LEITURA DE FÉRIAS
Sugestão da D. Maria João.
Temos na NOSSA biblioteca.
Quais são os empregos do futuro? Quantos haverá? E quem vai consegui-los? Podemos imaginar - e ter esperança - que a atual revolução industrial seja a última: ainda que alguns postos de trabalho venham a ser eliminados, outros serão criados para lidar com as inovações de uma era nova. Em Robôs - A Ameaça de um Futuro sem Emprego, Martin Ford, o empreendedor de Silicon Valley, defende que este não é de forma alguma o caso. À medida que a tecnologia continua a acelerar e as máquinas começam a saber cuidar de si próprias, menos pessoas serão necessárias.
A inteligência artificial já está em marcha para tornar os «bons empregos» obsoletos: muitos funcionários judiciais, jornalistas, empregados de escritório e até programadores informáticos estão prestes a ser substituídos por robôs e por software inteligente. Com o avanço inexorável do progresso, os empregos de colarinho azul e colarinho branco irão igualmente evaporar-se, comprimindo ainda mais as famílias trabalhadoras e da classe média. Ao mesmo tempo, as famílias veem-se a braços com custos explosivos em duas áreas essenciais - educação e cuidados de saúde - que, até agora, não foram transformadas pela tecnologia da informação.
O resultado poderá muito bem ser o desemprego em massa e também a desigualdade, bem como a implosão da própria economia do consumidor.
in: https://www.wook.pt/livro/robos-a-ameaca-de-um-futuro-sem-emprego-martin-ford/17461234
Sem comentários:
Enviar um comentário