quinta-feira, 22 de janeiro de 2015


Segunda, 19 Janeiro 2015 | Visto - 3130


Os bebés que aprendem junto dos adultos a serem mais autónomos adquirem mais cedo fortes ferramentas cognitivas, que os ajudam a desenvolver nos campos sociais e psicológicos. Pelo menos é o que defendem investigadores canadianos, para quem o papel da mãe neste processo de aquisição de autonomia é absolutamente central.
Os pesquisadores da Universidade de Montreal mostraram que “o funcionamento executivo da criança está ligada à capacidade da mãe para apoiar a sua autonomia. Esse apoio inclui coisas como dar-lhe ferramentas para enfrentar desafios e deixá-la tentar resolver problemas sozinha, por exemplo, na realização de pequenas tarefas adequadas à sua idade”, disse Célia Matte-Gagné, que liderou o trabalho.
A investigação contou com a participação de 78 mães e filhos participaram do estudo. As famílias foram visitadas em casa duas vezes - uma quando a criança tinha 15 meses e outra aos três anos. Na primeira sessão, as mães foram convidadas a concluir atividades que eram ligeiramente difíceis para os bebés completarem sozinhas (a construção de uma torre e completar puzzles na primeira consulta e triagem de blocos na segunda). As atividades foram vídeo-gravadas para que os pesquisadores pudessem avaliar o nível de autonomia dada aos bebés: até que ponto as mães incentivavam os filhos a completarem a tarefa sozinhos ou, pelo contrário, controlavam os acontecimentos e até entravam em ação.
Os bebés foram avaliados uma segunda vez, aos três anos, utilizando uma gama de jogos adaptados que revelaram as suas capacidades de adiar a gratificação, a força de sua memória de trabalho e a sua capacidade de pensar sobre vários conceitos simultaneamente.

Os resultados mostram que as pontuações mais altas aos três anos são as das crianças cujas mães apoiaram consistentemente um comportamento autónomo dos bebés, ou seja, que os deixaram livres para tentar, errar e, eventualmente, acertar. "Este estudo levanta a possibilidade de que as capacidades cognitivas das crianças estão ligadas à promoção da autonomia por parte dos adultos e ao longo do tempo”, conclui a mesma investigadora.
http://www.paisefilhos.pt/index.php/criancas/dos-0-aos-2-anos/7678-bebes-autonomos-aprendem-melhor

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As baixas aptidões e competências digitais dos alunos e a necessidade de integrar na formação dos professores a utilização eficaz das tecnologias da informação e da comunicação figuram entre os desafios mais prementes com que se confronta hoje o ensino escolar na Europa, segundo um relatório publicado pela Comissão Europeia e pelo New Media Consortium, uma organização sem fins lucrativos sediada nos EUA que reúne especialistas no domínio da tecnologia educativa. O primeiro Horizon Report Europe: 2014 Schools Edition apresenta as tendências e a evolução tecnológica suscetíveis de ter impacto na educação nos próximos cinco anos. Classifica os desafios que se colocam às escolas europeias em três categorias: «solucionáveis», «difíceis» e «muito complexos».
O relatório reflete os objetivos da iniciativa Abrir a Educação da Comissão e tem por base contributos de mais de 50 especialistas de 22 países europeus, do Centro Comum de Investigação da Comissão, da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento
Económicos (OCDE) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Conclui que é necessário tomar medidas urgentes para promover a inovação nas salas de aula, com o objetivo de tirar partido de uma maior utilização das redes sociais, dos recursos educativos abertos e da emergência da aprendizagem e da avaliação baseada em dados.
«Este relatório fornece informações valiosas e orientação para os responsáveis políticos e dirigentes escolares sobre a necessidade de recorrer a recursos digitais e abertos. A Europa precisa de fazer mais para que a nossa geração de jovens possa estar preparada para as suas carreiras futuras», declarou Androulla Vassiliou, Comissária Europeia responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude. «É fundamental trabalharmos para melhorar as competências digitais e o acesso aos recursos digitais e abertos, não só para reforçar a qualidade do ensino, mas também para criar modelos flexíveis em matéria de educação, tornando assim mais fácil a aprendizagem ao longo da vida.»
O relatório considera que a integração das TIC na formação de professores e as baixas competências digitais dos alunos são desafios «solucionáveis». A criação de oportunidades de aprendizagem «autêntica», com base em experiências concretas, e a conjugação da educação formal e não formal serão aspetos cuja implementação é mais difícil a curto prazo. Entre os desafios «muito complexos» contam-se a necessidade de melhorar a forma como se ensina o raciocínio complexo e garantir que os alunos são colaboradores na conceção da aprendizagem.

O painel de especialistas prevê que, dentro de um ano, a computação em nuvem e em tablet venham a ser comuns em muitas escolas europeias, ao mesmo tempo que a aprendizagem através de jogos de computador e a combinação de ambientes físicos e virtuais passarão a fazer parte do ensino nos próximos dois a três anos. Os especialistas estimam que poderão ser necessários cinco anos para desenvolver laboratórios virtuais e remotos e delinear estratégias que incentivem os alunos a assumir um papel ativo na conceção da sua aprendizagem.
Questões como as que são suscitadas no Horizon Report serão discutidas em maior profundidade em dezembro, no âmbito da conferência europeia de alto nível sobre «Educação na era digital», organizada conjuntamente pela Comissão Europeia e pela Presidência Italiana da União Europeia.

http://www.superinteressante.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=2849:horizon-report-insta-escolas-a-darem-resposta-ao-desafio-digital&catid=11:noticias&Itemid=85













Quem quer ser figurante no filme 'Fado'?

por M.J.C.Ontem
Rodagem de 'Fado' em Lisboa
Rodagem de 'Fado' em LisboaFotografia © Direitos reservados
A produtora Primeira Idade está à procura de figurantes de todas as idades para a rodagem, em Lisboa, de um filme luso-alemão.
O filme chama-se Fado mas não tem nada a ver com a música tradicional portuguesa. Produzido pela produtora alemã StickUp Filmproduktion, com realização de Jonas Rothlaender, Fadoconta a história de Fabian, um alemão que decide viajar até Portugal para procurar a sua antiga namorada, Doro, que trabalha num atelier de arquitetura em Lisboa.
A produtora portuguesa Primeira Idade, criada no ano passado por Pedro Fernandes Jorge e Joana Gusmão, está a co-produzirFado, mas o financiamento é todo alemão. No elenco estão vários atores portugueses, como por exemplo Albano Jerónimo, Rui Morrison, Ana Bustorff, Isabel Abreu, Paula Guedes, Duarte Grilo e Crista Alfaiate.
Neste momento, a produtora está à procura de figurantes de todas as idades para as as filmagens que já começaram e vão prolongar-se até março na capital portuguesa. Em especial, "jovens e pessoas de meia idade que gostem de festa" para os dias 28 e 29 de janeiro e 3 de março; e pessoas de todas as idades para fazer de clientes num restaurante no dia 1 de fevereiro. Os interessados deverão contactar a produtora através do mail fadoextras@gmail.com.
O filme Fado deverá estar concluído no final deste ano e a Primeira Idade gostaria que ele estreasse nos cinemas portugueses até ao final de 2016.
http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=4355083&seccao=Cinema

Sushi algarvio
Alunos da escola de hotelaria do Algarve deram a provar o resultado dos seus estudos, que os levaram a criar uma espécie de Sushi com ingredientes algarvios.
Autor: Laura Ravera
Temas: Algarve

http://www.pt.cision.com/cp2013/ClippingDetails.aspx?id=d4400129-b439-4d2a-9bf0-65f3afff5ff9&userId=ea18e2b9-e911-4f6b-8d2e-b9ec50642937

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Ciclo “Conversas de Graúdos sobre Miúdos” - O programa massagens nas escolas pela Dra. Sílvia Conde

Ciclo “Conversas de Graúdos sobre Miúdos”
O programa massagens nas escolas pela Dra. Sílvia Conde
No âmbito de mais uma sessão do Ciclo de “Conversas de Graúdos sobre Miúdos”, a Biblioteca recebe no dia 22 de Janeiro, quinta-feira, pelas 18h30 mais uma conversa desta vez o tema da sessão é O programa Massagens nas escolas pela Dra. Sílvia Conde.
Silvia Conde é Fisioterapeuta desde 1991. Exerceu a sua actividade entre 1991 e 2003 no Hospital Central de Faro. Desde 1996 é Fisioterapeuta na União de Freguesias de Faro (Sé e S. Pedro). No ano de 2002 tornou-se Instrutora de Massagem Infantil (CIMI). Em 2003 torna-se Fisioterapeuta no Colégio Oficina Divertida, em 2005 Formadora em Cursos EFA e Fisioterapeuta responsável pelo centro Barrigas a Crescer, na área da educação pré e pós-natal. Desde 2009 é Instrutora de Massagem do 1 aos 7 anos e co-autora do projeto Tocar com Sabores, desenvolvido com crianças dos 3 aos 6 anos em Jardim-de-Infância. Em 2010 passa a acumular também a função de Instrutora de Massagem nas Escolas, em 2012 Formadora de Instrutores do Programa de Massagem nas Escolas e desde maio de 2014 Formadora creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Continua
Sinopse: Uma estratégia revolucionária, que coloca o toque positivo ao serviço da aceitação da diferença e da inclusão, incentivando o respeito, como forma de promover a motivação e a aprendizagem nas escolas – os alicerces do futuro no que diz respeito à cidadania.
Destina-se a crianças dos 4 aos 12 anos, e baseia-se na implementação de uma rotina simples e curta de movimentos de massagem entre crianças em contexto de sala de aula ou em contexto de comunidade (entre crianças ou em família). Outro dos aspectos desenvolvidos pelo Programa é a introdução de atividades de toque e movimento, que utilizam conteúdos curriculares.
Recorde-se que no mês de Fevereiro a conferência será Pensar, reflectir e questionar o papel do terapeuta da fala na infância pela Prof. Dra. Patrícia Nogueira, no dia 26 de fevereiro.
Confere-se certificado de participação.
A entrada Livre.

 Ana Isabel Alves Viegas
Divisão de Bibliotecas, Arquivo e Documentação
Departamento de Educação e Desenvolvimento Sociocultural
Câmara Municipal de Loulé
Telefone: 289400850 -  Extensão 33141 - Fax: 289415557
ESTAMOS ESGOTADOS


quinta-feira, 15 de janeiro de 2015



O ator, músico e declamador de poesia Afonso Dias esteve presente na Vossa escola como previsto. Temos aqui algumas fotos do evento.









Berta Isla - Javier Marías

Código de Ética

  No âmbito da disciplina de Técnica de Pedagógica de Intervenção Educativa, as alunas do Curso Profissional de Técnico de Ação Educativa, d...