição — dos quais só restaram, no fim, 18 homens e uma nau —, bem como a maneira como o feito deles mudou o mundo e como a Europa percebeu a dimensão do resto do globo e a vastidão dos oceanos. Ao PÚBLICO, explicou ainda que queriam “dar um twist” à história, com “linguagem e imagem contemporâneas”, como comparar a montagem da expedição com uma start-up, o que acontece no primeiro episódio.
Para tal, a série conta com o depoimento de 53 especialistas de várias nacionalidades e áreas, dos portugueses Jorge Rosas, gerente das Adegas Ramos Pinto, Joaquim António Gonçalves Guimarães, arqueólogo, ou José Manuel de Carvalho Marques, ex-presidente da Câmara de Sabrosa, a historiadores, escritores, navegadores, políticos, guias turísticos, cozinheiros, biólogos, músicos ou militares argentinos, chilenos e espanhóis, nacionalidades que estavam representadas na expedição. Estes falam de como, no caso de Jorge Rosas, os tripulantes bebiam vinho, ou, no caso de Javier Velázquez, dono de restaurante e cozinheiro argentino, de como é que os tripulantes comiam carne de guanaco, animal sul-americano, tudo em nome da sobrevivência sob condições duras que testaram a capacidade de resistência do ser humano.
De fora, ficaram testemunhos como os dos filipinos, um território importante da viagem. “Era o destino principal que queríamos tratar, mas deparámo-nos com um problema, que é não haver muita gente com esse conhecimento. Encontrávamos alguém que disse que falaria disso, mas depois não sabia muito”, confessa Daniel Terzagui, produtor executivo. “É mais fácil encontrar essa informação aqui”, continua Carmen Mena-García, professora catedrática de História da América na Universidade de Sevilha e uma das especialistas retratadas na série. Também não houve possibilidade de incluir, por questões de agenda, o historiador Rui Manuel Loureiro, que a académica espanhola nomeia como alguém “que está a fazer coisas muito interessantes com documentos portugueses”. Longe das polémicas e disputas recentes entre Portugal e Espanha sobre esta efeméride, tanto Terzagui como Mena-García realçam o papel de Portugal na expedição, em termos de “todo o conhecimento e infra-estrutura”.

Entrevistas de agora com o passado

Além das pessoas reais que prestam declarações, há um esforço para uma reconstituição de época com actores que interpretam algumas das figuras históricas envolvidas a falaram para a câmara. A ideia destas entrevistas ficcionadas, sustenta o responsável do canal, era não pedir “aos actores que interpretassem algo que não sabíamos se ocorreu ou não”, mas dar uma ideia do que seria o dia-a-dia a bordo da expedição. Já Daniel Terzagui, o produtor executivo, sublinhou o foco em factos verificáveis. Henrique de Malaca, por exemplo, o escravo de Magalhães que provavelmente terá sido a primeira pessoa realmente a circum-navegar o mundo, não é uma personagem muito presente, visto não haver muita informação sobre ele, e muitas perspectivas contraditórias.
Segundo o Ministério da Cultura espanhol, há mais de 190 iniciativas oficiais espanholas que vão decorrer ao longo dos próximos três anos. A série é uma delas. A efeméride está, conta Carmen Mena-García, a levar a cada mais investigações sobre o assunto, pelo que, volvidos esses três anos, “vamos falar de uma maneira diferente” sobre a circum-navegação.
A série surge no ano em que o História comemora 20 anos de presença ibérica, algo que decidiram celebrar juntando duas efemérides: a dos 500 anos da circum-navegação e dos 50 da chegada do homem à Lua, traçando um paralelo entre elas. Não vai ser o único evento televisivo a assinalar o feito. A RTP1, por exemplo, dedicará o dia de sexta-feira a uma emissão especial em directo do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, a partir das 10 da manhã.

Referência
AuthorRodrigo Nogueira
Article title:Seis episódios para assinalar os 500 anos da viagem de Fernão de Magalhães
Website title:PÚBLICO
URL:https://www.publico.pt/2019/09/20/culturaipsilon/noticia/primeira-volta-mundo-1887193

Conteúdo relacionado:
in: https://blogue.rbe.mec.pt/tag/concursos

Deixas que a carteira te consuma ou consomes com cabeça?
Esta é a proposta da Rádio Miúdos para o ano letivo 2019/2020.
A ideia é discutir o que consumimos e porque consumimos e apontar caminhos para um consumismo consciente.
CONSUMIR COM CABEÇA é um concurso para os alunos do 3º ciclo do ensino básico de todas as escolas que falem português/do país e ilhas.

Podem participar realizando um spot de rádio, com um mínimo de 30 segundos e até 5 minutos.
As inscrições estão já abertas para as escolas até 3 de novembro de 2019.
Depois haverá uma seleção dos 2 melhores trabalhos por região do país, por um júri constituído por representantes da Rádio Miúdos, da Rede de Bibliotecas Escolares e da Direção-Geral do Consumidor.
A partir de 6 de janeiro de 2020 a Rádio Miúdos transmite em directo de 2 escolas da região, o concurso CONSUMIR COM CABEÇA, um programa de rádio onde as equipas vão ter que defender as suas ideias e responder a desafios.

No dia 24 de abril de 2020 as equipas vencedoras realizam em direto nos estúdios da Rádio Miúdos as finais onde serão apurados os vencedores.

CONSUMIR COM CABEÇA é um torneio radiofónico da Rádio Miúdos, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e com o apoio do Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores.

Pretende-se dinamizar a discussão sobre consumos conscientes e sustentáveis entre os jovens.
Encontrar uma linguagem ativa para que os miúdos possam intervir individual e coletivamente de uma forma mais crítica ao que consomem.

regulamento está disponível aqui.
Imagens do concurso disponíveis aqui.
in: https://blogue.rbe.mec.pt/tag/eventos

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A terceira conferência do PNL2027 é dedicada ao elogio da leitura como forma de enaltecimento do lugar que esta mantém no nosso tempo e da consciência do seu papel em benefício das sociedades.
A leitura, na sua multifuncionalidade, é o principal instrumento de acesso à aprendizagem e ao conhecimento, de domínio sobre a informação e a comunicação, de compromisso ético e cívico, de afirmação da liberdade e dignidade humanas.
Leitura e escrita são a base fundacional de todas as literacias e a condição primeira para um juízo compreensivo e crítico, o enriquecimento cultural, a formação estética e a memória individual e coletiva.  Sem a palavra não existe história nem a ideia de humanidade, a linguagem e o pensamento ficam cerceados e a consciência de si e do mundo diminuída.
Numa sociedade em acelerada e profunda mudança, única na história da humanidade, com grandes oportunidades e desafios, mas também com inúmeros riscos e bloqueios, faz cada vez mais sentido evocar o valor da leitura, refletindo sobre ele a partir do olhar de diferentes políticas públicas e do ponto de vista das diferentes literacias.

Referência: 2027, P. (2019). Plano Nacional de Leitura 2027Pnl2027.gov.pt. Retrieved 14 September 2019, from http://pnl2027.gov.pt/np4/confpnl2019.html

Berta Isla - Javier Marías

Dia internacional dos Museus

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