terça-feira, 9 de maio de 2017

in: https://medium.com/@barbaramello/educa%C3%A7%C3%A3o-na-su%C3%A9cia-um-sistema-educacional-moderno-e-exemplar-60159ac32010

Sep 27, 2016
Educação na Suécia: Um sistema educacional moderno e exemplar

A Suécia é um dos países que mais investem em educação no mundo. Uma reforma educacional intensa nas últimas décadas passou a assegurar os direitos básicos aos estudantes. O garantia de todos os cidadãos em receber uma educação uniforme, independente do sexo, grupos étnicos ou classes sociais é um dos princípios fundamentais do sistema educacional sueco. Há ainda uma grande integração entre ensino regular e ensino especial, o que gera uma cooperação mútua, concedendo aos deficientes os mesmos recursos disponibilizados a outros estudantes.
Os motivos para o sucesso do ensino desenvolvido por essas instituições podem ser justificadas na escolha cuidadosa dos educadores. Algumas características como, amplo conhecimento acerca da matéria, oferecer ao aluno a responsabilidade por seus estudos, colaborar com outros professores e ter uma perspectiva avolumada para ensinar são definidas como os atributos de um bom educador.
Estrutura e características
As escolas são de graça e aos estudantes também são oferecidos outros benefícios gratuitos como material escolar, refeição nas instituições e transporte. As escolas possuem modelos e regras diferenciadas. Há algumas, por exemplo, que são voltadas para alunos que têm pais trabalhando no exterior ou pais vindos do exterior trabalhando na Suécia. Outras têm a peculiaridade de não aceitar professores ou alunos de qualquer nacionalidade que não a dos países europeus.
O sistema educacional sueco se baseia na autonomia. É normal perceber nas escolas a presença de oficinas e cozinhas que permitem que os alunos, a partir dos treze anos, exercitem a capacidade de consertar aparelhos domésticos e também preparar alguns pratos na cozinha, além de aulas de corte e costura. Outro detalhe importante é que, tanto meninas como meninos participam desse tipo de aula.
Compartilhamento de responsabilidades
Pais e autoridades públicas dividem responsabilidades em relação às crianças. O sistema educacional do país declara que a escola é responsável pela aprendizagem dos estudantes e não a família, que se encarrega apenas da criação. Na prática, o governo e o parlamento delimitam os objetivos nacionais, e cabe às autoridades administrativas nacionais e locais o compromisso com as diferentes instituições, além da função de certificar a realização de atividades que orientem a conquista desses objetivos.
Sistema educacional
As escolas suecas podem parecer diferentes para quem vive em outros países. Entre os anos de 1991 e 2006 o número de instituições privadas cresceu bastante no país. Porém, ainda que sejam particulares essas escolas são totalmente gratuitas, sendo financiadas e abertas ao controle do Estado.
Essa expansão deve-se ao incentivo por parte do governo, compreendendo que as escolas independentes têm chances de conceder melhores atendimentos as diferentes peculiaridades e anseios da comunidade, permitindo também a livre escolha dos alunos que, por meio de um vaucher têm o direito de decidir onde desejam estudar. De acordo com esse sistema, as escolas têm a tarefa de atrair um número mínimo de alunos, caso contrário podem ser fechadas. Dessa maneira, há uma maior competitividade e qualidade entre as escolas.
O resultado das transformações altamente profissionalizadas concretizadas, não apenas pela Suécia como também por todos os países escandinavos, foi a construção de uma nova identidade para os sistemas de cuidados à criança e a educação infantil, sustentados nos novos modelos de maternidade e da relação família-Estado-sociedade.
É possível concluir que as razões para o grande sucesso do sistema educacional sueco estão basicamente atribuídas ao alto investimento na educação, além da responsabilidade que as instituições têm pela educação dos alunos. O trabalho de monitorização e avaliação das atividades educacionais, bem como o desenvolvimento de todo o sistema educativo mostra como é possível desenvolver ótimos planos de ensino que assegurem os direitos básicos dos estudantes, além de uma ótima formação educacional.
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segunda-feira, 8 de maio de 2017

DIA DA EUROPA
EXPOSIÇÃO B ESLA








SEMANA NACIONAL DE LEITURA

 Turmas 10J e J1 com a docente Luisa Dordio




DIA DA MÃE

in: https://www.calendarr.com/portugal/dia-da-mae/

Resultado de imagem para dia da mae
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Dia da Mãe

Próximo Dia da Mãe 6 de Maio de 2018 (Domingo)
Dia da Mãe é uma data comemorativa que em Portugal se celebra no primeiro domingo do mês de maio.
Em Portugal, o Dia da Mãe chegou a ser celebrado a 8 de dezembro, mas passou a ser celebrado no 1º domingo de maio, em homenagem à Virgem Maria, mãe de Cristo, que se celebra durante o mês de maio.
A data é uma homenagem a todas as mães e serve para reforçar e demonstrar o amor dos filhos pelas suas mães.
No Dia da Mãe, os filhos costumam oferecer presentes às suas mães e preparam surpresas para estas, de forma a mostrarem o quanto gostam delas e para agradecer todo o empenho e dedicação destas.
Origem do Dia da Mãe
Grécia Antiga e Roma
Remonta às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
Século XVII - Inglaterra
Celebrava-se no 4º Domingo de Quaresma um dia chamado “Domingo da Mãe”, que homenageava todas as mães inglesas.
Estados Unidos
Em 1904, quando Anna Jarvis, perdeu a sua mãe ficou muito triste. As suas amigas decidiram organizar uma festa em memória à sua mãe e Anna quis que a festa fosse festejada para todas as mães, vivas ou mortas. Em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson e passou e ser celebrada no primeiro domingo de Maio.

DIA DA MÃE

in: http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/mae/30

Couto , Mia

Sem roupa, teu corpo está nu. Sem filhos, tua vida está despida.

in: http://www.citador.pt/proverbios.php?cit=2&op=8&theme=141&firstrec=10
PROVÉRBIO
"A mãe é sempre mãe, e a mulher só é quando ela quer"

in: https://www.noticiasaominuto.com/pais/789050/pais-flexibilizacao-curricular-deve-pensar-nos-alunos-e-nao-em-empregos

Pais: Flexibilização curricular deve pensar nos alunos e não em empregos
O presidente reeleito da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), Jorge Ascensão, disse hoje esperar que a flexibilização escolar se traduza num "investimento forte" nos alunos e não numa medida para "colmatar faltas de emprego".
© Reuters
PAÍS CONFAP
21:50 - 06/05/17POR LUSA
Em declarações à Lusa em Cabeceiras de Basto, à margem da Assembleia Geral da CONFAP, em que foi reeleito presidente, Jorge Ascensão sublinhou que a confederação vai estar atenta à forma de implementação da medida.
"Esperamos que as escolas façam desta flexibilização uma aposta e um investimento sério nas aprendizagens e no desenvolvimento das crianças. E vamos estar atentos para que isto não seja mais horas disto ou mais horas daquilo para poder colmatar faltas de emprego, necessidades de emprego ou outra coisa qualquer", afirmou.
O responsável lembrou que a flexibilização escolar é uma medida que a CONFAP "há muito vem falando", mas que é preciso que seja "bem implementada".
O Ministério da Educação tem vindo a afirmar que aquela flexibilização permitirá dar uma autonomia em 25% do currículo às escolas, o cruzamento de disciplinas e mais trabalho experimental.
Na terça-feira, na Comissão Parlamentar, o ministro Tiago Brandão Rodrigues garantiu que qualquer mudança que se faça na Educação, incluindo os currículos, será feita "de forma gradual", recusando estar a revogar qualquer estrutura curricular ou a proceder a qualquer alteração abrupta.
"Vamos estar atentos. Interessa atender, em primeiro lugar, aos interesses das crianças e jovens e isso, obviamente, acarretará depois toda uma necessidade de meios e de recursos que terão de ser depois salvaguardados por quem de direito", reagiu hoje o presidente da CONFAP.
Jorge Ascensão defendeu também a questão da avaliação, que obriga as escolas a trabalhar "muito centradas numa classificação, devido ao acesso ao ensino superior".
"Estamos a desvirtuar a essência do ensino e da educação na construção da pessoa, do jovem, do seu espírito de iniciativa. Há jovens que podem não ter talento para determinadas matérias mas têm para outras. Todos nós temos um qualquer talento que precisa de ser orientado no seu desenvolvimento", disse ainda.


COMEMORAÇÕES 
DIA DA EUROPA
B ESLA





Berta Isla - Javier Marías

CAMÕES

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