terça-feira, 18 de outubro de 2016

in: https://www.publico.pt/sociedade/noticia/uma-escola-que-brinca-pula-e-danca-1747366

Uma escola que brinca, pula e dança
PEDRO TEIXEIRA 
16/10/2016 - 09:00
Podem as escolas ser locais mais amigos da prática de actividade física? Podem e devem.
A promoção da saúde começa cedo na vida: o exemplo dos pais e a partilha de práticas saudáveis em família; um ambiente físico agradável e seguro, por exemplo para passear e brincar ao ar livre; a presença de bons alimentos; o acesso a boa informação. E obviamente uma escola promotora de saúde - o que inclui a promoção do movimento lúdico, do desporto e do exercício físico, da expressão corporal e da literacia física como como esteios do crescimento e desenvolvimento integral do ser humano. Podem as escolas ser locais mais amigos da prática de actividade física? Podem e devem. Veja porquê e como.
O que pode a actividade física e desportiva oferecer às crianças e adolescentes?
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• Protecção contra a obesidade e a diabetes
• Redução da ansiedade e de sintomas depressivos
• Promoção de emoções positivas
• Melhoria da função cognitiva, da memória e do rendimento académico
• Melhoria da gestão da frustração e da persistência nas tarefas
• Estimulação da autonomia e da percepção de competência
• Melhoria da qualidade do sono
• Melhoria do autoconceito e da autoestima física
• Promoção de uma boa relação com o corpo e melhor imagem corporal
• Melhoria da aptidão física (força, agilidade, resistência, etc.)
• Melhoria da densidade mineral óssea e da massa muscular
• Melhoria das competências sociais e do trabalho de equipa
• Promoção de um vínculo mais forte à comunidade escolar
O que pode a escola fazer para ser facilitadora da actividade física?
• Transmitir aos jovens (via professores de Educação Física e restantes professores) a importância de uma vida fisicamente activa, a par de outros comportamentos de saúde
•  Estabelecer a promoção da actividade física como meta prioritária dos departamentos de Saúde Escolar
• Estimular o uso livre das instalações e materiais desportivos da escola
• Promover tempos adequados de “brincadeira activa” nos recreios. No primeiro e segundo ciclos do Ensino Básico, os espaços de recreio devem estimular o jogo e a brincadeira livre, com materiais adequados, marcações de jogos tradicionais e desportivos.
• Promover uma oferta estimulante e variada de actividades desportivas no âmbito do Desporto Escolar (campeonatos inter-turmas e interescolas, actividades gímnicas e expressivas)
• Enquadrar as actividades do Desporto Escolar em horários que potenciem a participação do maior número possível de alunos
• Promover a ligação com a comunidade e autarquias, abrindo as instalações das escolas fora do horário escolar
• Oferecer actividades recreativas, desportivas ou de lazer na escola, para os pais, famílias e comunidade, fora do horário escolar
• Incentivar o transporte activo (a pé ou de bicicleta) para a escola sempre que possível, com a participação dos pais se necessário
A aptidão física está associada ao rendimento académico?
Num estudo realizado em Portugal com 1286 alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico, avaliou-se a aptidão cardiorrespiratória (capacidade para se captar, transportar e utilizar o oxigénio permitindo realizar as actividades do dia-a-dia com menor esforço) e o rendimento académico dos alunos ao longo de três anos. No final do estudo, os alunos com maior aptidão cardiorrespiratória eram os que tinham notas mais elevadas em quatro disciplinas centrais (ver infografia, adaptada do artigo Longitudinal Relationship between Cardiorespiratory Fitness and Academic Achievement.2016 Sardinha LB, Marques A, Minderico C, Palmeira AL, Martins S, Santos DA, Ekelund U. Med Sci Sports Exerc 48:839-44.) 
Recomendações
As crianças e jovens a partir dos 5 anos devem acumular pelo menos 60 minutos/dia de actividade física de intensidade no mínimo moderada. Pode ser conseguido através de jogos e brincadeiras activas livres e não estruturadas (sobretudo até aos 7-8 anos) ou da prática de um ou vários desportos, andar de bicicleta, nadar, ou dançar; dentro e fora da disciplina de Educação Física. É também importante a inclusão de actividades de intensidade mais vigorosa, e das que estimulam a força muscular, pelo menos 3 vezes por semana. O tempo total de écran de natureza recreativa (incluindo ver televisão) deve ser limitado a menos de 2h por dia a partir dos 5 anos. Até lá, deve ser evitado (0-2 anos) ou limitado a menos de 1 hora (2-4 anos).
Professor da Faculdade de Motricidade Humana
A rubrica Actividade Física é da responsabilidade do Programa Nacional de Promoção da Actividade Fisica da Direcção-Geral de Saúde


quinta-feira, 13 de outubro de 2016

NOVIDADES NA VOSSA BIBLIOTECA
Chegaram novos materiais à biblioteca.
Venham ver...





segunda-feira, 10 de outubro de 2016

CONCURSO INTERNO
(…)Mente
CruzadaMente
Français
Souverain




English
Density symbol, in physics




Alemão 
Urlaub







Espanhol
Cifra sin valor próprio






Escreve a tua resposta no papel que está na secretária de atendimento da biblioteca.
O primeiro a acertar recebe um prémio.
  

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

in: http://www.jn.pt/inovacao/interior/whatsapp-vai-partilhar-numeros-de-telefone-com-facebook-5355631.html

PRIVACIDADE NOS "SOCIAL MEDIA"
AO CUIDADO DOS ALUNOS


WhatsApp vai partilhar números de telefone com o Facebook

 

25 Agosto 2016 às 13:00

O WhatsApp anunciou, esta quinta-feira, que vai partilhar com o Facebook o número de telefone dos seus utilizadores, assim como a informação sobre a frequência de utilização da aplicação do serviço de mensagens instantâneas.

Este serviço de mensagens, que é detido pelo Facebook desde 2014, anunciou a mudança nos termos de uso e política de privacidade, que passa a contemplar a troca de informação entre o WhatsApp e a rede social.

"Como uma empresa subsidiária do Facebook, nos próximos meses iremos começar a partilhar informação que nos permita coordenar melhor e com isso melhorar a experiência entre os serviços. Esta é uma prática típica entre as empresas que são adquiridas por outras", acrescentou o WhatsApp em comunicado.

Com esta mudança de política, a rede social passa a ter acesso ao número de telefone de cada utilizador para verificar a sua conta de WhatsApp, assim como os dados sobre a frequência de utilização da aplicação, entre eles, a última hora de conexão.

De acordo com a empresa, a partilha desta informação tem vários objetivos: melhorar a eficácia publicitária com anúncios que sejam mais relevantes para os utilizadores do Facebook e sugestões para estabelecer ligações com outras pessoas conhecidas e também para combater os abusos e mensagens não desejadas no WhatsApp.

A aplicação de mensagens instantâneas reconhece que outras empresas subsidiárias do Facebook, como o Instagram, podem usar a informação do WhatsApp para "atividades diversas", como sugerir contas a seguir.

Os utilizadores do serviço de mensagens podem recusar que os seus dados sejam utilizados para "melhorar experiências relativas a anúncios e produtos", mas não que o Facebook conheça o número de telefone e os seus padrões de atividade no WhatsApp.

"De momento, não temos planos de partilhar com o Facebook outra informação opcional", como o estado, nome e foto do perfil do utilizador, e "muito menos guardamos as mensagens assim que são entregues", salienta a empresa, que insiste que, apesar da partilha de dados, vai continuar a funcionar "como um serviço independente".

Adiantou também que as mensagens encriptadas continuam a ser privadas e que a empresa não irá vender ou partilhar o número de telefone dos utilizadores com os anunciantes.

Os clientes do WhatsApp vão receber a partir de hoje uma notificação com os novos termos de privacidade, momento a partir do qual dispõem de 30 dias para aceitar caso pretendam continuar a utilizar a aplicação.

Esta é a primeira mudança de política de privacidade em quatro anos e, segundo o serviço WhatsApp, estas alterações resultam dos seus planos de alternativas de comunicação entre utilizadores e empresas nos próximos meses.


in: http://www.jn.pt/inovacao/interior/portugueses-criam-a-app-mais-segura-para-guardar-fotos-5375095.html

EMPREENDEDORISMO

AO CUIDADO DOS ALUNOS.

COMO UMA PEQUENA IDEIA SE PODE TORNAR GRANDE...

Portugueses criam a "app mais segura" para guardar fotos

 
Foto: Peter Power /REUTERS
06 Setembro 2016 às 15:03

Uma equipa de investigadores do INESC TEC criou uma aplicação que é apresentada como a forma "mais segura" para guardar fotografias.

A aplicação móvel de fotografias mais segura do mercado é portuguesa e faz parte de um projeto europeu, o SafeCloud, um consórcio liderado pelo INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência).

A SafeCloud Photos é uma aplicação de fotografias que se distingue pela forma como guarda as fotografias. Por cada foto guardada pelo utilizador são produzidos dois ou mais pedaços de informação, que se espalham por serviços diferentes de armazenamento online, tornando os dados invioláveis, segundo os investigadores.

"Cada um dos pedaços em que a fotografia fica dividida não revela absolutamente nenhuma informação sobre a foto, que só pode ser acedida nos nossos dispositivos, pois apenas estes têm acesso simultâneo a todos os pedaços. Não existe, neste momento, nenhuma aplicação no mercado que ofereça o mesmo nível de segurança oferecido pela SafeCloud Photos", explica Francisco Maia, investigador do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC, o polo do INESC TEC na Universidade do Minho, e um dos responsáveis pelo desenvolvimento da app.

De acordo com o investigador, apesar do foco principal da app ser a privacidade, a aplicação de fotografia pretende ser muito completa, permitindo ao utilizador beneficiar de uma privacidade elevada sem ter de abdicar das facilidades já oferecidas por outras aplicações no mercado.
Outras aplicações como a Dropbox, OneDrive, entre outros exemplos, foram criticados pela falta de segurança que têm. Entre os críticos destas opções está Edward Snowden, assistente técnico da CIA que em 2013 revelou os programas de vigilância dos EUA.

A nova aplicação de fotografias, que pode ser descarregada de forma gratuita a partir do dia 8, vai ser apresentada no INESC TEC, no Campus da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
FORMAÇÃO DE UTILIZADORES

As turmas do 10º ano C e C/1, acompanhadas pela docente Helena Gomes, beneficiaram de uma ação de formação de utilizadores na Biblioteca ESLA.
Ora vejam lá...










Berta Isla - Javier Marías

CAMÕES

 V CENTENÁRIO DE CAMÕES! CAMÕES, ENGENHO E ARTE! Participa...