segunda-feira, 23 de novembro de 2015


in: http://querosaber.sapo.pt/tecnologia/se-sair-do-facebook-sera-mais-feliz

TECNOLOGIA

Se sair do Facebook, será mais feliz?

TECNOLOGIA


  • 3 | 7
    Na barra de baixo, vê-se que as pessoas ficaram mais concentradas.
    s usavam o Facebook como parte da sua rotina.
  • 7 | 7
    Atualmente social tem cerca de mil milhões de utilizadores.
 
A claro, os que deixaram de usar Facebook tinham um vida social mais ativa.
Na barra de baixo, vê-se que as pessoas ficaram mais concentradas.
Stine Chen: "Preocupava-me que o Facebook pudesse tornar-se um hábito."
Já imaginou passar uma semana sem visitar o Facebook? De acordo com um estudo desenvolvido pela Happiness Research Institute, em Copenhaga, na Dinamarca, as pessoas que o fazem sentem-se mais felizes e menos ansiosas. 
estudo foi realizado com a cooperação de 1.095 voluntários, entre os 16 e os 76 anos, que usavam o Facebook diariamente. Antes da experiência, tiveram de avaliar a sua satisfação com a sua vida social, se estavam ou não felizes, e como se concentravam.
Os voluntários foram divididos em dois grupos: um deixou de usar o Facebook, enquanto o outro grupo continuavam. Uma semana depois chegavam os primeiros resultados: 88% daqueles que deixaram o Facebook sentiam-se mais felizes, comparados com os 81% que mantinham presença na rede social.
"O feed constante de boas notícias que vemos no Facebook só representa 10% das coisas que acontecem ao resto das pessoas" afirma Meik Wiking, da Happiness Research Institute. Para Wiking, estas boas notícias trazem-nos um a perceção diferente da realidade.  
Aqueles que não usaram a rede social ao longo da semana afirmaram também estar menos sozinhos, concentravam-se melhor e estavam mais satisfeitos com a sua vida social.
"Depois de alguns dias, notei que estava a terminar a minha lista de tarefas mais depressa, porque fui mais produtiva. Também me senti mais calma por não estar sempre a ser confrontada com o Facebook" disse Stine Chen, uma das participantes.
O estudo surge numa altura em que a administração anunciou que o número de utilizadores ativos mensais ultrapassou os mil milhões, e que uma nova nova aplicação de notícias será lançada. Mas a verdade é que concluiu que 39% do público que usa o Facebook tem tendência para se sentir menos feliz do que os seus amigos.
Para o Happiness Research Institute (dedicado a informar sobre o grau de satisfação das pessoas e como isso nos afeta), isto acontece porque nos "concentramos mais naquilo que os outros têm", mais do que o que precisamos. Wiking gostava de poder voltar a fazer a experiência, desta vez durante um ano. "Temos de ver quantos voluntários é que íamos conseguir angariar..."
Imagens: Happiness Research Institute.

in: http://querosaber.sapo.pt/ambiente/se-a-temperatura-global-subir-4c-como-serao-afetadas-as-cidades

Se a temperatura global subir 4ºC, como serão afetadas as cidades?

Se a temperatura global subir 4ºC, como serão afetadas as cidades?

Não é novidade que as alterações climáticas vão gerar severas consequências para as cidades costeiras - o aumento do nível médio das águas do mar há muito que preocupa os especialistas. Um novo relatório, no entanto, veio mostrar como um aumento da temperatura global em 4ºC pode desalojar até 600 milhões de pessoas. 
O relatório, desenvolvido pela Climate Central, afirma ainda que se conseguirmos limitar o aumento da temperatura em 2ºC, serão 280 milhões pessoas as afetadas.
Este aumento de temperatura deve-se maioritariamente à emissão de gases de efeito de estufa, e são essas emissões que devem reduzidas. Se bem que o estudo não foi revisto por especialistas antes de ser publicado (mas vários já analisaram e concluíram que estava bem construído), a Climate Central achou que seria importante que os dados fossem revelados antes da cimeira para o ambiente COP21, que vai acontecer em Paris em dezembro.
Tanto que revelou projeções de como algumas das principais cidades mundiais podem ficar se se confirmar o aumento de 4ºC, e como ficariam com um aumento de apenas 2ºC.
  
  
  
  
  
  
  
As imagens foram desenvolvidas por  Nickolay Lamm, tendo em conta os dados analisados pela Climate Central.
Para a organização, o ritmo de poluição em que nos encontramos vai levar a que, dentro de algumas centenas de anos, esse será o cenário testemunhado. No entanto, caso se consiga fazer os esforços necessários para limitar o aumento da temperatura, as consequências podem ser minimizadas.
A principal razão é o aumento da temperatura da água, que faz com que os territórios gelados comecem a derreter. Menos peso nos polos faz com que também os continentes "afundem", potencializando as inundações.
No caso de se confirmar o pior cenário, 75% do território asiático vai acabar por se tornar inabitável. A Chinaserá um dos países mais afetados, já que a maioria das suas grandes cidades encontram-se próximas da costa.
Além dos dados e das imagens publicadas, foi divulgado um mapa interativo onde é possível comparar as consequências em todo o mundo da alteração da temperatura global. 
Imagens: Climate Central.
novos livros na Vossa biblioteca.
Ler faz bem à saúde.
Vem v(l)er...







quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Comemoração do 
DIA INTERNACIONAL DA FILOSOFIA
na Nossa escola.

Venham à biblioteca ESLA.




















terça-feira, 17 de novembro de 2015

TESTEMUNHOS DE ANTIGOS ALUNOS DA ESLA

Muito obrigado, Inês, pelas palavras e carinho... Também estarás sempre no nosso coração. 
Bem hajas.



quinta-feira, 12 de novembro de 2015


MUITO ATUAL?

in: http://bacafa.blogspot.pt/2012/04/espada-de-demostenes.html

A espada de Demóstenes.

Reza uma lenda da Grécia antiga que um cortesão vivia bajulando o tirano Dionísio, o Velho. 

Passava seu tempo falando que Dionísio era um grande homem, afortunado e poderoso. 
O nome do bajulador era Dâmocles. E a história era contada pelos grandes oradores na Roma 
antiga.


Ocorre que certo dia, de tanto ouvir o cortesão dizer que ele era o homem mais feliz do mundo
 por suas riquezas, o tirano ofereceu-se para trocar de papel com o lambe-botas. Os olhos de
 Dâmocles brilharam, e então passou a ser servido com os melhores vinhos e as melhores 
comidas pelos mais bonitos escravos e escravas, nas mais belas e confortáveis acomodações. 
E ele se refestelava no luxo que lhe era proporcionado por Dionísio.

Curtindo sua alegria e seus momentos de pompa e suntuosidade, repentinamente Dâmocles
 percebeu que sobre sua cabeça havia uma espada pendurada apenas por um finíssimo fio.
 Todo seu prazer e entusiamo foi literalmente engolido a seco. De um momento para outro,
 as raras comidas, os caríssimos vinhos, as macias almofadas, as cheirosas exóticas flores, 
os solícitos escravos ficaram em segundo plano e não mais tinham a mesma importância.

Dâmocles pensou em sair rapidamente de baixo daquela espada, cujo fio que a sustentava
 poderia arrebentar, causando um ferimento fatal em sua cabeça. Entretanto, o medo lhe 
tomou conta. Pensou que se se movimentasse poderia ele próprio causar o rompimento 
do fio e sua consequentemente morte. Seu êxtase foi trocado pela sua insegurança e preocupação.

Dionísio, então, que de bobo não tinha nada, explicou a seu amigo que era assim que se sentia
 dia após dia, justamente por conta da riqueza e poder que possuía. A todo momento 
preocupava-se de ser traído, envenenado, alvo de injúrias ou coisas que o valham. Dâmocles 
não quis mais o poder e a riqueza. Dizem que nunca mais sequer pensou em trocar de lugar
 com os poderosos.

E a expressão “a espada de Dâmocles” passou, assim, a significar um perigo iminente ou a 
preocupação que certos poderes, benefícios e vantagens nos trazem.

Pois bem. Lembrei dessa expressão quando soube das notícias envolvendo o senador
 goiano Demóstenes Torres. Não que algum dia eu tivesse acreditado nessa aura que ele 
próprio criou para si de paladino da justiça e defensor da moral política.

Lembrei-me de Demóstenes, o original, um político grego conhecido pela sua oratória, que 
inspirou e inspira muitos ainda. O Demóstenes da cidade goiana de Anicuns, porém, 
mostrou-se um estafeta de bicheiro cuja retórica cingiu-se a querer chamar a atenção por 
uma suposta defesa da hombridade política. O político que falava aos quatro ventos mal dos
 desvios de Brasília, utilizando o púpito do Senado Federal como trampolim midiático, 
quedou pelos mesmos atos que condenou. Quedou pelos mesmos atos que hipocritamente condenou. 

Demóstenes, o estelionatário da opinião pública, não perdeu somente peso. Perdeu publicamente
 sua honra. Não sei se teve tempo de ganhar o tal milhão que o bicheiro segurava. O fio que 
segurava a espada arrebentou.

Lamentável ver senador – ou juiz – amigo íntimo de contraventor preso. 

Os gregos têm muito a nos ensinar. Alguns não aprendem. No final descobrimos mesmo que a 
política se tornou uma verdadeira caixa de Pandora, dona das piores surpresas.

CONCURSOS

PARTICIPA

Começa hoje a 3.ª edição do Concurso Sitestar.pt!

Inscrições até 15 de janeiro

LOGO_PEQUENO
Com o Concurso Sitestar.pt, os alunos das escolas de Portugal Continental e regiões autónomas da Madeira e dos Açores têm a oportunidade de construir websites com o domínimio .pt, para divulgarem conteúdos relevantes nas áreas da ciência e do conhecimento, da inclusão social, das expressões artísticas e do desporto e a publicá-los de forma criativa e inovadora.
Este ano a grande surpresa do concurso consiste na possibilidade de também as escolas promoverem a criação de jornais escolares online, como meio de comunicação de divulgação de trabalhos realizados no âmbito escolar.
Com este concurso, os alunos terão ainda a oportunidade de compreender a importância da responsabilidade intelectual e legal na construção dos seus próprios conteúdos e na divulgação dos mesmos, assim como a respeitar regras de segurança, privacidade, direitos conexos e propriedade.
Em www.sitestar.pt está disponível toda a informação sobre a legislação aplicável bem como um conjunto de recomendações relativas à proteção dos direitos de propriedade intelectual e direitos conexos.
Para participar, os alunos deverão:
  1. Ler o Regulamento do Concurso;
  2. Ter entre os 14 e os 18 anos e pertencer ao ensino básico, secundário ou vias profissionalizantes;
  3. Concorrer a título individual, a pares ou em grupos de 3 alunos;
  4. Ser acompanhados de um professor responsável;
  5. Pertencer a uma escola DECOJovem;
  6. Escolher uma das 4 categorias disponíveis: Saber&Ciência, Faz a diferença!, Jovens com Talento e Notícias na Escola.
Há prémios para os melhores websites! 
Qualquer dúvida neste âmbito deve ser dirigida para sitestar@sitestar.pt.
Este concurso é uma iniciativa da DECO e do DNS.PT que conta com o apoio da DGE, GDA, IGAC, INPI, SPA, FCT e ANPRI.

REGULAMENTO
O DNS.PT e a DECO promovem a 3ª edição do Concurso Sitestar.pt, uma iniciativa nacional que convida
a comunidade educativa a desenvolver sites em português e sob domínio.pt durante o ano letivo de
2015/2016.
O concurso Sitestar.pt convida os jovens a desenvolverem e a divulgarem conteúdos relevantes nas áreas
da ciência e do conhecimento, da inclusão social, das expressões artísticas e do desporto e a publicá-los
de forma criativa e inovadora. É igualmente objetivo deste concurso dar a oportunidade às escolas de
promoverem a criação de jornais escolares online, para divulgação do trabalho realizado em âmbito escolar.
O Concurso Sitestar.pt pretende que os jovens participantes assumam a responsabilidade intelectual e legal
pelos trabalhos a concurso, aprendendo assim a respeitar as regras de segurança, privacidade, direitos
conexos e propriedade.
Em www.sitestar.pt está disponível toda a informação sobre a legislação aplicável bem como um conjunto
de recomendações relativas à proteção dos direitos de propriedade intelectual e direitos conexos. Qualquer
dúvida neste âmbito deve ser dirigida para sitestar@sitestar.pt.
INTRODUÇÃO
O Concurso Sitestar.pt destina-se aos alunos do Ensino Básico, Ensino Secundário e Vias Profissionalizantes,
com idades entre os 14 e 18 anos. Podem concorrer alunos de estabelecimentos de ensino públicos e privados
de Portugal Continental e Regiões Autónomas, desde que aderentes ao projeto DECOJovem.
A DECOJovem é um projeto de educação do consumidor da DECO. Para obter mais informação e aderir,
visite www.decojovem.pt *
*Não existem quaisquer custos de adesão à DECOJovem.
PÚBLICO-ALVO
OBJETIVOS
• Promover a literacia para os media digitais junto dos jovens;
• Incentivar os jovens a utilizar a Internet e as suas ferramentas e também a criar sites
enquanto editores e participantes ativos no desenvolvimento da internet;
• Alertar os jovens enquanto consumidores para os seus direitos e deveres na área do digital;
• Divulgar conteúdos e ideias inovadoras dos jovens e das escolas;
• Promover o TLD nacional (extensões .pt), demonstrando as vantagens de ter um domínio .pt, a marca
de Portugal na Internet.
Serão aceites a concurso sites que se enquadrem dentro das seguintes categorias:
CATEGORIA 1 - SABER & CIÊNCIA: contempla a criação de sites sobre as diferentes áreas da ciência
e do conhecimento em que os alunos tenham especial interesse para partilha de saberes, de experiências
e de trabalhos. Nesta categoria é também possível integrar a criação de sites de clubes que fazem
parte das escolas.
CATEGORIA 2 – FAZ A DIFERENÇA!: contempla o desenvolvimento de sites que divulguem iniciativas
de voluntariado e inclusão social onde os jovens se encontrem envolvidos. Nesta categoria é também
possível integrar a criação de sites de clubes que fazem parte das escolas.
CATEGORIA 3 – JOVENS COM TALENTO: contempla a criação de sites dedicados à expressão artística
(música, teatro, pintura, etc.) assim como, atividades desportivas em que os jovens participem e que
desejem promover. Nesta categoria é também possível integrar a criação de sites de clubes que façam
parte das escolas.
CATEGORIA 4 – NOTICIAS NA ESCOLA: contempla a criação de jornais escolares online de divulgação
do trabalho realizado em contexto escolar. Nesta categoria será avaliada a plataforma online do
jornal. Não serão aceites jornais em formato digital.
CATEGORIAS DO CONCURSO
Podem concorrer equipas compostas por alunos (1 a 3 alunos) e por um professor que ficará responsável
pela inscrição e acompanhamento da equipa.
É possível a participação de várias equipas do mesmo estabelecimento de ensino, podendo um mesmo
professor responsável inscrever-se com mais do que uma equipa.
Cada equipa pode candidatar-se com mais do que um projeto, desde que em categorias diferentes.
QUEM PODE CONCORRER
Para participar no concurso, o professor responsável deverá seguir os seguintes passos:
Aceder à plataforma www.escolas.decojovem.pt e confirmar se a escola que representa pertence à rede
DECOJovem. Caso esta ainda não pertença à rede de escolas DECOJovem, deverá registar a escola para
poder participar com os seus alunos no Concurso Sitestar.pt;
Depois de se registar e iniciar sessão na plataforma www.escolas.decojovem.pt, escolha a opção Sitestar3
e registe a(s) equipa(s) participantes no concurso na área Equipas;
Até ao dia 15 de janeiro de 2016 terão que ser apresentadas as propostas de ideia de sites. Para tal, o
professor responsável deve aceder à área Paticipações, na plataforma www.escolas.decojovem.pt e
preencher a Proposta de ideia para cada um dos sites a submeter a concurso, indicado os seguintes dados:
• Nome da equipa e categoria a que concorrem;
• Título do site;
• Endereço pretendido (.PT)
• Memória descritiva:
- Enquadramento e justificação (até 1 000 caracteres);
- Objetivos do projeto (até 500 caracteres),
- Destinatários (até 250 caracteres)
- Apresentação detalhada do projeto: descrição dos conteúdos e sua importância (até 1 500 caracteres),
estrutura do site (até 1 000 c aracteres); calendário e execução (até 750 caracteres) e parcerias (até 250
caracteres);
- Descrição das tarefas que ficarão afetas a cada membro da equipa (até 750 caracteres).
A proposta de ideia tem como objetivo facilitar o planeamento e organização do trabalho a desenvolver
pelas equipas e deve ser explicativo de cada site que se pretende produzir e submeter a concurso. O seu
preenchimento é obrigatório para posterior submissão do site a concurso.
COMO PARTICIPAR
O Concurso Sitestra.pt irá decorrer em 2 fases:
1ª FASE // Prazo: 15 de janeiro de 2016
APRESENTAÇÃO DA IDEIA DE SITE
Serão aprovados um máximo de 120 projetos que passam à 2ª fase do concurso.
Até 15 de janeiro de 2016, o professor responsável deverá efetuar a inscrição e submeter a proposta de
ideia, conforme ponto 6.
Todas as propostas serão analisadas pelo Júri que selecionará, no máximo, 120 propostas (até 30 propostas
por categoria) de ideias para sites que passarão à 2ª fase do Concurso. O resultado será anunciado
em www.sitestar.pt no dia 2 de fevereiro de 2016.
Por cada proposta selecionada a equipa receberá um voucher válido por 12 meses que permitirá à equipa
construir o site.
O voucher inclui:
• um domínio .PT
• uma ferramenta de criação de site
• alojamento e um endereço de correio eletrónico
2ª FASE // Prazo: 15 de abril de 2016
DESENVOLVIMENTO DA IDEIA E CONSTRUÇÃO DO SITE
Serão premiados 12 sites.
A partir do momento que as equipas dispõem do voucher, devem iniciar a construção do site, de acordo
com a proposta apresentada e selecionada. Todos os sites terão que estar concluídos até 15 de abril de
2016 e, até essa data, o professor responsável deve aceder à plataforma www.escolas.decojovem.pt e,
na área Participações, submeter o link do site desenvolvido em cada uma das ideias apresentadas a
concurso.
A organização reserva-se o direito de desativar de imediato e sem pré-aviso, todos os bens e serviços
associados ao voucher, caso os participantes não concluam o seu trabalho nos prazos estipulados ou
não respeitem o definido na Ficha de Proposta.
Os sites serão selecionados pelo Júri tendo em atenção os critérios de avaliação. Em cada categoria
serão distinguidos 3 sites com a atribuição de 1º, 2º e 3º lugar.
Os sites vencedores serão anunciados no site oficial do concurso em www.sitestar.pt a 6 de maio de
2016.
AS FASES DO CONCURSO SITESTAR.PT
1ª FASE: APRESENTAÇÃO DA IDEIA DE SITE
Nesta fase serão selecionadas no máximo 120 propostas de ideias de sites que recebem o voucher: um
domínio.pt, uma ferramenta de criação de site e respetivo alojamento e um endereço de correio eletrónico,
válido por 12 meses.
Para cada categoria serão, no máximo, selecionadas o seguinte número de propostas de ideias:
PRÉMIOS
CATEGORIAS PROPOSTAS SELECIONADAS
CATEGORIA 1 Saber & Ciência Até 30
CATEGORIA 2 Faz a diferença! Até 30
CATEGORIA 3 Jovens com talento Até 30
CATEGORIA 4 Noticias na Escola Até 30
Até 120 propostas selecionadas
CATEGORIA SELEÇÃO PRÉMIOS
CATEGORIA 1 Saber & Ciência 1º prémio Smartphone
2º prémio Action Cam
3º prémio Colunas Portáteis
CATEGORIA 2 Faz a diferença! 1º prémio Smartphone
2º prémio Action Cam
3º prémio Colunas Portáteis
CATEGORIA 3 Jovens com talento 1º prémio Smartphone
2º prémio Action Cam
3º prémio Colunas Portáteis
CATEGORIA 4 Noticias na escola 1º prémio Voucher 500€
2º prémio Voucher 300€
3º prémio Voucher 150€
O júri reserva-se o direito de não escolher o número de propostas estabelecido por categoria, se entender
que as mesmas não são adequadas ou não servem os objetivos propostos.
2ª FASE: DESENVOLVIMENTO DA IDEIA E CONSTRUÇÃO DO SITE
Para cada uma das categorias serão selecionados, entre os 30 sites desenvolvidos, até 12 sites que
receberão os seguintes prémios:
A todos os membros das equipas distinguidas no âmbito das Categorias 1, Categoria 2 e Categoria 3 será
atribuído o prémio de acordo com o lugar de classificação. No âmbito destas categorias, os professores
responsáveis pelas equipas também serão premiados.
A cada equipa distinguida na Categoria 4 será atribuído um voucher no valor definido para cada classificação
para a aquisição de equipamento ou material que reverte em benefício do projeto. Não serão atribuídos
prémios aos membros das equipas.
O júri reserva-se o direito de não atribuir prémios, se entender que os sites desenvolvidos não adequados
ou não servem os objetivos propostos.
A avaliação dos trabalhos terá em conta os seguintes critérios de avaliação:
1ª FASE: APRESENTAÇÃO DA IDEIA DE SITE
Enquadramento e justificação (20%)
Objetivos gerais e e specíficos do site (20%)
Destinatários (15%)
Descrição dos conteúdos e s ua importância (20%)
Estrutura do site (15%)
Calendário de execução (5%)
Parcerias a estabelecer (5%)
2ª FASE: DESENVOLVIMENTO DA IDEIA E CONSTRUÇÃO DO SITE
Criatividade e originalidade (25%)
Relevância e importância dos conteúdos (25%)
Qualidade e execução técnica (25%)
Cumprimento do regulamento e dos objetivos da categoria a concurso (25%)
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃODO CONCURSO SITESTAR.PT
O Júri será composto por representantes das seguintes entidades:
1ª FASE: APRESENTAÇÃO DA IDEIA DE SITE
ANPRI – Associação Nacional de Professores de Informática;
Associação DNS.PT.
DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor;
DGE – Direção Geral de Educação;
2ª FASE: DESENVOLVIMENTO DA IDEIA E CONSTRUÇÃO DO SITE
ANPRI – Associação Nacional de Professores de Informática;
Associação DNS.PT;
DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor;
DGE – Direção Geral de Educação;
GDA - Gestão dos Direitos dos Artistas;
IGAC – Inspeção-Geral das Atividades Culturais;
INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial
SPA - Sociedade Portuguesa de Autores;
As decisões do Júri são definitivas e não sujeitas a recurso.
JÚRI
1ª FASE: APRESENTAÇÃO DA IDEIA DE SITE
Inscrição no concurso e s ubmissão da ficha de proposta: até 15 de janeiro de 2016
Avaliação dos projetos: 16 de janeiro a 1 de fevereiro de 2016
Divulgação das fichas de propostas selecionadas: 2 de fevereiro de 2016
2ª FASE: DESENVOLVIMENTO DA IDEIA E CONSTRUÇÃO DO SITE
Construção e submissão dos sites: até 15 de abril de 2016
Divulgação dos vencedores: 6 de maio de 2016
PRAZOS DO CONCURSO
a) A participação no concurso implica o conhecimento e aceitação, integral e sem reservas, dos termos e
condições previstos no presente Regulamento.
b) A organização (DECO/DNS.PT) reserva o direito de alterar as condições do regulamento tornando-se
efetivas após a sua divulgação em ;
c) Qualquer situação omissa não prevista no presente Regulamento será apreciada e decidida pela Organização
(DECO/DNS.PT).
d) A Organização (DECO/DNS.PT) não se responsabiliza por eventuais erros informáticos que impeçam a
validação da participação.
e) A Organização (DECO/DNS.PT) reserva-se o direito de, em qualquer momento, introduzir alterações e
aditamentos ao presente Regulamento, dando a devida publicidade dos mesmos, não sendo devida
qualquer compensação pecuniária ou outra por isso.
f) A Organização (DECO/DNS.PT) reserva-se o direito de, em qualquer momento, modificar, suspender ou
cancelar o Concurso ou o prémio a atribuir, em caso de situações imprevistas, excecionais ou supervenientes.
g) Os premiados autorizam gratuitamente uma eventual divulgação do(s) respetivo(s) trabalho(s), em
qualquer meio de divulgação, para efeitos publicitários do Concurso, não implicando tal autorização
qualquer cedência, temporária ou definitiva, dos direitos de autor sobre o trabalho.
h) Constitui responsabilidade exclusiva dos participantes assegurar ou proteger a confidencialidade,
propriedade intelectual ou outros direitos de autor sobre os respetivos trabalhos.
DISPOSIÇÕES FINAIS
Quaisquer dúvidas respeitantes ao Concurso podem ser esclarecidas junto da DECO, através
dos seg uintes c ontactos: Telefone: 213 710 249 En dereço e letrónico: s itestar@sitestar.pt
Todas as informações referentes ao Concurso estão disponíveis no site da iniciativa em www.sitestar.pt

Berta Isla - Javier Marías

CAMÕES

 V CENTENÁRIO DE CAMÕES! CAMÕES, ENGENHO E ARTE! Participa...