quinta-feira, 29 de janeiro de 2015



CONCURSO LITERÁRIO
 "A MAIS BELA CARTA DE AMOR"

REGULAMENTO

1. Objetivos:
O Concurso Literário “A MAIS BELA CARTA DE AMOR” insere-se no Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar da Escola Secundária drª Laura Ayres e pretende promover a criatividade.

2. Modalidade:
Texto em prosa original, imaginado pelo concorrente. Tema: UMA CARTA DE AMOR.

3. Concorrentes:
Podem concorrer todos os alunos da Escola Secundária Drª Laura Ayres matriculados do 9º ao 12º ano de escolaridade.

4. Características dos trabalhos
a.        Os trabalhos devem ser totalmente inéditos, assinados com um pseudónimo;
b.       Os trabalhos devem ser apresentados em formato A4, com 150/180 palavras, no máximo, letra Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5;
c.        As cartas devem ser escritas em Português;
d.       Os trabalhos devem obedecer à estrutura formal de uma carta (local e data, fórmula introdutória, introdução, desenvolvimento, conclusão, fórmula de despedida e assinatura) e destinar-se a uma pessoa.

5. Apresentação de trabalhos:
a.        Os trabalhos devem ser introduzidos num envelope fechado identificado com o pseudónimo que indique a autoria do trabalho.
b.       Dentro desse envelope deverá ser introduzido um outro onde deve constar: pseudónimo e identificação completa do autor (nome completo, endereço de correio eletrónico, número de telefone, ano e turma).
c.        Os trabalhos apresentados a concurso devem ser entregues na Biblioteca da ESLA.

6. Prazos de entrega:
a.        O prazo para a entrega de trabalhos termina no dia 11 de Fevereiro de 2015.

7. Júri:
a.        O Júri será constituído pelos seguintes elementos:
- Conceição Bernardes (Diretora do Agrupamento e Presidente do Júri);
- João Lopes (Coordenador das Bibliotecas do Agrupamento);
- Maria Mestre (Coordenadora do Departamento de Português);
- Iolanda Semião (membro da equipa da Biblioteca da ESLA).

8. Prémio
a.        Será atribuído um único prémio: um jantar romântico para duas pessoas, no dia 14 de fevereiro (válido unicamente para esta data), no restaurante Tira Mi Su (localizado na Urbanização Al Sakia);
b.       Os resultados do concurso serão divulgados no Facebook e no blogue da Biblioteca da ESLA na tarde do dia 12 de fevereiro. O prémio pode ser levantado na Biblioteca da ESLA durante o dia 13 de fevereiro.

9. Disposições finais:
a.        Os casos omissos neste Regulamento serão solucionados pelo júri;
b.       Serão excluídos os trabalhos que não possuam a qualidade desejada, erros (ortografia, acentuação, parágrafos e deficiente estrutura do texto) ou não obedeçam ao Regulamento;
c.        Os trabalhos não premiados que o júri entenda terem qualidade suficiente serão compilados e ficarão disponíveis, para consulta, na Biblioteca Escolar;
d.       Os trabalhos apresentados a Concurso não são devolvidos aos seus autores.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015



O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN
TEM O PRAZER DE CONVIDAR V. EXA. PARA ESTAR PRESENTE NO
COLÓQUIO É ENTÃO ISTO PARA CRIANÇAS? – CRIAÇÕES PARA A INFÂNCIA E A JUVENTUDE

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https://mail.google.com/mail/u/0/?tab=wm&pli=1#inbox/14b2b339657f8948

Pais e Encarregados de Educação

Segurança na internet

Exmos Senhores,

O Grupo de Informática, em articulação com a Biblioteca da ESLA, leva a cabo, no próximo dia 10 de fevereiro, uma ação de informação para pais e encarregados de educação dos alunos do 9º ao 12º ano dedicada à segurança na Internet.

Nesse dia comemora-se a nível mundial o DIA DA INTERNET + SEGURA!
Que perigos informáticos correm os nossos jovens?
O que se pode fazer, enquanto pais, para o evitar?

Entre as 21h00 e as 22h00, na Biblioteca da ESLA, far-se-á a apresentação de alguns dos perigos mais frequentes e dar-se-ão alguns conselhos para evitá-los.

Está previsto também um período de perguntas e respostas.
Aguardamos a vossa presença!

A Equipa da Biblioteca Escolar da ESLA
O Grupo de Informática da ESLA 

Ação de Formação RBE/INE - 11 de março (14h30-17h30).


Dados os constrangimentos que nos levaram ao adiamento da ação de formação sobre literacia da informação (prevista inicialmente para o dia 14 de janeiro), a Biblioteca da ESLA vem agora informar que a nova data é o dia 11 de MARÇO, entre as 14h30 e as 17h30.
Sabe o que os seus filhos estão a ver online?
Pais&filhos
buzina@motorpress.pt (Motorpress Lisboa)13/01/2015



© D.R. Sabe o que os seus filhos estão a ver online?
Num mundo dominado pela comunicação e pelas novas tecnologias, torna-se difícil para os adultos manterem-se a par de todos os websites e aplicações que se tornam populares junto das crianças e adolescentes. Mas o esforço vale a pena, se se quiser proteger os mais novos de conteúdos inapropriados. Uma organização britânica de proteção infantil acaba de listar alguns dos endereços mais acessados e os resultados são preocupantes.
A Sociedade Nacional para a Prevenção da Crueldade Contra Crianças (NSPCC, na sigla em inglês) pediu a um grupo de pais e educadores para analisarem alguns sites e “apps” populares e cerca de 75 por cento dos adultos descobriram conteúdos centrados em pornografia, violência e “bullying” na primeira meia hora de acesso.
De acordo com a NSPCC, os adultos mostraram-se “chocados e assustados” não só com os assuntos mas também com a facilidade que crianças até aos 13 anos têm para aceder e registrar-se nos sites ou instalar as aplicações. Em paralelo, cerca de metade não possuem qualquer informação sobre garantias de privacidade e de denúncias sobre conteúdos inapropriados.
Websites e aplicações como o Facebook, o Instagram, o Twitter ou o Whatsapp são familiares para pais, restante família e educadores. A maior parte garantiu aos investigadores da NSPCC que sabem como controlar e supervisionar o uso feito pelas crianças e jovens. Mas há plataformas novas a surgirem todos os dias, que fogem à vigilância adulta e o facto de a esmagadora maioria ser em língua inglesa não é motivo para tranquilização. À medida que, na escola, o nível de inglês vai melhorando, mais fácil é a sua utilização.
Alguns dos sites e “apps” que mais preocupação causam são:
Ask.fm
É uma rede social onde se podem fazer todas as perguntas, de forma anónima ou não. As crianças gostam precisamente da hipótese de se manterem anónimas e obterem informação sobre temas constrangedores, mas 42 por cento dos pais envolvidos no estudo reportaram ter visto conteúdo não apropriado para crianças entre os oito e os 12 anos, para além de respostas erradas sobre temas de saúde, por exemplo.
Sickipedia.org
Trata-se de um forum online onde se podem partilhar piadas curtas com todos os visitantes. Estes podem classificá-las e as que obtêm melhores “notas” sobem na hierarquia. As crianças acham o site “engraçado” mas 100 por cento dos adultos garantem que as piadas são ofensivas, com destaque para conteúdos sexuais e ofensivos.
FMyLife.com
Uma comunidade online onde se pode postar uma frase sobre um acontecimento estranho ou desafortunado que aconteceu durante o dia, bem como comentar as frases de outras pessoas. Mais uma vez, as crianças acham o site “engraçado”, mas 75 por cento dos adultos nem tanto, especialmente pela falta de controlo na linguagem e conteúdos sexuais explícitos.
Keek.com
Nesta rede social é possível fazer uploads de vídeos, que se chamam de “keeks” e receber comentários ou vídeos de resposta, os “keekbacks”. Metade dos adultos reportaram que os conteúdos não devem ser vistos por crianças e jovens, dado que muitos roçam a pornografia.

http://www.msn.com/pt-pt/saude/other/sabe-o-que-os-seus-filhos-est%C3%A3o-a-ver-online/ar-AA87Izd


CONCURSO " A MAIS BELA CARTA DE AMOR"

Escreve a tua carta de AMOR e entrega-a na biblioteca entre o dia 9 e o dia 12 de fevereiro.

A melhor carta recebe o prémio único de um jantar para 2 pessoas no restaurante Tiramisu no dia 14 de fevereiro.


Histórias da Ajudaris 2015

Ajudaris 15
Ajudaris é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com estatuto de utilidade pública. As Histórias da Ajudaris são um dos seus vários campos de ação, tendo por grandes objetivos:
. Fortalecer hábitos de leitura e escrita;
. Promover a inclusão e a integração social através da arte;
. Despertar a solidariedade;
. Aproximar a escola das famílias e da comunidade;
. Fomentar a interação entre gerações;
. Impulsionar o voluntariado.
Projeto Histórias da Ajudaris, criado em 2009, concretiza-se a partir da edição de livros escritos por crianças para crianças, colhendo a inspiração em temas como a cidadania, os afetos e o ambiente. Assim, vários estabelecimentos de ensino e ilustradores solidários participam na ilustração do mundo dos contos criados pelas crianças, através do seu envolvimento em workshops, exposições e outras atividades, de que se destaca o concurso Histórias da Ajudaris.
A 7ª edição do concurso Histórias da Ajudaris obedece ao tema Valores e decorre até 30 de abril, contando com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura.
As escolas que pretenderem participar neste concurso deverão inscrever-se até 15 de fevereiro de 2015, através do preenchimento do formulário disponível on-line.




Berta Isla - Javier Marías

Código de Ética

  No âmbito da disciplina de Técnica de Pedagógica de Intervenção Educativa, as alunas do Curso Profissional de Técnico de Ação Educativa, d...