segunda-feira, 14 de outubro de 2019

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PAIS QUE ESTUDAM PELOS FILHOS
22/09/2019
O ano lectivo ainda agora começou e já vemos pais e mães empenhados em organizar o processo de estudo… o seu, não o dos seus filhos. Pois é, existem milhares de pais que estudam, não com os filhos, mas sim pelos filhos.
Assumem os testes como sendo deles, as notas como sendo suas. Recordo-me, inclusive, de uma adolescente que chegou a casa e começou aos gritos com a mãe, acusando-a de não ter estudado “como deve de ser” e, por isso, ela (adolescente, a aluna) ter tido má nota. A mãe pediu desculpas…
Bem, temos mesmo que reflectir sobre isto.
O que queremos para os nossos filhos?
Queremos que cresçam e que sejam autónomos, ou que se mantenham dependentes dos pais ad eternum?
Queremos que sejam responsáveis e assumam as consequências dos seus comportamentos, ou que atribuam aos outros essa mesma responsabilidade?
A resposta a estas perguntas dita a forma de agir dos pais e educadores.
Se pretendemos fomentar a autonomia, independência e responsabilidade, então ensinamo-los a ler e a resumir, distinguindo o essencial do acessório. Ensinamo-los a fazer esquemas, a relacionar as matérias e a pensar! Pensar, esse verbo tantas vezes esquecido… e não apenas memorizar sem nada perceber! Ensinamo-los, ainda, a adquirir hábitos de estudo e a perceber que é bom aprender. Pelo prazer de descobrir coisas novas.
Damos-lhes a papinha toda feita, que é como quem diz, a matéria digerida e organizada. Eles apenas têm de ler ou ouvir esses tais resumos e fazer os testes.
Se pretendemos fomentar a dependência, pois estudemos por eles, Façamos os trabalhos de casa e os trabalhos de férias também. Lemos, fazemos os resumos e até os gravamos em ficheiros áudio! Damos-lhes a papinha toda feita, que é como quem diz, a matéria digerida e organizada. Eles apenas têm de ler ou ouvir esses tais resumos e fazer os testes.
Chegará o dia em que os pais fazem mesmo os testes pelos filhos? Já não sei…
Sei que no ensino superior há alunos que pedem para que os atendimentos sejam feitos… aos pais!
Sei que no ensino superior os alunos se queixam porque… há aulas ao sábado! (que professores ditadores são estes que sugerem aulas ao sábado??).
Sei que no ensino superior há alunos que perguntam se um texto deve ter uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão…. conteúdos que fazem parte do currículo do 2.º ano de escolaridade… sim, do 1.º ciclo…
Sei que no ensino superior há alunos que fazem queixa dos professores… porque não disseram as páginas exactas dos livros que teriam de estudar! Isto de sugerir uma bibliografia assim “sem mais nem menos” não pode ser! Temos de indicar as páginas e os parágrafos que devem ler!
Pois estes alunos, antes de chegarem ao ensino superior, passaram por todos os outros níveis de ensino. O que se passou para que atingissem este nível de dependência, desconhecimento, imaturidade e irresponsabilidade?
Naturalmente que não podemos sobregeneralizar. Mas, efectivamente, muitos destes alunos tiveram pais que sempre fizeram por eles. Estudaram por eles. Resolveram por eles. Pensaram por eles.
O que dizer destes pais? Muitas vezes, projectam nos filhos os objectivos e ambições que tinham para si próprios. Ou encontram nos filhos um meio para atingir um fim. O fim da realização e do sucesso.
Mesmo que seja um pseudo sucesso.
Siga-nos no Facebook e fique a par de todas as crónicas de Rute Agulhas (leia aqui um perfil da psicóloga).







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25 septiembre, 2019
Entre los 6 y los 16 años, a los niños de Dinamarca se les enseña a entender a los demás y a confiar en que pueden contar con los otros.
Con el mundo acercándose a crisis y problemas sociales de todo tipo, las personas tienden a mirara a los países que parecen tener sus problemas más bajo control en busca de inspiración o ideas para enfrentar sus propios problemas. El sector del mundo que todos tienen asumido que es el que parece tener las mejores respuestas a los problemas del mundo, es el norte de Europa, particularmente Dinamarca y la península escandinava. Si uno pasa un tiempo en internet, no se demorará en encontrar historias y noticias sobre cosas que estos pueblos han hecho de manera distinta, consiguiendo resultados impresionantes. 
Todos sabemos que Dinamarca acumula varios altos puestos en indicadores del mundo, entre ellos ser uno de los países más felices del mundo. Lo otro en donde siempre están entre los mejores, es la calidad de su educación. Los daneses han hecho cambios muy drásticos a sus modelos educacionales, enfatizando el aprendizaje y la formación de los niños, por sobre sus resultados en pruebas académicas.
Nation.com.mx
Uno de los detalles más llamativos del modelo educacional danés, es que dan importancia a la formación de los niños como personas y como parte de la sociedad. Para esto tienen clases especializadas para desarrollar algunas habilidades que hace tiempo que están señaladas como claves para la buena convivencia entre las personas.
Las más notables son sus clases de empatía. Los niños entre 6 y 16 tienen una hora a la semana en que se les sienta y se les guía para desarrollar la habilidad de preocuparse por los otros.
Nation.com.mx
En específico, la clase se separa en habilidades construidas para poner a los niños en situaciones en las que aprendan a desarrollar y valorar la empatía con sus compañeros. Uno a uno, se les pide a los niños que hablen de los problemas de su vida, con el resto de sus compañeros dedicados a prestar atención. Con la ayuda del maestro, los niños buscan maneras de solucionar los problemas de cada niño, viendo a su vez maneras creativas y aterrizadas de tratar las situaciones difíciles. 
Nation.com.mx
Lo importante, es que los niños se den cuenta que los problemas que sufren son particulares para ellos, pero generales para todos. Debido a esto, no deben tener miedo a mostrarse vulnerables o incapaces de tratar con una situación difícil. Parte de lo que la empatía necesita para funcionar bien, es tener la confianza para abrirse con nuestros problemas, sin miedo a ser juzgados.
Nation.com.mx
Finalmente, las ventajas y buenos resultados de los noreuropeos, es porque se dan el tiempo para tratar problemas que en otras parte del mundo no damos importancia. Las matemáticas y las letras son clave, para nada es más importante que saber vivir junto a los demás.


FORMAÇÃO B ESLA

"Motores de Busca"

Foi realizada uma Formação de Utilizadores na B ESLA com a turma do 10ºB, 
ministrada pelo Prof. João Lopes.






FORMAÇÃO de UTILIZADORES B ESLA


Foi realizada uma Formação de Utilizadores na B ESLA com a turma do 8ºa, 
ministrada pelo Prof. João Lopes.









FORMAÇÃO B ESLA

"Motores de Busca"

Foi realizada uma Formação de Utilizadores na B ESLA com a turma do 10ºD, 
ministrada pelo Prof. João Lopes.







terça-feira, 8 de outubro de 2019

RECITAL DE POESIA

"O ALGARVE DE SOPHIA"

por Afonso Dias na B ESLA,

em 08 de Outubro de 2019,

com as turmas do 9ºA,11ºE e F  e 11ºJ e J1,
acompanhados pelas professoras Amélia Rocha, Mª Fael, Rogério Rocha e Mª José Cabrita.














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10 TRUQUES PARA ESTIMULAR AS CRIANÇAS A LER

Antes de ser um hábito, tem de ser um prazer. A leitura é um bem essencial de inquestionável importância. Estimular crianças e adolescentes para a literatura exige criatividade e sabedoria para que o contato com o mundo dos livros perdure. E fique para sempre.

10 truques para estimular as crianças a ler - SAPO Lifestyle
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Os benefícios são imensos: ler desenvolve a atenção; a capacidade de concentração; de compreensão e de expressão. Não é por acaso que, regra geral, os alunos com melhores avaliações escolares são os que mais leem. Quanto mais cedo a iniciação à leitura melhor. O contacto precoce com livros também estimula muito o desenvolvimento emocional e social das crianças e jovens.
Como despertar, todavia, o interesse dos menores para a literatura, quando se confrontam todos os dias com tanta oferta "virtual"? Para muitas crianças ler afigura-se menos atrativo do que, por exemplo, jogar videojogos num computador. Quando olham para aquele maço de folhas de centenas de páginas não se apercebem, ao início, da magia infinita que ali se esconde.
Incentive a criança a largar o tablet e a agarrar-se à leitura. 10 conselhos para fazer com que o leitor mais relutante inicie esta maravilhosa aventura no mundo dos livros: 
1. INSPIRE-SE NO CINEMA
Os filmes podem ser uma ótima forma de estimular a leitura. Se possível, escolha obras cujos filmes foram do agrado da criança. Verá que sentir-se-á motivada em ler e aprofundar o que viu numa sala de cinema ou em casa pela televisão. 
2. FAÇA UMA VIAGEM COM O TEMA DO LIVRO
Depois ou durante uma viagem, por exemplo, a Londres, que tal um livro sobre a aventura de uma criança ou grupo de jovens em terras de sua majestade?  Certamente que o menor iria reconhecer no livro vários pormenores da capital britânica e olhar para a leitura com outro entusiasmo. 
3. CONHEÇA OS AUTORES
Levar a criança à apresentação de um livro ou a uma sessão de autógrafos é sempre uma boa estratégia para a envolver na leitura. 
Ao conhecer o autor as crianças podem sentir-se mais inspiradas e motivadas para tentar ler a obra.
4. COZINHE COM LIVROS
As crianças que fogem dos livros mais tradicionais podem sentir-se atraídas por outro género de livros. As obras sobre culinária, por exemplo, podem incentivar os menores a dominarem algumas habilidades práticas, sabendo que, no final, terão direito a uma recompensa deliciosa. Há livros sobre culinária recomendados para crianças a partir dos 3 anos. Quem sabe se não começa aqui o despertar para a leitura? 
5. APRENDA ATRAVÉS DE REVISTAS
As revistas costumam despertar muitos interesses e podem inspirar as crianças a ler profundamente sobre assuntos de que mais gostam. Entre as revistas adequadas para os leitores mais jovens, há várias, bem conceituadas, como, por exemplo,  a Sports Illustrated e a National Geographic. Ambas oferecem edições "infantis". Porque não?
6. CRIE UM TEATRO DE LEITURA
Os pais podem dar vida aos livros encenando as histórias favoritas. Vista a pele de um personagem e leia algumas cenas em voz alta, recorrendo a vozes engraçadas. Experimente usar adereços disponíveis em casa. Use e abuse da imaginação, de forma a envolver a criança o mais possível com a narrativa. Ao imaginar-se no papel dos seus personagens prediletos, as crianças tenderão a não resistir ao livro e a sentir-se cada mais envolvidas. 
7. OUÇA OS LIVROS
Os pais podem não perceber ainda que os audiolivros estão disponíveis gratuitamente na maioria das bibliotecas públicas. Mas estão! Procure! Leve os seus filhos à biblioteca (ou iTunes) e escolha o conto de verão perfeito, depois reserve algum tempo para ouvirem, juntos, a obra e discutirem a narrativa. 
8. CRIE UM BLOG DE LEITURA
Experimente a leitura social, uma boa forma, cada vez mais usada, de estimular a criança para o prazer da leitura. O blog com recurso às novas tecnologias tão do agrado dos mais novos, vai permitir desenvolver a aprendizagem ao nível da escrita e da leitura. Encoraje a criança a escrever. E a ler. Sentir-se-á motivada se sentir que tem responsabilidades num blog, sobretudo se for, como se pretende, seguida pelos amigos lá da escola. 
9. ORGANIZE UMA SÉRIE NAS FÉRIAS
Sem as obrigações escolares as crianças têm tempo extra para se deixarem envolver por narrativas de séries populares. O Senhor dos Anéis, por exemplo, é um clássico muito procurado pelos mais novos. Viram o filme e agora anseiam ler a obra. A saga de Harry Potter é outro exemplo. As crianças sentem-se atraídas por este género de literatura e a família deve, sempre, incentivar este prazer. Mais tarde, tenderá, como se pretende, a ser um (bom) hábito.
10. LEIA SEM HORAS MARCADAS
É especialmente importante que a família dê o exemplo do que pretende que a criança faça. Alguns pais só lêem antes de dormir, depois de os filhos estarem na cama. A leitura não deve ter horas marcadas. Mostre à criança o prazer que a leitura lhe oferece.  



Berta Isla - Javier Marías

Isabel Bita (Uma casa Portuguesa)

CANTANDO A MULTICULTURALIDADE Hoje, 21 de maio, no Dia Mundial da Diversidade Cultural e em representação de Portugal (e da Biblioteca ESLA)...