quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

in:
http://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/536194/por-que-nao-devia-lavar-a-cara-no-banho
Como parar de roer as unhas
É um dos mais hábitos comuns e menos atraentes, ainda assim milhões de pessoas roem as unhas como forma de gerir o stress e a ansiedade. Saiba como travar este hábito.
LIFESTYLE DICAS09:17 - 07/10/15POR NOTÍCIAS AO MINUTO
Roer as unhas é um hábito que muitas pessoas adquirem como forma de lidar com as emoções de stress e ansiedade, alegam os psicólogos. Mas não é um hábito muito bem visto socialmente.

Esta pode ser “uma forma de gerir as emoções” e de se distrair dos sentimentos de angústia e stress, explica ao Daily Mail a professora Karen Pine, da Escola de Psicologia da Universidade de Herfordshire.
A especialista conta ainda que este hábito persiste e é difícil de eliminar “porque o cérebro aprendeu a associar aquela resposta a certos ‘gatilhos’, e generaliza-lo mais amplamente até que se torna inconsciente e difícil de controlar.” Mas há soluções que pode tentar.
Lembre-se dos riscos para a saúde. “As unhas estão cheias de bactérias provenientes de tudo aquilo em que toca, como puxadores das portas, dinheiro ou acessórios de casa de banho”, explica a psicoterapeuta Marisa Peer. Quando rói as unhas está a pôr esses germes e bactérias diretamente no seu corpo, aumentando assim o risco de infeções e outras doenças.
Faça a manicura e pinte as unhas de vermelho. A especialista em cosmética das unhas Leighton Denny, aconselha a ir fazer uma manicura profissional e a pintar as unhas de vermelho para quebrar o hábito. Com este cuidado extra poderá olhar para as suas unhas de uma perspetiva mais positiva e fazer uma nota mental para ‘não estragar’ a manicura. O vermelho porque é uma cor que lhe vai chamar mais a atenção quando estiver prestes a meter as unhas na boca.
Roa apenas as unhas de uma mão. Se não consegue mesmo quebrar o hábito comece por permitir-se apenas a roer as unhas de uma mão, depois apenas uma unha em cada mão, permitindo às outras unhas que cresçam, a especialista Martina McKeough. Assim vai-se tornando mais fácil recuperar o controlo.
 Crie técnicas de distração. Se tentar ultrapassar um hábito apenas com força de vontade é muito provável que falhe, diz a professora Pine. Uma vez que a força de vontade é bastante fraca. Em vez disso, desenvolva ‘manobras de distração’ para quando sente vontade de roer as unhas. Pode ser contar por ordem decrescente desde o 99, dobrar um papel em seis ou até equilibrar-se numa perna durante um minuto, por exemplo. Dando uma nova resposta ao estímulo cerebral, estará a distraí-lo fazendo com que comece a dissociar os ‘gatilhos’ da resposta de roer as unhas.
Chegue à raiz da questão. Tente perceber os quês e porquês do seu hábito de roer as unhas. Percebendo os ‘gatilhos’ para este comportamento será mais fácil combatê-lo. Se tiver a ver com problemas de ansiedade ou stress, aborde essas questões a fundo.
Tente técnicas de relaxamento. Reduzir o stress através de técnicas de relaxamento também pode ajudar a combater o hábito de roer as unhas. Estando mais calmo terá menos vontade de roer as unhas, sugere McKeough.
Hipnotismo. As terapias que envolvem hipnotismo também podem ajudar. O especialista que o hipnotiza pode, por exemplo, dizer-lhe que irá sentir um sabor desagradável sempre que meter os dedos/unhas na boca, levando-o a fazê-lo de forma cada vez menos frequente.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Berta Isla - Javier Marías

Evocação do dia internacional dos Direitos Humanos

Evocação do dia internacional dos Direitos Humanos Na sequência de outras sessões de cinema promovidas pela equipa da biblioteca, no dia 16 ...