in: https://blogue.rbe.mec.pt/2024/11/
IA e outras tecnologias transformam a sociedade e a criação, utilização e partilha da informação
Relatório de tendências da IFLA 2024
Este é o terceiro de um conjunto de artigos que procurará divulgar e refletir sobre O Relatório de Tendências da IFLA 2024 [1].
Este relatório procura fornecer as ferramentas, as estruturas, a inspiração e a energia necessárias para que as bibliotecas e os profissionais da informação enfrentem o futuro com otimismo. Apresenta sete tendências. Hoje dedicamo-nos à tendência 2.
A IA generativa e as novas tecnologias estão a mudar a forma como criamos, partilhamos e utilizamos a informação, sendo necessário considerar o papel da tecnologia na disseminação de desinformação através de deepfakes, a utilização de tecnologias da realidade virtual para criar ambientes de aprendizagem imersivos, o aumento das velocidades das redes, o aumento dos gémeos digitais e o potencial da tecnologia para a preservação da informação em grande escala em resposta a ameaças de perda de informação.
Os desenvolvimentos no domínio da IA generativa estão a avançar rapidamente e, enquanto sociedade, ainda estamos a perceber o que isto significa para todos nós do ponto de vista ético, político, social, cultural e económico: precisamos de "Reforçar a governação internacional das tecnologias emergentes, incluindo a Inteligência Artificial, em benefício da humanidade" (Pacto Digital Global das Nações Unidas). (Leia mais sobre o Pacto Digital das Nações Unidas no Blogue RBE: Pacto Digital Global e Pacto Digital Global(cont.) )
Oportunidades
- Automatização das tarefas quotidianas
- Novas formas de interagir com a informação
- Ligação à Internet a custos mais baixos
- Novas formas de criatividade
Desafios
- Integridade da informação
- Equilibrar os direitos dos criadores e permitir novas formas de criatividade
- Detetar conteúdo deepfake
- Perda de informação devido a ciberataques
Sem comentários:
Enviar um comentário