terça-feira, 4 de abril de 2017

EDUCAÇÃO

in: http://www.citador.pt/textos/queremos-homens-completos-ou-meros-cidadaos-aldous-huxley


Aldous Huxley

Inglaterra
26 Jul 1894 // 22 Nov 1963
Escritor

Queremos Homens Completos ou Meros Cidadãos?

A educação actual e as actuais conveniências sociais premeiam o cidadão e imolam o homem. Nas condições modernas, os seres humanos vêm a ser identificados com as suas capacidades socialmente valiosas. A existência do resto da personalidade ou é ignorada ou, se admitida, é admitida somente para ser deplorada, reprimida ou, se a repressão falhar, sub-repticiamente rebuscada. Sobre todas as tendências humanas que não conduzem à boa cidadania, a moralidade e a tradição social pronunciam uma sentença de banimento. Três quartas partes do Homem são proscritas. O proscrito vive revoltado e comete vinganças estranhas. Quando os homens são criados para serem cidadãos e nada mais, tornam-se, primeiro, em homens imperfeitos e depois em homens indesejáveis. 
A insistência nas qualidades socialmente valiosas da personalidade, com exclusão de todas as outras, derrota finalmente os seus próprios fins. O actual desassossego, descontentamento e incerteza de propósitos testemunham a veracidade disto. Tentámos fazer homens bons cidadãos de estados industriais altamente organizados: só conseguimos produzir uma colheita de especialistas, cujo descontentamento em não serem autorizados a ser homens completos faz deles cidadãos extremamente maus. Há toda a razão para supor que o mundo se tornará ainda mais completamente tecnicizado, ainda mais complicadamente arregimentado do que é presentemente; que graus cada vez mais elevados de especialização serão requeridos dos homens e mulheres individuais. O problema de reconciliar as reivindicações do homem e do cidadão tornar-se-á cada vez mais agudo. A solução desse problema será uma das principais tarefas da educação futura. Se irá ter êxito, e até mesmo se o êxito é possível, somente o evento poderá decidir. 

Aldous Huxley, in "Sobre a Democracia e Outros Estudos"
Apoio da biblioteca aos professores.


EXPOSIÇÃO

"Corrosão"

Trabalhos realizados pelos alunos de Química do 12º ano 
da Profª Teresa Carvalho.













EXPOSIÇÃO

QUÍMICA   FÍSICA

Divulgação de trabalhos dos alunos do 3º ciclo (realização de actividade demonstrativas) e projetos de alunos do secundário (realização de actividades demonstrativas).

Fisico Quimica 7º, 8º e 9º
Física e Química A 10º e 11º
Física 12º
Química 12º












segunda-feira, 3 de abril de 2017



Ler é um prazer para toda a vida, diz mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil

Ilustração de João Fazenda para o cartaz deste ano do Dia Internacional do Livro Infantil
"A leitura não serve apenas para desenvolver sentimentos e personalidades, ela é, acima de tudo, um prazer", afirma o escritor russo Sergey Makhotin. Domingo é dia Internacional do Livro Infantil.
Este ano cumprem-se 50 anos da celebração do Dia Internacional do Livro Infantil, uma iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY) para a promoção do livro e da leitura, que coincide com o dia de aniversário do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.
Todos os anos há uma mensagem associada a este dia, assinada por escritores diferentes e a deste ano é do russo Sergey Makhotin sobre a importância de crescer com a leitura e com o objeto livro.
"Quando há rapazes e raparigas que dizem 'Não gosto de ler!', isso faz-me rir. Não acredito neles. Comem gelados, jogam jogos e veem filmes interessantes. Dito de outro modo, gostam de se divertir! É que a leitura não serve apenas para desenvolver sentimentos e personalidades, ela é, acima de tudo, um prazer", sublinha o autor.
Na mensagem, intitulada "Vamos crescer com o livro", o escritor russo escreve na primeira pessoa, recordando como se foi apropriando dos livros para brincar - "usava muitas vezes um livro ilustrado a fazer de telhado" -, ou como lhe serviram de amparo.


 

"Muitos de nós terão um dia pensado: Este livro fala sobre mim! E a personagem favorita parece ser igual a nós. Tem problemas semelhantes, e resolve-os com dignidade. E há outra personagem que não é igual a ti, mas tu gostarias de seguir o seu exemplo, de ser tão corajoso e desembaraçado quanto ela", afirma o autor.
A mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil é acompanhada sempre de uma ilustração e o IBBY escolheu este ano o ilustrador Mikhail Fedorov.
http://static.globalnoticias.pt/storage/DN/2017/medium/ng8419601.jpg
Cartaz de João Fazenda para este Dia Internacional do Dia do Livro Infantil
No entanto, em Portugal, o cartaz alusivo à data é assinado pelo ilustrador João Fazenda, distinguido em 2016 com o Prémio Nacional de Ilustração.
Hans Christian Andersen, patrono deste dia, nasceu em Odense a 02 de abril de 1805 e morreu em Copenhaga, a 04 de agosto de 1875.
É considerado um dos mais importantes escritores de livros para a infância e juventude, com adaptações de histórias da tradição oral e criação de textos inéditos que incorporam temas universais e intemporais.
Além de se celebrar em todo o mundo o Dia Internacional do Livro Infantil, foi criado na década de 1950, em honra do escritor, o prémio Hans Christian Andersen, como forma de reconhecer o trabalho dos autores na área do livro infantil.


RBE

Ser e crescer nas asas da leitura

Ser e crescer nas asas da leitura
Rede de Bibliotecas de Estarreja promove, nos próximos dias 21 e 22 de abril, o 7.º Encontro de Literatura Infantojuvenil, subordinado ao tema "Ser e crescer nas asas da leitura".
O dia 21 será dedicado ao público escolar, com sessões com a escritora Raquel Ramos, e o dia 22 aos educadores, professores, professores bibliotecários, animadores, mediadores da leitura, bibliotecários, técnicos de biblioteca ou outros interessados.
A ficha de inscrição encontra-se disponível  aqui.


Aprender com a biblioteca escolar

Aprender com a biblioteca escolar
Vivemos uma época de profunda mudança, fortemente marcada pela revolução tecnológica e digital e com grande impacto em todos os domínios da vida social, designadamente na educação e na escola.
Para serem bem sucedidos na sua vida pessoal, escolar e profissional, os jovens têm hoje, não só de dominar os saberes convencionais, como um conjunto de novas competências de literacia, cada vez mais complexas e variadas.
A preocupação face a estas exigências tem determinado a colocação na agenda das instituições educativas, de quadros de referência sobre as aprendizagens dos alunos que hoje cabe à escola garantir, sendo de assinalar a integração curricular nestes quadros, de um conjunto de conhecimentos e capacidades transversais, considerados nucleares no nosso tempo.
Na área específica das bibliotecas, estes referenciais têm também sido abundantes e revelado uma grande evolução no seu âmbito e base conceptual, paralela à confluência da informação com as novas tecnologias, média e ambientes digitais e ao peso crescente das bibliotecas nos domínios da leitura e das literacias.
As bibliotecas escolares são um espaço educativo integrador destas múltiplas literacias, cada vez mais decisivo para as aprendizagens e a capacitação das crianças e dos jovens que as utilizam, formal ou informalmente.
A integração explícita e intencional em projetos e atividades realizadas com e pelas bibliotecas escolares, de competências nas áreas da leitura, dos media e da informação, em ambientes físicos ou digitais, constitui uma das mais importantes estratégias para o sucesso escolar e o desenvolvimento educativo e cultural dos jovens.
O referencial Aprender com a biblioteca escolar é, desde 2013, um instrumento determinante na persecução destes objetivos, tendo sido demonstrada pelo mais de meio milhar de escolas entretanto envolvidas na sua aplicação, a clara vantagem deste tipo de intervenção, quer na motivação dos alunos, quer no enriquecimento das práticas de ensino, nos resultados obtidos e nos produtos gerados.
Em 2016-17, no sentido de continuar a dar resposta a este desafio, a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) propôs-se atualizar o referencial de modo a incorporar todos os contributos dados até à data e incluir o ensino secundário neste trabalho.
Deste modo, apresenta-se uma nova edição do referencial Aprender com a biblioteca escolar, revista e aumentada, que, esperamos, venha reforçar ainda mais o valor das bibliotecas escolares como parceiras para a melhoria do ensino e da aprendizagem, o progresso dos níveis de multiliteracia e o sucesso educativo em todos os níveis de escolaridade.
Aprender com a biblioteca escolar 2.ª edição, revista e aumentada.
Aprender com a biblioteca escolar
2.ª edição, revista e aumentada.

Berta Isla - Javier Marías

CAMÕES

 V CENTENÁRIO DE CAMÕES! CAMÕES, ENGENHO E ARTE! Participa...