Desinformação
Desinformação, à turma 10ºD, acompanhados com as docentes Cristina Fernandes, Isabel Marçalo, Filipa Duarte e o artista Miguel Cheta.
Palestrante , o docente João Lopes, prof. Bibliotecário. A avaliação da atividade foi muito positiva.
Desinformação
Desinformação, à turma 10ºD, acompanhados com as docentes Cristina Fernandes, Isabel Marçalo, Filipa Duarte e o artista Miguel Cheta.
Palestrante , o docente João Lopes, prof. Bibliotecário. A avaliação da atividade foi muito positiva.
Para que não caia no esquecimento
Os professores de História, que integram a equipa da Biblioteca, com a colaboração de alguns
alunos do 10º A (desenhos) e do 12º L, quiseram evocar o dia 27 de janeiro, dia da libertação
dos prisioneiros de Auschwitz, o que nos desperta para o período negro do nazismo e do
holocausto.
No dia 27 de janeiro assinala-se o 78.º aniversário da libertação dos prisioneiros do campo de
concentração de Auschwitz, pelas tropas soviéticas, em 1945.
Este campo de extermínio foi um dos mais mortíferos, cerca de 1 milhão de pessoas
morreram aí. Quando os soldados entraram naquele campo encontraram vivos milhares de
prisioneiros esqueléticos e exaustos.
Milhões de pessoas morreram durante o holocausto – apenas porque eram judeus (homens,
mulheres, crianças, velhos), opositores políticos - sociais-democratas, comunistas -ciganos,
homossexuais, testemunhas de Jeová, deficientes, negros ou prisioneiros de guerra, etc.
Os alunos do 12º J/ J1 vieram visitar a biblioteca e aproveitaram para jogar o jogo de tabuleiro "Conto das Duas Cidades". Esta iniciativa foi organizada pelo professor João Ribeiro no âmbito da disciplina de Área de Integração e teve como objetivo introduzir o tema dos Desiquilíbrios Regionais.
Mais um ano, mais uma participação da escola secundária Dr.ª Laura Ayres no programa Parlamento dos Jovens dedicado à temática da Saúde Mental. Todas as etapas subjacentes ao programa foram cumpridas, incluindo a apresentação da ata relativa ao apuramentos dos resultados da eleição dos deputados para a sessão escolar. Assim vale a pena...
Rodrigo Germano 12ºB
Eu selecionei este livro, devido ao facto de ser um grande apreciador de obras realistas e de aforismos, sendo Machado de Assis um corifeu destas temáticas.Para além de mais pessoas, cujo trabalho aprecio, como Ricardo Araújo Pereira,teceram comentários bastante positivos a esta obra.
Contudo, gostei bastante do livro, muito por causada forma sagaz com que Machado elabora os seus juízos de valor moral, relativamente à classe burguesa brasileira de uma forma irrisória, o que me proporcionou sensações deveras benévolas.
No entanto, recomendo este manuscrito a qualquer pessoa que procure diversificar o seu portefólio léxical e que ambicione conhecer, aprofundadamente, a realidade da sociedade brasileira, no final do séc. XIX.
Muito Obrigada, Rodrigo
Aula de Cidadania e Mundo Atual
Hoje, durante a aula de Cidadania e Mundo Atual, os alunos do CEF de Operador de Fotografia e Técnico de Informático, foram visitar a "Museu do Prado vem à Escola"e com o auxílio da app Google Lens procederam à recolha e seleção de informação sobre 3 obras à sua escolha.
Palestras do Pres. da Junta de Quarteira
Na passada sexta-feira, dia 6 de janeiro, o Sr. presidente da Junta de Quarteira, Telmo Pinto visitou a biblioteca da escola e realizou pequena palestra para a turma 12ºL do curso profissional de Operador Turístico, sobre as ofertas de emprego e o funcionamento do mercado de trabalho local. Esta iniciativa desenvolveu-se no contexto da disciplina de Área de Integração e foi coordenada pelo professor João Ribeiro.
O Prof. Artur Abreu propõe como trabalho de biblioteca:
Construir-se como Mulher aqui!
Fazê-lo no Mundo Islâmico! Um “Mundo” de diferenças! Fatos recentes terão, uma
vez mais, revelado essa evidência. A acumular com tantos outros que ao longo
dos Anos nos foram sendo mostrados! Assim como com os que nunca viram a “luz”
das notícias. Mas até que ponto é mesmo assim? Género, socialização de género, estereótipos,
desigualdades fundadas no género…… e construção de igualdade! Um filme onde tudo
está presente. E um texto que questiona. Afinal, Lisístrata vale a pena!
Filme:
“A fonte das Mulheres”
Realizador: Mihaileanu, Radu
Ano: 2011
Texto
“Relações Sociais de Sexo e
Gênero no Islão – Uma análise do filme “A fonte das mulheres”
Autores: Vannuchi. Maria Lúcia;
Petean, António Carlos Lopes
Sociologia On Line, nº 13, abril
2017, pp. 41 - 54
Apresentação animada com o Timeline da Mundialização, desde os Descobrimentos até aos dias de hoje.
A mundialização é um conceito essencialmente económico: trocas comerciais à escala mundial, livre circulação de capitais, de tecnologias e de pessoas e localização das atividades produtivas no espaço internacional.
Selección de obras del Museo del Prado
O grupo de espanhol, em colaboração com a Bilbioteca Esla, convida toda a comunidade educativa a visitar a exposição alusiva a obras do «Museo del Prado» de Madrid.
Esta exposição consta de 20 reproduções de obras do Museu do Prado, disponibilizadas pela Consejería de Educación da Embaixada de Espanha em Lisboa e encontra-se no átrio junto à Biblioteca da Escola Sede entre os dias 9 e 19 de janeiro de 2023.
Este evento enquadra-se na estratégia de promoção da arte e da cultura e a sua organização esteve a cargo das professoras de espanhol.
Alunos, professores, funcionários, encarregados de educação e restante comunidade educativa podem apreciar algumas das obras mais emblemáticas daquele museu espanhol, considerado um dos mais importantes do mundo, não só pela qualidade das obras que contém, mas também pelo número de visitantes que recebe anualmente.
Do conjunto de pinturas expostas, podemos destacar: "Carlos V en la batalla de Muhlberg", de Tiziano; "El Caballero de la mano en el pecho", de El Greco; "Las Meninas" e "El príncipe Baltasar Carlos a caballo", de Velázquez; "La familia de Carlos IV", de Goya; "Niños en la playa", de Sorolla.
Docente, Sofia Branco de Anes
V CENTENÁRIO DE CAMÕES! CAMÕES, ENGENHO E ARTE! Participa...