terça-feira, 4 de novembro de 2014

À SUA ATENÇÃO


https://www.google.pt/searchhl=ptPT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1280&bih=899&q=net+addictions&oq=net+addictions&gs_l=img.3...2226.5579.0.5863.14.7.0.7.7.0.193.888.0j5.5.0....0...1ac.1.58.img..9.5.872.pkPUq11CTec#facrc=_&imgdii=_&imgrc=vdN3UJNuW4EDbM%253A%3BhhBfB2Z0r3gRGM%3Bhttps%253A%252F%252F7e8c.https.cdn.softlayer.net%252F807E8C%252Forigin.theweek.com%252Fimg%252Fdir_0090%252F45196_article_full%252Fjust-one-more-tweetdad.jpg%253F209%3Bhttp%253A%252F%252Ftheweek.com%252Farticle%252Findex%252F239243%252Flife-in-the-age-of-internet-addiction%3B660%3B398


Notícia do Público - http://www.publico.pt/

Mais de 70% dos jovens portugueses com sinais de dependência da Internet

Estudo do ISPA mostra também que 13% dos casos são graves, podendo implicar isolamento e comportamentos violentos.
Este é o retrato de uma geração que vive quase permanentemente ligada. Através dos computadores ou dos dispositivos móveis, os jovens e adolescentes nacionais passam muito do seu tempo na Internet. Um tempo excessivo em muitos casos. Um estudo do ISPA mostra que quase três quartos da população até aos 25 anos apresenta sinais de dependência do mundo digital. Em casos mais extremos, o vício do online pode implicar isolamento, comportamentos violentos e obrigar a tratamento.
“Percebemos que a dependência da Internet é generalizada”, sintetiza a investigadora da Unidade de Intervenção em Psicologia do ISPA – Instituto Universitário, Ivone Patrão, coordenadora deste estudo. Nos últimos dois anos, este trabalho passou por três fases de aplicação de questionários junto de jovens e adolescentes dos 14 aos 25 anos, envolvendo quase 900 inquiridos. Esta é, portanto, uma imagem com grande angular do que está a acontecer em muitas casas.
Os exemplos recolhidos pelo PÚBLICO corroboram os resultados da investigação. Quase todos os casos partilham também o pedido para que seja mantida a reserva da identidade dos jovens envolvidos. As histórias repetem-se, porém, e soam familiares aos pais. Alguns adolescentes deixam para trás um percurso académico de bom nível para se fecharem no quarto a jogar computador dia e noite. Há amizades de infância que são postas de lado em detrimento do contacto online. O isolamento em relação à família, as mudanças de comportamento, os casos de violência inexplicável face ao insucesso num jogo digital ou à proibição de continuar ligado são outros comportamentos comuns
Os investigadores do ISPA também enumeram alguns componentes-chave para identificar os casos de dependência da Internet numa espécie de retrato-tipo do jovem viciado no mundo online: grau elevado de importância conferido ao computador ou aos dispositivos móveis; sintomas de tolerância face ao uso; sintomas de abstinência face ao não uso (como irritabilidade, dores de cabeça, agitação e por vezes agressividade) e, em casos mais extremos, recaída face às tentativas sucessivas para parar.
Os números a que chegou a equipa de Ivone Patrão no ISPA dão uma outra camada de leitura desta realidade. Há quase três quartos (73,3%) dos jovens que apresentam sintomas de viciação na Internet. Destes, 13% exibem níveis severos de dependência, que se manifestam através dos comportamentos mais extremos descritos pelos pais e referidos pelos investigadores. Os próprios jovens parecem ter noção disto, uma vez que mais de metade (52,1%) dos inquiridos se percepciona como “dependentes da Internet”.
Maioria frequenta o secundário
Os investigadores do ISPA chegaram também a outro retrato-tipo: os jovens dependentes são sobretudo do sexo masculino, não têm relacionamento amoroso e frequentam o ensino secundário. Este foi um dos primeiros resultados a que a equipa da Unidade de Intervenção em Psicologia chegou, em 2012, quando aplicou um primeiro questionário – desenvolvido pela Nottingham Trent University, que é parceira deste trabalho – de modo a validá-lo para a realidade portuguesa. As conclusões iniciais motivaram a continuação da investigação nas duas fases seguintes, que agora são divulgadas publicamente.
Outros estudos recentes confirmam os sinais de uma geração cada vez mais dependente da tecnologia, levando mesmo a situações-limite em que “é posto em causa o bem-estar físico” dos jovens e adolescentes, conta a investigadora da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa Cristina Ponte, que liderou os projectos EU Kids Online e, mais recentemente, Net Children Go Mobile.
Neste último trabalho, cujos resultados nacionais serão discutidos numa conferência no final do mês, 6% dos jovens admitem ter ficado “sem comer ou sem dormir por causa da Internet”, por exemplo. "Há uma pressão para estarem sempre ligados”, avalia esta especialista. Na sua investigação recolheu exemplos que atestam esta situação, como a de um menino de 12 anos que contava, por entre risos, que no smartphone e no tablet nunca se fica offline, por causa dos sinais sonoros com os alertas para as actualizações no email ou nas redes sociais. O rapaz dava também conta da forma como os amigos ficavam zangados se ele não respondesse rapidamente a alguma mensagem, por exemplo, mesmo no horário em que devia estar a dormir.
“Os jovens estão a usar demasiado as tecnologias. Quase minuto a minuto”, confirma Rosário Carmona, psicóloga, que tem tratado casos de dependência da Internet no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Cadin), em Cascais. “Quando lhes pergunto se já foram ao email hoje, eles riem-se. Não foram ao email, porque não saíram do email”, descreve.
Rosário Carmona tem lidado com os casos mais patológicos de dependência do mundo online, aqueles em que “a utilização da Internet se sobrepõe a outras dimensões da vida” e que estão sobretudo associados aos jogosmultiplayer. “É um ciclo vicioso”, expõe. O jovem tem dificuldades em fazer amigos e por isso joga muito tempo. Torna-se cada vez melhor no jogo e prefere ficar em casa a jogar, em vez de sair para estar com amigos, a família ou mesmo ir à escola. “Todos procuramos aquelas situações em que somos mais competentes”, explica a psicóloga.
Dependência associada a depressão 
Uma das principais conclusões a que chegou a equipa do ISPA no seu estudo sobre os usos da Internet foi a de que os jovens que apresentam sinais de dependência do mundo online têm também sintomas de isolamento e, por vezes, de depressão. Entre os inquiridos do estudo do ISPA que revelam sinais de dependência, quase um quarto (22,1%) apresenta elevados níveis de isolamento social. “Esta dependência está associada ao isolamento social, mas não está associada ao isolamento emocional”, adverte, porém, Ivone Patrão, coordenadora deste trabalho.
Estes são jovens isolados, mas que encontram nas conversas e nos encontros online “um escape”. Esta é, portanto, uma dependência que “traz uma mais-valia”, ainda que do ponto de vista psicológico não seja saudável, expõe a mesma especialista. “O desafio da adolescência é sair do núcleo familiar e passar o foco para o mundo social. Na Internet, tudo isto é mais fácil”, acrescenta Rosário Carmona, da Cadin. Os jovens têm a sensação de satisfazer online as suas necessidades de contacto social. A psicóloga encontra também entre os dependentes do mundo virtual com quem costuma lidar sintomas de isolamento ou depressão
“Na prática clínica, estamos a perceber que a dependência não é causa, mas consequência”, diz. Quando um adolescente fica deprimido, por força de algum episódio escolar ou familiar, por exemplo, está a conseguir encontrar nas novas tecnologias um refúgio.
Por isso, a especialista não é apologista da solução mais comumente encontrada pelos pais para responder ao uso excessivo do computador pelos filhos e que é fruto de tensões familiares: retirar o computador ou limitar fortemente o acesso a ele. “O uso excessivo da Internet está a suprir uma outra necessidade do jovem. Se lhe tiramos o computador, ele fica no vazio. É preciso fazê-lo ganhar o gosto por actividades alternativas, antes de diminuir o tempo online”, defende a psicóloga, que, recentemente, fez um estágio num centro especializado no tratamento de casos de dependência em Seul. Na Coreia do Sul, o problema tomou tal dimensão que o Ministério da Educação já promove a identificação precoce de crianças e jovens em risco e a realização de programas de prevenção.
Intervenção de prevenção
Por cá ainda não há nenhuma iniciativa do género. Esta é “uma área emergente”, classifica Ivone Patrão do ISPA, em que “importa intervir do ponto de vista preventivo”. “Temos cada fez mais pessoas com acesso a computador e na experiência clínica percebo que cada vez mais os adolescentes estão entregues a si próprios no uso do computador. Há uma necessidade de educar os jovens para a forma como podem fazer um uso saudável destes dispositivos”, propõe a investigadora.
A dependência da Internet é considerada uma dependência comportamental, sem substância. “As consultas que existem destinam-se a dependências de substâncias, como o álcool e as drogas”, explica Ivone Patrão, alertando para as limitações destas terapêuticas. O passo seguinte da investigação do ISPA passará, por isso, pelo desenvolvimento de formas de intervenção e terapêuticas para contrariar o vício do online nos jovens em Portugal. Noutros países, estão a ser dados passos na farmacologia, no sentido de desenvolver novas drogas que actuem sobre estes casos específicos.
Esta discussão foi alimentada pela nova edição do Manual de Diagnóstico das Doenças Mentais (DSM-V), lançada pela Associação Americana de Psiquiatria no ano passado, que inclui um anexo em que é recomendado o estudo e a compreensão dos critérios de diagnósticos das dependências comportamentais como as dos jogos e da Internet. Em Portugal, o Plano Nacional dos Comportamentos Aditivos e das Dependências 2013-2020, aprovado na semana passada pelo Conselho de Ministros, prevê o alargamento da área de intervenção do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) às dependências sem substância como o jogo ou a Internet.
 http://www.publico.pt/sociedade/noticia/quase-tres-quartos-dos-jovens-portugueses-apresentam-sinais-de-dependencia-da-internet-1674907?page=-1

quinta-feira, 30 de outubro de 2014



TEMOS NOVOS LIVROS

Vem requisitar...






Os nossos novos colegas da equipa da biblioteca têm sempre uma formação. O professor João Lopes forneceu todas as informações à nossa nova colega.

Bem vinda, colega Fernanda Vitorino.




MÄRCHENWELTEN

ESTÁ UMA EXPOSIÇÃO NA OSSA BIBLIOTECA SOBRE 

O MUNDO DOS CONTOS DE FADAS

Vem ver......














quinta-feira, 23 de outubro de 2014




Concurso Nacional de leitura
Fase da escola

Agrupamento de Escola Drª Laura Ayres
Concurso Nacional de Leitura
2014/2015

Lista de livros:

Ensino Secundário
A Cidade e as Serras – Eça de Queirós
Siddhartha – Hermann Hesse

Ensino Básico – 9º ano
Bichos – Miguel Torga
Sonho de uma Noite de Verão – William Shakespeare


Informações importantes:
1.      Para participares deves inscrever-te na biblioteca da tua escola, até ao dia 20 de novembro.
2.      Deves ler as duas obras integralmente.
3.      No início do segundo período decorrerá um teste de verificação de leitura, para seleccionar os/as alunos/as que participarão na fase regional do concurso.

Boas leituras e boa sorte!



Planetas têm sons: ouça o da Terra

NASA desenvolveu uma forma de gravar os sons distintos de cada planeta, apesar do vácuo do espaço. Surpreenda-se com o do planeta Terra

Por: Redação / ISM    |   ontem às 12:25
As únicas vibrações que sobrevivem ao vácuo do espaço são ondas eletromagnéticas e a NASA descobriu uma maneira de as ouvir.

A NASA utilizou uma «antena de ondas de plasma» para gravar as vibrações dentro de 20 a 20 mil hertz, as frequências audíveis pelo ouvido humano, capturando assim os sons reais dos planetas. 
https://www.youtube.com/watch?v=-MmWeZHsQzs
Para esta gravação a NASA utilizou os instrumentos especialmente concebidos na Nasa Voyager, Injun 1, ISEE 1 e sondas espaciais HAWKEYE, para gravar as vibrações dentro da faixa de audição humana.

Neste vídeo podem ouvir-se os sons de Júpiter, a esfera da IO (menor lua de Júpiter), Úrano, Miranda (uma das principais luas de Úrano), os anéis de Úrano, Neptuno, Saturno, os anéis de Saturno, e a Terra. 

in; http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/planetas/nasa-descobre-forma-de-ouvir-o-espaco

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Celebração do 
Mês Internacional da Bibliotecas Escolares

2014
Os alunos da Nossa escola realizaram estes trabalhos sob o tema "A biblioteca é...".

Os textos-base foram os seguintes:
A Biblioteca é um mundo interior, onde se navega e descobre a pura fantasia do conhecimento exterior. A Biblioteca é uma floresta de letras e de imaginação. A Biblioteca é um livro de receitas para o sucesso numa vida futura. A biblioteca é um local muito seguro e confortável. A Biblioteca é o melhor sítio que temos na escola. A biblioteca é um sítio fantástico com livros. A Biblioteca é a cultura e a aprendizagem de cada um. A biblioteca é o sítio ideal para estuda, ler e enriquecer o nosso conhecimento. A Biblioteca é inspiradora. A Biblioteca é tranquila.
A biblioteca é saber. Lá vou eu embora da Biblioteca. A biblioteca é um lugar bom para ler e estudar. A biblioteca é uma biblioteca. A biblioteca é extremamente enriquecedora para as nossas culturas gerais. A Biblioteca é útil. A minha biblioteca é fixe. A biblioteca é acolhedora. A biblioteca é espetacular. A biblioteca é esclarecedora. A minha Biblioteca é fantástica. A minha biblioteca é interessante. A biblioteca é conviver. A biblioteca é divertida. A biblioteca é sossego. A biblioteca é silêncio. A biblioteca é acolhedora. A biblioteca é um mundo de fantasia. A biblioteca é fantástica. A biblioteca é um bom lugar de convívio. A biblioteca é um espaço muito enriquecedor. A biblioteca é dos melhores sítios para estudar e aprender. A biblioteca é o mundo das ideias. A biblioteca é um local de diversão intelectual. A biblioteca é um sítio calmo, relaxado e de muita aprendizagem. A biblioteca é um lugar onde tem muito conhecimento. A biblioteca é um lugar bom para estudar. A biblioteca é um espaço para realizar trabalhos e pesquisa. Às vezes, quando vou à biblioteca, requisito um livro para ler em casa. A biblioteca é um lugar de aprendizagem e de consulta. A biblioteca é um lugar com livros, filmes, de lazer, com pessoas e jovens com potencial para a leitura. A biblioteca é socializar. A biblioteca é inspiração. A biblioteca é inspiradora

Estas são as nuvens da Nossa BE.













Berta Isla - Javier Marías

Código de Ética

  No âmbito da disciplina de Técnica de Pedagógica de Intervenção Educativa, as alunas do Curso Profissional de Técnico de Ação Educativa, d...