terça-feira, 3 de dezembro de 2013
Projecto “Escolas-Piloto de Alemão” (PEPA)
Parte inferior do formulário
Sexta-feira, dia 25 de Outubro, teve lugar no Goethe-Institut a cerimónia de assinatura do Protocolo de Colaboração “Escolas-Piloto de Alemão” (PEPA).
O protocolo foi assinado pelo Goethe-Institut Portugal, pela Direção-Geral de Educaçao, pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares de Portugal Continental, pela Associação Portuguesa de Professores de Alemão e pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.
O projecto “Escolas-Piloto de Alemão” (PEPA) conta com o alto-patrocínio da Embaixada da República Federal da Alemanha e tem como objectivo fomentar o interesse pelo ensino e aprendizagem da língua e da cultura alemãs, bem como promover e divulgar boas práticas na área do ensino do “Alemão como Língua Estrangeira”. Criado em 2008 com a participação de sete estabelecimentos de ensino escolar, o projecto PEPA integra presentemente um total de 32 escolas e conta, desde 2013, com a colaboração da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, permitindo assim a inclusão da língua alemã na rede de cursos vocacionais e profissionais.
O Goethe-Institut Portugal, juntamente com as entidades signatárias do protocolo, assegura o acompanhamento pedagógico da iniciativa PEPA e desenvolve actividades múltiplas extracurriculares, tais como a formação contínua de professores, o jornal escolar “Digitale Klicke” ou o festival de teatro escolar “Alemão em Cena”, bem como o intercâmbio escolar entre Portugal e a Alemanha.
O Goethe-Institut, juntamente com as entidades subscritoras do protocolo, assegura o acompanhamento pedagógico do projecto e desenvolve actividades múltiplas, visando contribuir para o aperfeiçoamento das competências linguísticas, pessoais, sociais e interculturais dos professores e alunos.
O Goethe-Institut, juntamente com as entidades subscritoras do protocolo, assegura o acompanhamento pedagógico do projecto e desenvolve actividades múltiplas, visando contribuir para o aperfeiçoamento das competências linguísticas, pessoais, sociais e interculturais dos professores e alunos.
Para além do apoio em termos de apetrechamento dos centros de recursos com materiais pedagógicos e didácticos, os professores e os alunos beneficiam de oportunidades de formação contínua e de uma vasta gama de ofertas extracurriculares ligadas à cultura alemã, incluindo também o intercâmbio escolar entre Portugal e a Alemanha.
O Agrupamento de Escolas Dra Laura Ayres integrou este projeto há 4 anos, sendo a Coordenadora do projeto PEPA na nossa escola, a professora Lurdes Seidenstricker.
No âmbito deste projeto foi atribuída uma bolsa de estudo ao melhor aluno de alemão; prémios para os melhores alunos; oportunidade de visitas de estudo com tudo pago – a um concerto de uma banda alemã de pop-rock “FOTOS” em Albufeira, à mostra de teatro em alemão “Alemão em Cena” em Almada; realização exames de certificação de conhecimentos de alemão no final de cada ano letivo aplicados por professores do Goethe Institut que para esse efeito se deslocam à escola; aulas aos nossos alunos por professores do Goethe Institut; o 1º Encontro APPA/GI , acção de formação para professores de Alemão que se realizou na ESLA; o workshop de música “Sag’s auf Deutsch”; oferta de exposições - “Queda do Muro de Berlim” e “Mundo das Fadas” dos irmãos Grimm – entre muitos outros materiais didáticos oferecidos à escola e aos alunos. Também no âmbito deste projeto foi leccionada uma aula extracurricular semanal de alemão a alunos do 6º ano e um Curso Livre de Alemão – Deutsch, warum nicht? – aberto a toda a comunidade escolar. Para este ano letivo estão previstas a atribuição de bolsas de estudo para alunos do curso Vocacional e para professores de alemão. Está também a ser planificada a participação dos alunos de 11º ano de alemão na atividade “Alemão em Cena”, a exposição “Märchenwelt” – Mundo de Fadas – nas escolas do Agrupamento, entre outros projetos.
terça-feira, 26 de novembro de 2013
Calories in Fast Food
Our chart shows how many calories in a selection of fast food products.
Alternatively you can search our food database to find calories in over 60,000 foods and calculate the calories in your serving. Try it Free
Big Mac, McDonald's
Calories in 100g of Big Mac
Calories | 229.0kcal |
---|---|
Carbohydrate | 19g |
Protein | 13g |
Fat | 12.0g |
Fibre | 2g |
Calories in 1 Big Mac (214g): 490.8kcal
Fonte: http://www.weightlossresources.co.uk/calories/calorie_counter/fast_food.htm
Regresso dos Monty Python:
bilhetes esgotaram em 43 segundos
Grupo de comédia realizará mais quatro atuações em julho do próximo ano depois de esgotadas as entradas para o primeiro espetáculo
Os bilhetes para o primeiro espetáculo do grupo humorístico britânico Monty Python em 30 anos, agendado para 1 de julho de 2014 em Londres, esgotaram em 43,5 segundos, nesta segunda-feira, tendo os organizadores anunciado quatro datas suplementares.
«O primeiro espetáculo esgotou completamente em 43,5 segundos», afirmou um porta-voz dos Monty Python, em declarações à agência francesa AFP.
Os bilhetes para o espetáculo, que vai ser realizado no recinto O2 Arena, foram colocados à venda nesta segunda-feira. O bilhete mais caro custava 95 libras (cerca de 113 euros), enquanto o ingresso mais barato 27,50 libras (33 euros). A O2 Arena, na capital britânica, tem capacidade para cerca de 20 mil pessoas. (...)
sexta-feira, 22 de novembro de 2013
quarta-feira, 20 de novembro de 2013
António Fernandes Aleixo Portugal 1899 // 1949 Poeta popular
Desporto e Pedagogia
I
Diz ele que não sei ler
Isso que tem? Cá na aldeia
Não se arranjam dúzia e meia
Que saibam ler e escrever.
Diz ele que não sei ler
Isso que tem? Cá na aldeia
Não se arranjam dúzia e meia
Que saibam ler e escrever.
II
P'ra escolas não há bairrismo,
Não há amor nem dinheiro.
Por quê? Porque estão primeiro
O Futebol e o Ciclismo!
III
Desporto e pedagogia
Se os juntassem, como irmãos,
Esse conjunto daria,
Verdadeiros cidadãos!
Assim, sem darem as mãos,
O que um faz, outro atrofia.
IV
Da educação desportiva,
Que nos prepara p'ra vida,
Fizeram luta renhida
Sem nada de educativa.
V
E o povo, espectador em altos gritos,
Provoca, gesticula, a direito e torto,
Crendo assim defender seus favoritos
Sem lhe importar saber o que é desporto.
VI
Interessa é ganhar de qualquer maneira.
Enquanto em campo o dever se atropela,
Faz-se outro jogo lá na bilheiteira,
Que enche os bolsinhos aos que vivem dela.
VII
Convém manter o Zé bem distraído
Enquanto ele se entrega à diversão,
Não pode ver por quantos é comido
E nem se importa que o comam, ou não.
VIII
E assim os ratos vão roendo o queijo
E o Zé, sem ver que é palerma, que é bruto,
De vez em quando solta o seu bocejo,
Sem ter p'ra ceia nem pão, nem conduto.
António Aleixo, in "Este Livro que Vos Deixo..."
Que nos prepara p'ra vida,
Fizeram luta renhida
Sem nada de educativa.
V
E o povo, espectador em altos gritos,
Provoca, gesticula, a direito e torto,
Crendo assim defender seus favoritos
Sem lhe importar saber o que é desporto.
VI
Interessa é ganhar de qualquer maneira.
Enquanto em campo o dever se atropela,
Faz-se outro jogo lá na bilheiteira,
Que enche os bolsinhos aos que vivem dela.
VII
Convém manter o Zé bem distraído
Enquanto ele se entrega à diversão,
Não pode ver por quantos é comido
E nem se importa que o comam, ou não.
VIII
E assim os ratos vão roendo o queijo
E o Zé, sem ver que é palerma, que é bruto,
De vez em quando solta o seu bocejo,
Sem ter p'ra ceia nem pão, nem conduto.
António Aleixo, in "Este Livro que Vos Deixo..."
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Berta Isla - Javier Marías
CAMÕES
V CENTENÁRIO DE CAMÕES! CAMÕES, ENGENHO E ARTE! Participa...
-
Trabalhos realizados pelos alunos do 4o D, no âmbito do projeto de Filosofia para crianças. Agradeço o precioso contributo da docente titu...
-
22 de Maio de 2024 DIA DO AUTOR PORTUGUÊS "Embora não sendo todos os que estão, a nossa homenagem pretende alcançar a globalidade de q...