terça-feira, 27 de janeiro de 2015


Ação de Formação RBE/INE - 11 de março (14h30-17h30).


Dados os constrangimentos que nos levaram ao adiamento da ação de formação sobre literacia da informação (prevista inicialmente para o dia 14 de janeiro), a Biblioteca da ESLA vem agora informar que a nova data é o dia 11 de MARÇO, entre as 14h30 e as 17h30.
Sabe o que os seus filhos estão a ver online?
Pais&filhos
buzina@motorpress.pt (Motorpress Lisboa)13/01/2015



© D.R. Sabe o que os seus filhos estão a ver online?
Num mundo dominado pela comunicação e pelas novas tecnologias, torna-se difícil para os adultos manterem-se a par de todos os websites e aplicações que se tornam populares junto das crianças e adolescentes. Mas o esforço vale a pena, se se quiser proteger os mais novos de conteúdos inapropriados. Uma organização britânica de proteção infantil acaba de listar alguns dos endereços mais acessados e os resultados são preocupantes.
A Sociedade Nacional para a Prevenção da Crueldade Contra Crianças (NSPCC, na sigla em inglês) pediu a um grupo de pais e educadores para analisarem alguns sites e “apps” populares e cerca de 75 por cento dos adultos descobriram conteúdos centrados em pornografia, violência e “bullying” na primeira meia hora de acesso.
De acordo com a NSPCC, os adultos mostraram-se “chocados e assustados” não só com os assuntos mas também com a facilidade que crianças até aos 13 anos têm para aceder e registrar-se nos sites ou instalar as aplicações. Em paralelo, cerca de metade não possuem qualquer informação sobre garantias de privacidade e de denúncias sobre conteúdos inapropriados.
Websites e aplicações como o Facebook, o Instagram, o Twitter ou o Whatsapp são familiares para pais, restante família e educadores. A maior parte garantiu aos investigadores da NSPCC que sabem como controlar e supervisionar o uso feito pelas crianças e jovens. Mas há plataformas novas a surgirem todos os dias, que fogem à vigilância adulta e o facto de a esmagadora maioria ser em língua inglesa não é motivo para tranquilização. À medida que, na escola, o nível de inglês vai melhorando, mais fácil é a sua utilização.
Alguns dos sites e “apps” que mais preocupação causam são:
Ask.fm
É uma rede social onde se podem fazer todas as perguntas, de forma anónima ou não. As crianças gostam precisamente da hipótese de se manterem anónimas e obterem informação sobre temas constrangedores, mas 42 por cento dos pais envolvidos no estudo reportaram ter visto conteúdo não apropriado para crianças entre os oito e os 12 anos, para além de respostas erradas sobre temas de saúde, por exemplo.
Sickipedia.org
Trata-se de um forum online onde se podem partilhar piadas curtas com todos os visitantes. Estes podem classificá-las e as que obtêm melhores “notas” sobem na hierarquia. As crianças acham o site “engraçado” mas 100 por cento dos adultos garantem que as piadas são ofensivas, com destaque para conteúdos sexuais e ofensivos.
FMyLife.com
Uma comunidade online onde se pode postar uma frase sobre um acontecimento estranho ou desafortunado que aconteceu durante o dia, bem como comentar as frases de outras pessoas. Mais uma vez, as crianças acham o site “engraçado”, mas 75 por cento dos adultos nem tanto, especialmente pela falta de controlo na linguagem e conteúdos sexuais explícitos.
Keek.com
Nesta rede social é possível fazer uploads de vídeos, que se chamam de “keeks” e receber comentários ou vídeos de resposta, os “keekbacks”. Metade dos adultos reportaram que os conteúdos não devem ser vistos por crianças e jovens, dado que muitos roçam a pornografia.

http://www.msn.com/pt-pt/saude/other/sabe-o-que-os-seus-filhos-est%C3%A3o-a-ver-online/ar-AA87Izd


CONCURSO " A MAIS BELA CARTA DE AMOR"

Escreve a tua carta de AMOR e entrega-a na biblioteca entre o dia 9 e o dia 12 de fevereiro.

A melhor carta recebe o prémio único de um jantar para 2 pessoas no restaurante Tiramisu no dia 14 de fevereiro.


Histórias da Ajudaris 2015

Ajudaris 15
Ajudaris é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com estatuto de utilidade pública. As Histórias da Ajudaris são um dos seus vários campos de ação, tendo por grandes objetivos:
. Fortalecer hábitos de leitura e escrita;
. Promover a inclusão e a integração social através da arte;
. Despertar a solidariedade;
. Aproximar a escola das famílias e da comunidade;
. Fomentar a interação entre gerações;
. Impulsionar o voluntariado.
Projeto Histórias da Ajudaris, criado em 2009, concretiza-se a partir da edição de livros escritos por crianças para crianças, colhendo a inspiração em temas como a cidadania, os afetos e o ambiente. Assim, vários estabelecimentos de ensino e ilustradores solidários participam na ilustração do mundo dos contos criados pelas crianças, através do seu envolvimento em workshops, exposições e outras atividades, de que se destaca o concurso Histórias da Ajudaris.
A 7ª edição do concurso Histórias da Ajudaris obedece ao tema Valores e decorre até 30 de abril, contando com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura.
As escolas que pretenderem participar neste concurso deverão inscrever-se até 15 de fevereiro de 2015, através do preenchimento do formulário disponível on-line.




quinta-feira, 22 de janeiro de 2015


Segunda, 19 Janeiro 2015 | Visto - 3130


Os bebés que aprendem junto dos adultos a serem mais autónomos adquirem mais cedo fortes ferramentas cognitivas, que os ajudam a desenvolver nos campos sociais e psicológicos. Pelo menos é o que defendem investigadores canadianos, para quem o papel da mãe neste processo de aquisição de autonomia é absolutamente central.
Os pesquisadores da Universidade de Montreal mostraram que “o funcionamento executivo da criança está ligada à capacidade da mãe para apoiar a sua autonomia. Esse apoio inclui coisas como dar-lhe ferramentas para enfrentar desafios e deixá-la tentar resolver problemas sozinha, por exemplo, na realização de pequenas tarefas adequadas à sua idade”, disse Célia Matte-Gagné, que liderou o trabalho.
A investigação contou com a participação de 78 mães e filhos participaram do estudo. As famílias foram visitadas em casa duas vezes - uma quando a criança tinha 15 meses e outra aos três anos. Na primeira sessão, as mães foram convidadas a concluir atividades que eram ligeiramente difíceis para os bebés completarem sozinhas (a construção de uma torre e completar puzzles na primeira consulta e triagem de blocos na segunda). As atividades foram vídeo-gravadas para que os pesquisadores pudessem avaliar o nível de autonomia dada aos bebés: até que ponto as mães incentivavam os filhos a completarem a tarefa sozinhos ou, pelo contrário, controlavam os acontecimentos e até entravam em ação.
Os bebés foram avaliados uma segunda vez, aos três anos, utilizando uma gama de jogos adaptados que revelaram as suas capacidades de adiar a gratificação, a força de sua memória de trabalho e a sua capacidade de pensar sobre vários conceitos simultaneamente.

Os resultados mostram que as pontuações mais altas aos três anos são as das crianças cujas mães apoiaram consistentemente um comportamento autónomo dos bebés, ou seja, que os deixaram livres para tentar, errar e, eventualmente, acertar. "Este estudo levanta a possibilidade de que as capacidades cognitivas das crianças estão ligadas à promoção da autonomia por parte dos adultos e ao longo do tempo”, conclui a mesma investigadora.
http://www.paisefilhos.pt/index.php/criancas/dos-0-aos-2-anos/7678-bebes-autonomos-aprendem-melhor

alt


As baixas aptidões e competências digitais dos alunos e a necessidade de integrar na formação dos professores a utilização eficaz das tecnologias da informação e da comunicação figuram entre os desafios mais prementes com que se confronta hoje o ensino escolar na Europa, segundo um relatório publicado pela Comissão Europeia e pelo New Media Consortium, uma organização sem fins lucrativos sediada nos EUA que reúne especialistas no domínio da tecnologia educativa. O primeiro Horizon Report Europe: 2014 Schools Edition apresenta as tendências e a evolução tecnológica suscetíveis de ter impacto na educação nos próximos cinco anos. Classifica os desafios que se colocam às escolas europeias em três categorias: «solucionáveis», «difíceis» e «muito complexos».
O relatório reflete os objetivos da iniciativa Abrir a Educação da Comissão e tem por base contributos de mais de 50 especialistas de 22 países europeus, do Centro Comum de Investigação da Comissão, da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento
Económicos (OCDE) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Conclui que é necessário tomar medidas urgentes para promover a inovação nas salas de aula, com o objetivo de tirar partido de uma maior utilização das redes sociais, dos recursos educativos abertos e da emergência da aprendizagem e da avaliação baseada em dados.
«Este relatório fornece informações valiosas e orientação para os responsáveis políticos e dirigentes escolares sobre a necessidade de recorrer a recursos digitais e abertos. A Europa precisa de fazer mais para que a nossa geração de jovens possa estar preparada para as suas carreiras futuras», declarou Androulla Vassiliou, Comissária Europeia responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude. «É fundamental trabalharmos para melhorar as competências digitais e o acesso aos recursos digitais e abertos, não só para reforçar a qualidade do ensino, mas também para criar modelos flexíveis em matéria de educação, tornando assim mais fácil a aprendizagem ao longo da vida.»
O relatório considera que a integração das TIC na formação de professores e as baixas competências digitais dos alunos são desafios «solucionáveis». A criação de oportunidades de aprendizagem «autêntica», com base em experiências concretas, e a conjugação da educação formal e não formal serão aspetos cuja implementação é mais difícil a curto prazo. Entre os desafios «muito complexos» contam-se a necessidade de melhorar a forma como se ensina o raciocínio complexo e garantir que os alunos são colaboradores na conceção da aprendizagem.

O painel de especialistas prevê que, dentro de um ano, a computação em nuvem e em tablet venham a ser comuns em muitas escolas europeias, ao mesmo tempo que a aprendizagem através de jogos de computador e a combinação de ambientes físicos e virtuais passarão a fazer parte do ensino nos próximos dois a três anos. Os especialistas estimam que poderão ser necessários cinco anos para desenvolver laboratórios virtuais e remotos e delinear estratégias que incentivem os alunos a assumir um papel ativo na conceção da sua aprendizagem.
Questões como as que são suscitadas no Horizon Report serão discutidas em maior profundidade em dezembro, no âmbito da conferência europeia de alto nível sobre «Educação na era digital», organizada conjuntamente pela Comissão Europeia e pela Presidência Italiana da União Europeia.

http://www.superinteressante.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=2849:horizon-report-insta-escolas-a-darem-resposta-ao-desafio-digital&catid=11:noticias&Itemid=85













Quem quer ser figurante no filme 'Fado'?

por M.J.C.Ontem
Rodagem de 'Fado' em Lisboa
Rodagem de 'Fado' em LisboaFotografia © Direitos reservados
A produtora Primeira Idade está à procura de figurantes de todas as idades para a rodagem, em Lisboa, de um filme luso-alemão.
O filme chama-se Fado mas não tem nada a ver com a música tradicional portuguesa. Produzido pela produtora alemã StickUp Filmproduktion, com realização de Jonas Rothlaender, Fadoconta a história de Fabian, um alemão que decide viajar até Portugal para procurar a sua antiga namorada, Doro, que trabalha num atelier de arquitetura em Lisboa.
A produtora portuguesa Primeira Idade, criada no ano passado por Pedro Fernandes Jorge e Joana Gusmão, está a co-produzirFado, mas o financiamento é todo alemão. No elenco estão vários atores portugueses, como por exemplo Albano Jerónimo, Rui Morrison, Ana Bustorff, Isabel Abreu, Paula Guedes, Duarte Grilo e Crista Alfaiate.
Neste momento, a produtora está à procura de figurantes de todas as idades para as as filmagens que já começaram e vão prolongar-se até março na capital portuguesa. Em especial, "jovens e pessoas de meia idade que gostem de festa" para os dias 28 e 29 de janeiro e 3 de março; e pessoas de todas as idades para fazer de clientes num restaurante no dia 1 de fevereiro. Os interessados deverão contactar a produtora através do mail fadoextras@gmail.com.
O filme Fado deverá estar concluído no final deste ano e a Primeira Idade gostaria que ele estreasse nos cinemas portugueses até ao final de 2016.
http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=4355083&seccao=Cinema

Berta Isla - Javier Marías

CAMÕES

 V CENTENÁRIO DE CAMÕES! CAMÕES, ENGENHO E ARTE! Participa...