Inscrições até 15 de janeiro
Com o Concurso Sitestar.pt, os alunos das escolas de Portugal Continental e regiões autónomas da Madeira e dos Açores têm a oportunidade de construir websites com o domínimio .pt, para divulgarem conteúdos relevantes nas áreas da ciência e do conhecimento, da inclusão social, das expressões artísticas e do desporto e a publicá-los de forma criativa e inovadora.
Este ano a grande surpresa do concurso consiste na possibilidade de também as escolas promoverem a criação de jornais escolares online, como meio de comunicação de divulgação de trabalhos realizados no âmbito escolar.
Com este concurso, os alunos terão ainda a oportunidade de compreender a importância da responsabilidade intelectual e legal na construção dos seus próprios conteúdos e na divulgação dos mesmos, assim como a respeitar regras de segurança, privacidade, direitos conexos e propriedade.
Em www.sitestar.pt está disponível toda a informação sobre a legislação aplicável bem como um conjunto de recomendações relativas à proteção dos direitos de propriedade intelectual e direitos conexos.
Para participar, os alunos deverão:
- Ler o Regulamento do Concurso;
- Ter entre os 14 e os 18 anos e pertencer ao ensino básico, secundário ou vias profissionalizantes;
- Concorrer a título individual, a pares ou em grupos de 3 alunos;
- Ser acompanhados de um professor responsável;
- Pertencer a uma escola DECOJovem;
- Escolher uma das 4 categorias disponíveis: Saber&Ciência, Faz a diferença!, Jovens com Talento e Notícias na Escola.
Há prémios para os melhores websites!
Qualquer dúvida neste âmbito deve ser dirigida para
sitestar@sitestar.pt.
Este concurso é uma iniciativa da DECO e do DNS.PT que conta com o apoio da DGE, GDA, IGAC, INPI, SPA, FCT e ANPRI.
REGULAMENTO
O DNS.PT e a DECO promovem a 3ª edição do Concurso Sitestar.pt, uma iniciativa nacional que convida
a comunidade educativa a desenvolver sites em português e sob domínio.pt durante o ano letivo de
2015/2016.
O concurso Sitestar.pt convida os jovens a desenvolverem e a divulgarem conteúdos relevantes nas áreas
da ciência e do conhecimento, da inclusão social, das expressões artísticas e do desporto e a publicá-los
de forma criativa e inovadora. É igualmente objetivo deste concurso dar a oportunidade às escolas de
promoverem a criação de jornais escolares online, para divulgação do trabalho realizado em âmbito escolar.
O Concurso Sitestar.pt pretende que os jovens participantes assumam a responsabilidade intelectual e legal
pelos trabalhos a concurso, aprendendo assim a respeitar as regras de segurança, privacidade, direitos
conexos e propriedade.
Em www.sitestar.pt está disponível toda a informação sobre a legislação aplicável bem como um conjunto
de recomendações relativas à proteção dos direitos de propriedade intelectual e direitos conexos. Qualquer
dúvida neste âmbito deve ser dirigida para sitestar@sitestar.pt.
INTRODUÇÃO
O Concurso Sitestar.pt destina-se aos alunos do Ensino Básico, Ensino Secundário e Vias Profissionalizantes,
com idades entre os 14 e 18 anos. Podem concorrer alunos de estabelecimentos de ensino públicos e privados
de Portugal Continental e Regiões Autónomas, desde que aderentes ao projeto DECOJovem.
A DECOJovem é um projeto de educação do consumidor da DECO. Para obter mais informação e aderir,
visite www.decojovem.pt *
*Não existem quaisquer custos de adesão à DECOJovem.
PÚBLICO-ALVO
OBJETIVOS
• Promover a literacia para os media digitais junto dos jovens;
• Incentivar os jovens a utilizar a Internet e as suas ferramentas e também a criar sites
enquanto editores e participantes ativos no desenvolvimento da internet;
• Alertar os jovens enquanto consumidores para os seus direitos e deveres na área do digital;
• Divulgar conteúdos e ideias inovadoras dos jovens e das escolas;
• Promover o TLD nacional (extensões .pt), demonstrando as vantagens de ter um domínio .pt, a marca
de Portugal na Internet.
Serão aceites a concurso sites que se enquadrem dentro das seguintes categorias:
CATEGORIA 1 - SABER & CIÊNCIA: contempla a criação de sites sobre as diferentes áreas da ciência
e do conhecimento em que os alunos tenham especial interesse para partilha de saberes, de experiências
e de trabalhos. Nesta categoria é também possível integrar a criação de sites de clubes que fazem
parte das escolas.
CATEGORIA 2 – FAZ A DIFERENÇA!: contempla o desenvolvimento de sites que divulguem iniciativas
de voluntariado e inclusão social onde os jovens se encontrem envolvidos. Nesta categoria é também
possível integrar a criação de sites de clubes que fazem parte das escolas.
CATEGORIA 3 – JOVENS COM TALENTO: contempla a criação de sites dedicados à expressão artística
(música, teatro, pintura, etc.) assim como, atividades desportivas em que os jovens participem e que
desejem promover. Nesta categoria é também possível integrar a criação de sites de clubes que façam
parte das escolas.
CATEGORIA 4 – NOTICIAS NA ESCOLA: contempla a criação de jornais escolares online de divulgação
do trabalho realizado em contexto escolar. Nesta categoria será avaliada a plataforma online do
jornal. Não serão aceites jornais em formato digital.
CATEGORIAS DO CONCURSO
Podem concorrer equipas compostas por alunos (1 a 3 alunos) e por um professor que ficará responsável
pela inscrição e acompanhamento da equipa.
É possível a participação de várias equipas do mesmo estabelecimento de ensino, podendo um mesmo
professor responsável inscrever-se com mais do que uma equipa.
Cada equipa pode candidatar-se com mais do que um projeto, desde que em categorias diferentes.
QUEM PODE CONCORRER
Para participar no concurso, o professor responsável deverá seguir os seguintes passos:
Aceder à plataforma www.escolas.decojovem.pt e confirmar se a escola que representa pertence à rede
DECOJovem. Caso esta ainda não pertença à rede de escolas DECOJovem, deverá registar a escola para
poder participar com os seus alunos no Concurso Sitestar.pt;
Depois de se registar e iniciar sessão na plataforma www.escolas.decojovem.pt, escolha a opção Sitestar3
e registe a(s) equipa(s) participantes no concurso na área Equipas;
Até ao dia 15 de janeiro de 2016 terão que ser apresentadas as propostas de ideia de sites. Para tal, o
professor responsável deve aceder à área Paticipações, na plataforma www.escolas.decojovem.pt e
preencher a Proposta de ideia para cada um dos sites a submeter a concurso, indicado os seguintes dados:
• Nome da equipa e categoria a que concorrem;
• Título do site;
• Endereço pretendido (.PT)
• Memória descritiva:
- Enquadramento e justificação (até 1 000 caracteres);
- Objetivos do projeto (até 500 caracteres),
- Destinatários (até 250 caracteres)
- Apresentação detalhada do projeto: descrição dos conteúdos e sua importância (até 1 500 caracteres),
estrutura do site (até 1 000 c aracteres); calendário e execução (até 750 caracteres) e parcerias (até 250
caracteres);
- Descrição das tarefas que ficarão afetas a cada membro da equipa (até 750 caracteres).
A proposta de ideia tem como objetivo facilitar o planeamento e organização do trabalho a desenvolver
pelas equipas e deve ser explicativo de cada site que se pretende produzir e submeter a concurso. O seu
preenchimento é obrigatório para posterior submissão do site a concurso.
COMO PARTICIPAR
O Concurso Sitestra.pt irá decorrer em 2 fases:
1ª FASE // Prazo: 15 de janeiro de 2016
APRESENTAÇÃO DA IDEIA DE SITE
Serão aprovados um máximo de 120 projetos que passam à 2ª fase do concurso.
Até 15 de janeiro de 2016, o professor responsável deverá efetuar a inscrição e submeter a proposta de
ideia, conforme ponto 6.
Todas as propostas serão analisadas pelo Júri que selecionará, no máximo, 120 propostas (até 30 propostas
por categoria) de ideias para sites que passarão à 2ª fase do Concurso. O resultado será anunciado
em www.sitestar.pt no dia 2 de fevereiro de 2016.
Por cada proposta selecionada a equipa receberá um voucher válido por 12 meses que permitirá à equipa
construir o site.
O voucher inclui:
• um domínio .PT
• uma ferramenta de criação de site
• alojamento e um endereço de correio eletrónico
2ª FASE // Prazo: 15 de abril de 2016
DESENVOLVIMENTO DA IDEIA E CONSTRUÇÃO DO SITE
Serão premiados 12 sites.
A partir do momento que as equipas dispõem do voucher, devem iniciar a construção do site, de acordo
com a proposta apresentada e selecionada. Todos os sites terão que estar concluídos até 15 de abril de
2016 e, até essa data, o professor responsável deve aceder à plataforma www.escolas.decojovem.pt e,
na área Participações, submeter o link do site desenvolvido em cada uma das ideias apresentadas a
concurso.
A organização reserva-se o direito de desativar de imediato e sem pré-aviso, todos os bens e serviços
associados ao voucher, caso os participantes não concluam o seu trabalho nos prazos estipulados ou
não respeitem o definido na Ficha de Proposta.
Os sites serão selecionados pelo Júri tendo em atenção os critérios de avaliação. Em cada categoria
serão distinguidos 3 sites com a atribuição de 1º, 2º e 3º lugar.
Os sites vencedores serão anunciados no site oficial do concurso em www.sitestar.pt a 6 de maio de
2016.
AS FASES DO CONCURSO SITESTAR.PT
1ª FASE: APRESENTAÇÃO DA IDEIA DE SITE
Nesta fase serão selecionadas no máximo 120 propostas de ideias de sites que recebem o voucher: um
domínio.pt, uma ferramenta de criação de site e respetivo alojamento e um endereço de correio eletrónico,
válido por 12 meses.
Para cada categoria serão, no máximo, selecionadas o seguinte número de propostas de ideias:
PRÉMIOS
CATEGORIAS PROPOSTAS SELECIONADAS
CATEGORIA 1 Saber & Ciência Até 30
CATEGORIA 2 Faz a diferença! Até 30
CATEGORIA 3 Jovens com talento Até 30
CATEGORIA 4 Noticias na Escola Até 30
Até 120 propostas selecionadas
CATEGORIA SELEÇÃO PRÉMIOS
CATEGORIA 1 Saber & Ciência 1º prémio Smartphone
2º prémio Action Cam
3º prémio Colunas Portáteis
CATEGORIA 2 Faz a diferença! 1º prémio Smartphone
2º prémio Action Cam
3º prémio Colunas Portáteis
CATEGORIA 3 Jovens com talento 1º prémio Smartphone
2º prémio Action Cam
3º prémio Colunas Portáteis
CATEGORIA 4 Noticias na escola 1º prémio Voucher 500€
2º prémio Voucher 300€
3º prémio Voucher 150€
O júri reserva-se o direito de não escolher o número de propostas estabelecido por categoria, se entender
que as mesmas não são adequadas ou não servem os objetivos propostos.
2ª FASE: DESENVOLVIMENTO DA IDEIA E CONSTRUÇÃO DO SITE
Para cada uma das categorias serão selecionados, entre os 30 sites desenvolvidos, até 12 sites que
receberão os seguintes prémios:
A todos os membros das equipas distinguidas no âmbito das Categorias 1, Categoria 2 e Categoria 3 será
atribuído o prémio de acordo com o lugar de classificação. No âmbito destas categorias, os professores
responsáveis pelas equipas também serão premiados.
A cada equipa distinguida na Categoria 4 será atribuído um voucher no valor definido para cada classificação
para a aquisição de equipamento ou material que reverte em benefício do projeto. Não serão atribuídos
prémios aos membros das equipas.
O júri reserva-se o direito de não atribuir prémios, se entender que os sites desenvolvidos não adequados
ou não servem os objetivos propostos.
A avaliação dos trabalhos terá em conta os seguintes critérios de avaliação:
1ª FASE: APRESENTAÇÃO DA IDEIA DE SITE
Enquadramento e justificação (20%)
Objetivos gerais e e specíficos do site (20%)
Destinatários (15%)
Descrição dos conteúdos e s ua importância (20%)
Estrutura do site (15%)
Calendário de execução (5%)
Parcerias a estabelecer (5%)
2ª FASE: DESENVOLVIMENTO DA IDEIA E CONSTRUÇÃO DO SITE
Criatividade e originalidade (25%)
Relevância e importância dos conteúdos (25%)
Qualidade e execução técnica (25%)
Cumprimento do regulamento e dos objetivos da categoria a concurso (25%)
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃODO CONCURSO SITESTAR.PT
O Júri será composto por representantes das seguintes entidades:
1ª FASE: APRESENTAÇÃO DA IDEIA DE SITE
ANPRI – Associação Nacional de Professores de Informática;
Associação DNS.PT.
DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor;
DGE – Direção Geral de Educação;
2ª FASE: DESENVOLVIMENTO DA IDEIA E CONSTRUÇÃO DO SITE
ANPRI – Associação Nacional de Professores de Informática;
Associação DNS.PT;
DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor;
DGE – Direção Geral de Educação;
GDA - Gestão dos Direitos dos Artistas;
IGAC – Inspeção-Geral das Atividades Culturais;
INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial
SPA - Sociedade Portuguesa de Autores;
As decisões do Júri são definitivas e não sujeitas a recurso.
JÚRI
1ª FASE: APRESENTAÇÃO DA IDEIA DE SITE
Inscrição no concurso e s ubmissão da ficha de proposta: até 15 de janeiro de 2016
Avaliação dos projetos: 16 de janeiro a 1 de fevereiro de 2016
Divulgação das fichas de propostas selecionadas: 2 de fevereiro de 2016
2ª FASE: DESENVOLVIMENTO DA IDEIA E CONSTRUÇÃO DO SITE
Construção e submissão dos sites: até 15 de abril de 2016
Divulgação dos vencedores: 6 de maio de 2016
PRAZOS DO CONCURSO
a) A participação no concurso implica o conhecimento e aceitação, integral e sem reservas, dos termos e
condições previstos no presente Regulamento.
b) A organização (DECO/DNS.PT) reserva o direito de alterar as condições do regulamento tornando-se
efetivas após a sua divulgação em ;
c) Qualquer situação omissa não prevista no presente Regulamento será apreciada e decidida pela Organização
(DECO/DNS.PT).
d) A Organização (DECO/DNS.PT) não se responsabiliza por eventuais erros informáticos que impeçam a
validação da participação.
e) A Organização (DECO/DNS.PT) reserva-se o direito de, em qualquer momento, introduzir alterações e
aditamentos ao presente Regulamento, dando a devida publicidade dos mesmos, não sendo devida
qualquer compensação pecuniária ou outra por isso.
f) A Organização (DECO/DNS.PT) reserva-se o direito de, em qualquer momento, modificar, suspender ou
cancelar o Concurso ou o prémio a atribuir, em caso de situações imprevistas, excecionais ou supervenientes.
g) Os premiados autorizam gratuitamente uma eventual divulgação do(s) respetivo(s) trabalho(s), em
qualquer meio de divulgação, para efeitos publicitários do Concurso, não implicando tal autorização
qualquer cedência, temporária ou definitiva, dos direitos de autor sobre o trabalho.
h) Constitui responsabilidade exclusiva dos participantes assegurar ou proteger a confidencialidade,
propriedade intelectual ou outros direitos de autor sobre os respetivos trabalhos.
DISPOSIÇÕES FINAIS
Quaisquer dúvidas respeitantes ao Concurso podem ser esclarecidas junto da DECO, através
dos seg uintes c ontactos: Telefone: 213 710 249 En dereço e letrónico: s itestar@sitestar.pt
Todas as informações referentes ao Concurso estão disponíveis no site da iniciativa em www.sitestar.pt